Aproveitando o melhor de Barcelona sem gastar nada

Já ouviu aquele dito popular que “de graça, até injeção na testa”? Agora, imagina turistar de graça? O Viajei Bonito já te mostrou atrações turísticas gratuitas em Nova YorkLondres e Amsterdã, hoje é a vez de Barcelona! Para você que está fazendo um mochilão pela Europa e não quer gastar muito, esta matéria vai ser uma mão na roda.

Barcelona está situada na Espanha e é a segunda cidade mais populosa do país. Localizada na costa do Mediterrâneo, a cidade espanhola é um dos destinos mais procurados da Europa principalmente no verão, isso tanto por sua beleza, tanto por sua história. Além do mais você pode montar seu roteiro pela cidade sem gastar nada! Veja!

1 Parques

Park Guell, um dos principais pontos turísticos também tem uma área que pode ser visitada de graça

Park Guell, um dos principais pontos turísticos também tem uma área que pode ser visitada de graça. Créditos: mariamichelle / Fonte: Flickr

Se você é fã da natureza, os parques gratuitos de Barcelona são um roteiro ideal! Listamos alguns:

Park Güell

O Park Guëll foi inaugurado em 1914 e abriga elementos arquitetônicos de todas as formas. Foi considerado pela UNESCO, em 1984, como patrimônio da humanidade. Sem dúvida alguma este é um dos lugares mais marcantes em Barcelona e não dá para passar pela cidade sem visita-lo. Mas chegue cedo se quiser tirar boas fotos, pois o parque se enche de gente rapidinho.

Somente alguns lugares do parque podem ver visitados sem pagar, no site você encontrará um mapa indicando a área que é permitida a entrada gratuita.

Dias e horários de funcionamento: 30 de outubro a 26 de março (baixa temporada), de 8h30 às 18h15. De 27 de março a 30 de abril, de 8h às 20h. Primeiro de maio a 28 de agosto (alta temporada), de 8h às 21h30. De 29 de agosto a 29 de outubro, de 8h às 20h. 

Carrer d’Olot, s/n, 08024

Parc del Laberint d’Horta

Em formato de labirinto, o Parc del Laberint d’Horta se encontra ao norte da cidade. Você poderá visitá-lo gratuitamente do dia 29 de fevereiro a 30 de junho.

Dias e horários de funcionamento: todos os dias, sendo que do dia 29 de fevereiro até 31 de março o parque fica aberto de 10h às 19h. Já do dia primeiro de abril a 31 de outubro, o horário de abertura é das 10h às 20h.

Pg Castanyers, 1 Distrito de Horta-Guinardó, Bairro Montbau.

Parc de la Ciutadella

O mais antigo e um dos parques mais importantes de Barcelona, o Parc de la Ciutadella se encontra no coração da cidade. Foi construído para a Exposição Universal de 1988, por isso ainda podemos encontrar uma arquitetura riquíssima no local, com construções feitas pelos melhores escultores da época.

Dias e horários de funcionamento: todos os dias de 10h às 22h30

Pg Picasso, 21.Distrito de Ciutat Vella. Bairro Sant Pere, Santa Caterina i la Ribera.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

2 Tour a pé

O passeio guiado pelas obras de Gaudí pode ser feito de graça em Barcelona, na Espanha

O passeio guiado pelas obras de Gaudí pode ser feito de graça em Barcelona, na Espanha. Créditos: Gisele Rocha

Para esse passeio você vai precisar de roupas confortáveis e estar disposto a andar um pouco! O tour começa na Plaça Reial da cidade e um guia (que fala inglês também) nos leva a conhecer as famosas criações de Antoni Gaudí, o famoso arquiteto Catalão. O guia nos leva até o Palau Güell, o palácio que é conhecido como a primeira obra-prima do artista, seguindo para a Passeig de Gracia, avenida mais chique onde estão várias construções de Gaudí, incluindo a Casa Batlló e a Casa Milà, até acabar na Sagrada Família. É importante ressaltar que o passeio não inclui visitas no interior das construções.

