6 dicas para melhorar a sua soneca no avião

Dormir durante o voo é tarefa cada vez mais complicada e o pouco espaço entre as poltronas é apenas um dos desafios. É verdade que as empresas aéreas querem enfiar o máximo de pessoas possíveis no avião e só pensam no lucro. Quanto a isso não há muito o que possamos fazer. Mas podemos dar uma ajudinha para facilitar a sua soneca na viagem.

Já listamos no blog cinco dicas para se dormir confortavelmente em aeroportos, agora te daremos dicas para dormir bem no avião. Mas não espere um manual de posições para se deitar na poltrona. Na verdade, o que você vai encontrar são dicas que podem facilitar o seu sono e melhorar o seu bem estar dentro da aeronave.

Começaremos com o óbvio, mas que muita gente não leva em consideração.

1 Não deixe nada para última hora

Prepare tudo com antecedência e evite correria

Prepare tudo com antecedência e evite correria. Créditos: Anne Worner / Fonte: Flickr

Quanto antes você resolver todas as pendências para a viagem melhor. Isso inclui desde questões burocráticas até arrumar a sua mala. Pode parecer bobeira, mas se você reservar um tempinho para se organizar – ver o transporte para o aeroporto, horário de sair de casa, o que levar na bagagem de mão, etc – e não deixar tudo para a noite anterior à viagem, não vai se estressar, a mente não fica agitada e, consequentemente, você vai conseguir dormir durante o voo.

2 Esteja bem alimentado

Saciar a fome é essencial para conseguir dormir durante o voo

Saciar a fome é essencial para conseguir dormir durante o voo. Créditos: Wei-Te Wong / Fonte: Flickr

Ficar com sono e com fome simultaneamente não é nada legal. Por isso é bom que você esteja bem alimentado quando for viajar. Mas evite comidas pesadas, como hambúrgueres e muita carne. Dê preferência para frutas e sanduíches, algo que te alimente, mas não cause desconforto.

Às vezes deixamos para comer na aeronave a fim de economizar um dinheirinho, mas nem sempre vale à pena. Afinal, quem fica bem alimentado com um três rosquinhas e um copo de suco? O melhor a fazer é preparar o lanche em casa e comer no aeroporto.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

3 Evite bebidas alcoólicas! (E café também)

Evite café e bebidas alcoólicas se quiser dormir durante o voo

Evite café e bebidas alcoólicas se quiser dormir durante o voo. Créditos: Timothy Valentine / Fonte: Flickr

Muita gente fica nervosa ou ansiosa antes de embarcar e toma um drink no lounge da companhia aérea para relaxar. Até funciona, mas isso atrapalha o seu sono. Além disso, a altitude e o ar rarefeito potencializam o efeito do álcool, o que torna até duas vezes mais fácil ficar bêbado dentro do avião. Por isso que muitas empresas têm passado a cobrar pelas doses de whisky e vinho, por exemplo.

Não precisamos nem falar sobre café ou bebidas que contenham cafeína, não é?

4 Use roupas confortáveis

Evite roupas desconfortáveis como ternos, para os homens, e roupas muito apertadas e salto alto, para as mulheres

Evite roupas desconfortáveis como ternos, para os homens, e roupas muito apertadas e salto alto, para as mulheres. Créditos: rogerduke1 / Fonte: photobucket

Isso é muito importante! Evite roupas muito agarradas e que te impeçam de se movimentar com facilidade. Mesmo porque, com a baixa pressão atmosférica o corpo dilata e parece que estamos vestindo um número menor do que o nosso. Roupas de algodão são mais indicadas e, se ficar descalço te deixa mais confortável, tire os sapatos.

5 Deite a poltrona e cubra os olhos

Cubra os olhos para conseguir dormir durante o voo

Cubra os olhos para conseguir dormir durante o voo. Créditos: Natalia Volkova / Fonte: Shutterstock

Eu sei que falei que não ia dar dicas sobre a posições, mas é que é melhor dormir deitado (ou próximo a isso) do que sentado com a poltrona a 90º, certo? E os assentos da janela são a melhor opção para dormir dentro do avião, pois você não será incomodado quando seu vizinho quiser ir ao banheiro.

Sabemos que a aeronave é cheia de luzes nos corredores e isso é muito chato para quem quer tirar um cochilo. Por isso, cubra seus olhos com aquelas máscaras de dormir, aba do boné, chapéu, o que você achar melhor. Algumas empresas costumam dar tapa olho se você pedir. No caso de voos noturnos já as luzes são apagadas para que todos possam dormir.

Os assentos da janela são a melhor opção para dormir dentro do avião

Os assentos da janela são a melhor opção para dormir dentro do avião. Créditos: Amit Gupta / Fonte: Flickr

6 Tenha uma playlist

O fone de ouvido te ajuda a se isolar do som ambiente

O fone de ouvido te ajuda a se isolar do som ambiente. Créditos: Matej Kastelic / Fonte: Shutterstock

Já citamos essa dica na lista para se dormir confortavelmente em aeroportos, mas também vale para a aeronave. O ideal é ter uma playlist que dure o tempo todo da viagem e isole seus ouvidos do som ambiente. Convenhamos: é muito ruim quando você está quase pegando no sono e a criança começa a chorar, ou passa o carrinho da aeromoça ou alguém fala alto. Então, fones de ouvido são a melhor pedida.

Dica extra: Movimente-se!

Caminhe pelo corredor do avião para melhorar a circulação sanguínea e evitar inchaço dos pés

Caminhe pelo corredor do avião para melhorar a circulação sanguínea e evitar inchaço dos pés. Créditos: Matej Kastelic / Fonte: Shutterstock

Principalmente se o seu voo for muito longo. Se movimentar é de extrema importância para evitar inchaço dos pés e melhorar a circulação. Lembra que falamos lá em cima que o corpo dilata? Pois é. A cada duas horas ande um pouco pelo corredor, vá até ao banheiro, estique as pernas, se espreguice. Isso vai tornar sua viagem mais leve.

E aí? Tem mais dicas? Algo que você faça para dormir bem no avião?

Conta para a gente.

Créditos da imagem de capa: Amit Gupta / Fonte: Flickr

Sobre Guylherme Morais

Formado em Comunicação Social, amante do futebol e do esporte da bola laranja, viajar é literalmente a sua vida. Em 25 anos morou em seis cidades diferentes e não sabe se um dia vai simplesmente ficar em uma pra sempre.