5 lugares incríveis para acampar no Brasil

Há quem não goste e associe a palavra camping a matagal, insetos, precariedade e falta de conforto. Nem sempre é assim. Muita gente gosta mesmo dos locais mais roots, sem luz ou água quente. Há também aqueles que procuram os locais mais badalados, com congestionamento de barracas. Mas no Brasil o que não faltam são locais para camping com boa infraestrutura e onde reinam a paz e a tranquilidade (alguns deles mesmo em feriados). Para te ajudar a encontrar esses paraísos perdidos, separamos cinco lugares incríveis para acampar no Brasil. Destinos pouco comuns ou óbvios demais, mas que estão prontos para receber viajantes em busca de dias de calmaria.

1 Praia do Sono em Paraty (RJ)

Foto tirada da Praia do Sono, vista do alto da trilha que leva à Praia dos Antigos, Paraty, Rio de Janeiro

Foto tirada da Praia do Sono, vista do alto da trilha que leva à Praia dos Antigos, Paraty, Rio de Janeiro. Créditos: Dessirré e Guilherme

Praia quase deserta, com acesso apenas por trilha ou de barco a partir do distrito de Trindade, é o lugar ideal para quem busca o combo praia, natureza e descanso. A Praia do Sono permanece deserta na baixa temporada e nós já dedicamos um artigo inteiro a ela aqui no Viajei Bonito. Embora tenha uma vila com certa estrutura, é cercada de mata verde e áreas desertas. Até mesmo durante os feriados, acaba não sendo um destino muito procurado pelo grande público, já que não há grandes pousadas ou restaurantes diferenciados por perto.

Os campings estão em toda a extensão da praia, na própria areia, ou na vila. Muitos moradores transformaram seus quintais em área de acampamento para receber os mochileiros. Os preços giram em torno de R$ 25 e com calma você encontra o lugar ideal e com a infraestrutura que você precisa para ser feliz.

Se já se encantou e quer acampar na Praia do Sono em breve, tenha em mente duas informações importantes: leve dinheiro, pois estabelecimentos como mercadinho e restaurantes não passam cartão, e vá preparado para o exílio total, pois não há wifi nem sinal de celular.

2 Cachoeira Alta em Ipoema (MG)

Se seu interesse é por cachoeiras, não deixe de conhecer Ipoema e acampar aos pés de uma das mais belas quedas d’água de Minas Gerais. O distrito da cidade de Itabira já foi pouso e local de passagem dos tropeiros e está a 96 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte. E a 11 km do centro há um camping dentro do terreno da Cachoeira Alta. Melhor, impossível.

Com quase 110 metros de altura, a cachoeira é ideal não só para banho por conta do grande poço de águas geladas que se forma na base, mas também para a prática de canyoning. O acesso é super fácil e a estrela da região está a apenas 200 metros da área para armação das barracas. Na região há ainda outras duas quedas: Cachoeira do Meio e Cachoeira do Patrocínio, que completam a viagem.

Embora grande, o camping da Cachoeira Alta tem poucos banheiros, por isso recebe poucos viajantes por vez. É importante reservar com antecedência durante a alta temporada e feriados.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

3 Pancas (ES)

Pancas não poderia ficar de fora da lista dos lugares mais incríveis para acampar no Brasil

Pancas não poderia ficar de fora da lista dos lugares mais incríveis para acampar no Brasil. Créditos: Karla F Paiva/Wikimedia Commons

Essa opção é para quem quer se esconder literalmente. Vilarejo a 180 km de Vitória (ES), Pancas está em meio a montanhas de mata nativa e rochas enormes com formatos inusitados, que formam uma paisagem única. A beleza singular do vale de Pancas já foi até mesmo objeto de relatos de Burle Marx, paisagista de renome internacional. Por conta do relevo, a região é repleta de cachoeiras e trilhas de aventura, atraindo normalmente amantes dos esportes radicais e pessoas que gostam de tirar um tempo na agenda para se conectar com a natureza.

Pouco acostumada com o turismo, a cidade tem poucas opções de hospedagem e a principal delas é mesmo a mais peculiar: o camping do Sítio Cantinho do Céu. A infraestrutura é simples, mas suficiente para uma boa estadia no sopé da montanha, em meio a pés de jambo e nas margens do Córrego Palmital. Os anfitriões ainda recebem os viajantes como membros da família e oferecem refeições caseiras. Os principais pontos turísticos da região são as trilhas para as pedras do Camelo e da Agulha e as cachoeiras do Bassani, de Santa Ana, do São Luís e do Moraes.

4 Parque da Cachoeira em São Francisco de Paulo (RS)

Embora localizado em propriedade privada, o Parque da Cachoeira é uma excelente opção de área de camping no sul do Brasil por conta da boa infraestrutura e do potencial natural. Localizado a menos de 20 km de Canela, na cidade de São Francisco de Paula, o parque dispõe de quatro quedas d’água, duas trilhas sinalizadas, além de incontáveis piscinas naturais – formadas por conta do relevo e do curso do rio Cará. Outro atrativo é a grande ponte de ferro sobre o rio Santa Cruz, usada no passado para a travessia de viajantes.

A diversidade local atrai turistas de todos os tipos, desde famílias em busca de descanso e lazer, passando por pessoas interessadas em fazer caminhadas em meio a natureza e piqueniques até amantes dos esportes de aventura. O camping do Parque da Cachoeira é amplo, tem muitos banheiros, energia elétrica, tanques e pias, mas não possui cozinha comunitária. Em feriados é necessário fazer reserva. 

5 Paraíso Perdido em Capitólio (MG)

Paraíso Perdido é uma das opções de lugares incríveis para acampar no Brasil

Paraíso Perdido é uma das opções de lugares incríveis para acampar no Brasil. Créditos: Andreia Reis/Flickr

O Paraíso Perdido não poderia ter nome melhor. Mais que um lugar para ter muito contato com a natureza, é um grande e único complexo composto por cachoeiras, canyons e paredões de tirar o fôlego. O parque está localizado no município de São João Batista da Glória, próximo à represa de Furnas e na região da Serra da Canastra. O maior destaque são as águas cristalinas das oito cachoeiras e incontáveis piscinas naturais com pontos para mergulho. Encrustado em um vale cortado pelo ribeirão Quebra Anzol, reza a lenda que o nome Paraíso Perdido foi dado por dois aventureiros que descobriram a região na década de 60 sem querer: “isso aqui é um paraíso, mas estamos perdidos”, teria dito um deles.

O camping, que leva o mesmo nome do parque, fica dentro do complexo e tem ótima infraestrutura, com grande área na sombra e banheiros suficientes até mesmo durante os feriados.

Com tantas opções, só não vale ficar em casa. Conhece mais algum lugar incrível para acampar no Brasil? Conta pra gente acrescentar à lista!

Créditos da imagem de capa: Liam Matthews / Fonte: Flickr

Sobre Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!