No fim do tour você ainda ganha dicas dos melhores locais para comer e visitar na cidade!

Se precisar de outras informações, basta acessar o site do Gaudi free walking tour.

3 Museus

Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC), com um vasto acervo que pode ser visto de graça

Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC), com um vasto acervo que pode ser visto de graça . Créditos: Gisele Rocha

Museu Picasso

Para quem gosta das obras do pintor, o Museu Picasso expõe as principais obras de arte durante a trajetória do renomado artista em Barcelona.

Horários e dias de funcionamento: terça a domingo, de 10h às 20h. Porém, somente aos domingos após as 15h pode-se entrar gratuitamente.

Montcada 15-23.

Museu Nacional d’Art de Catalunya

Inaugurado em 1990, o Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC) abriga um grande acervo de artes catalãs, que começa no século X e vai até o século XX. No acervo estão várias gravuras, cartazes, imagens e documentos. Há também uma coleção que explica a evolução do sistema financeiro na Catalunha. Vale a pena conferir, tanto pelo acervo quanto pela beleza do prédio que abriga o museu.

Horários e dias de funcionamento: sábado, a partir das 15h, no primeiro domingo de cada mês; no dia 12 de fevereiro, dia de Santa Eulália; no dia 18 de maio, dia Internacional dos Museus; no dia 11 de setembro, dia Nacional da Catalunha e no dia 24 de setembro, dia da Misericórdia, a entrada ao museu é gratuita. 

Nacional, Parc de Montjuïc, s/n, 08038.

Museu Frederic Mares

Inaugurado em 1948, apresenta a coleção do escultor Frederic Marès que doou as obras para o local. Veja a programação no site oficial.

Horários e dias de funcionamento: entrada gratuita aos domingos à partir das 15h e das 11h às 21h no primeiro domingo de cada mês. Abre normalmente de terça a sábado das 10h às 19h e das 11h às 20h aos domingos e feriados.

Plaça Sant Iu, 5, 08002.

Centro de Cultura Contemporánea de Barcelona

O Centro de Cultura Contemporánea de Barcelona (CCCB) trata da temática Cultura Urbana e é um dos centros de arte mais visitados de Barcelona. É um dos poucos espaços que une arte e debate acadêmico, organizando mostras, palestras e cursos. Se você é estudante ou amante de artes, arquitetura, design e cinema, não pode deixar de visita-lo.

Horários e dias de funcionamento: aos domingos das 15h às 20h, no dia Internacional do Museu, no dia de Santa Eulália e La Mercè a entrada é gratuita. Horários de funcionamento normal: de 11 hr às 20 hrs, de terça a domingo.

Carrer de Montalegre, 5, 08001.

 4 Sessão cinema

Sessões de cinema de graça na Playa de St. Sebastiá, em Barcelona, Espanha

Sessões de cinema de graça na Playa de St. Sebastiá, em Barcelona, Espanha. Créditos: PACMA fotos / Fonte: Flickr

As quintas e domingos, durante o verão em Barcelona, você poderá assistir filmes sem pagar nada e o melhor: ao ar livre!

A atração ocorre na praia St. Sebastiá. Outras sessões gratuitas ocorrem em agosto durante o evento chamado “Festival de Cinema Independent de Barcelona, no CCCB (Centre de Cultura Contemporània de Barcelona), onde são apresentados alguns filmes independentes. É importante chegar cedo, pois não há espaço para muita gente.

Playa St. Sebastiá 

5 Música e Festivais

Fuente Mágica de Montjuïc, em Barcelona, Espanha

Fuente Mágica de Montjuïc, em Barcelona, Espanha. Créditos: Justin / Fonte: Flickr

É possível, também, desfrutar de uma boa música sem pagar nada em Barcelona! Os festivais e apresentações gratuitas são comuns no verão. Confira algumas:

Fuente Mágica de Montjuïc

Assim como outros monumentos da região, a Fonte Mágica de Montjuic foi criada para a Exposição Internacional de Barcelona, que aconteceu em 1029. Atualmente são feitos espetáculos de luzes todas as noites, onde os jatos d’água são sincronizados com músicas clássicas e de filmes conhecidos, como “Gladiador” e “Senhor dos Anéis”, mas a apresentação mais assistida certamente é a da música “Barcelona”, de Freddie Mercury e Montserrat Caballé.

Horários de funcionamento: De novembro à março, os shows acontecem às 19h, 19h30 e 20h às sextas e sábados. De abril e outubro, apresentações às 21h, 21h30 e 22h às sextas e sábados. Entre junho e agosto os espetáculos acontecem de quinta a sábado, às 21, 21h30 e 22h.

Plaça d’Espanya

Música als Parcs

Todos os anos entre os meses de junho e agosto os parques de Barcelona são tomados pela música durante o festival intitulado Música als Parcs, criado com objetivo de que as áreas verdes fossem empregadas para momentos de lazer nos dias ensolarados de verão, levando música de qualidade para as pessoas gratuitamente.

Espai Musical La Bàscula

Durante o ano todo e principalmente no verão, encontramos concertos de graça em La Bàscula! No site oficial você pode acompanhar a agenda dos eventos, que vai desde a apresentação de orquestra infantil à banda de rock!

Gràcia Latina

Se você curte música latina, esse bar é incrível! Você pode desfrutar dos ritmos cubano, cataleño e flamenco. O local abre todos os dias e cada dia tem uma atração diferente! Confira a programação pelo Facebook.

6 Datas comemorativas

La Mercè, festival que acontece todos os anos em Barcelona, na Espanha

La Mercè, festival que acontece todos os anos em Barcelona, na Espanha. Créditos: Stasiu Tomczak / Fonte: Flickr

As datas também festivas são marcadas por música e comemorações de graça em Barcelona. Veja alguma delas:

La Mercè Festival

Todos os anos, no final de setembro, Barcelona apresenta esse festival gratuito que tem duração de 5 dias. Esqueça seu carro para ir à festa, pois o evento ocorre nas ruas da cidade com direito a pista de fogos de artifício, barraquinhas e boa música, além dos castelos humanos.

Saint George’s Day Festival

O dia de São Jorge é considerado um dos mais românticos do ano para os espanhóis e é celebrado no dia 23 de abril. As pessoas costumam presentear umas às outras com rosas e livros nessa data!

Visite o site da cidade de Barcelona para informações turísticas ou então confira a agenda diária dos eventos gratuitos na cidade.

Onde se hospedar em Barcelona

Soul Backpackers Barcelona

Diputació 323

Localizado apenas 5 minutos a pé do Paseo de Gracia, o Soul Backpackers hostel dispõe de quartos e uma cozinha partilhada com uma placa de fogão, um micro-ondas e utensílios de cozinha. O acesso Wi-Fi é gratuito em todas as áreas.

Verificar disponibilidade

Descrição obtida de Booking

Localizado apenas 5 minutos a pé do Paseo de Gracia, o Soul Backpackers hostel dispõe de quartos e uma cozinha partilhada com uma placa de fogão, um micro-ondas e utensílios de cozinha. O acesso Wi-Fi é gratuito em todas as áreas.

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Agora você viu que falta de dinheiro não é desculpa para viajar!

Créditos da imagem de capa: randomix / Créditos: Flickr

De malas prontas para Barcelona?

Em Barcelona, nossa sugestão de hospedagem é o Soul Backpackers Barcelona.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Ou então aprenda aqui a contratar um seguro viagem.

Do Brasil, o voo mais barato para Barcelona sai de Rio de Janeiro no dia 25/04/17 e custa R$562,46 (clique aqui para ver todas as datas disponíveis). Confira também outras opções de voo para Barcelona.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o euro e o real é de 1 EUR para 3,3660 BRL. Você pode simular o valor que deseja converter com os preços das casas de câmbio clicando aqui.

Sobre Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!