As praias mais bonitas nos arredores de Atenas

Quando falamos em Atenas, logo nos vem à mente ruínas de construções milenares que vimos durante toda a vida nos livros da escola. Certamente são pontos indispensáveis durante uma visita à capital da Grécia.

E por falar em “Grécia”, qual é a primeira associação que o seu cérebro faz quando escuta esse nome? “Praias paradisíacas” talvez.

Mas engana-se quem pensa que é preciso pagar por cruzeiros caríssimos para conhecer as praias cinematográficas desse país. Nos arredores de Atenas é possível relaxar à beira-mar gastando muito pouco e sem o desgaste de longas horas dentro de uma balsa.

Eu te mostro!

1 Votsalakia

Votsalakia é uma das praias mais badaladas nos arredores de Atenas

Votsalakia é uma das praias mais badaladas nos arredores de Atenas. Créditos: Anders Gustavson / Fonte: Flick

Votsalakia está localizada em Piraeus, perto do porto de onde saem os barcos que levam às ilhas. Pela facilidade de se chegar até lá, costuma ficar cheia, mas nada parecido com as praias do Rio durante o verão escaldante.

É uma praia de cascalho, mas não chega a incomodar. A minha dica é que você fique o mais longe possível do porto. Eu tenho pra mim que as águas não são muito limpas onde há grande fluxo de barcos.

Perto de lá é fácil encontrar bares e restaurantes para se abastecer após um dia de descanso sob o sol.

Assim como os cariocas bebem Mate na praia, os atenienses gostam de tomar frappé, aquele café com creme gelado. Delicioso, não dá para ir embora sem experimentar.

Como chegar

Na estação Monastiraki, pegue o M1 e vá até Piraeus. De lá pegue ônibus 915 ou o 20 e desça pertinho da praia. O percurso dura cerca de 55 minutos.

2 Alimos

Um dia de verão na praia de Alimos, em Atenas. Créditos: trexcali / Fonte: Flick

Um dia de verão na praia de Alimos, em Atenas. Créditos: trexcali / Fonte: Flick

Uma praia de areia fina e branca, localizada próximo ao centro de Atenas. Em decorrência dessa proximidade, tende a ficar muito cheia durante o verão, mas isso pode ser até uma vantagem caso você queira trocar uma ideia com os moradores locais.

Não se preocupe, a praia é muito grande e cabe todo mundo. Não espere ver ambulantes vendendo comidas, protetor solar, chapéus, canga, ou qualquer outra coisa que você precise usar na praia. Isso não é tão comum na Grécia (embora haja em algumas praias), então é melhor levar tudo, com exceção da comida, que pode ser comprada em algum restaurante ou mercado por perto.

Recomendo Alimos para os atletas, porque dá para correr na areia ou jogar uma partida de tênis e vôlei nas quadras.

Como chegar

A partir da Praça Syntagma, pegue o trem da Linha 2 em direção a Elliniko, descendo em Alimos. Consulte os horários e itinerários no site da Urban Rail Transport. Será preciso andar um tanto para chegar até a praia. Outra opção é pegar um ônibus e descer no Edem, que fica à beira-mar.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

3 Glyfada

Nos arredores de Atenas existem praias paradisíacas

Nos arredores de Atenas existem praias paradisíacas. Créditos: Nikos Patsiouris / Fonte: Flickr

É uma das mais conhecidas e por isso fica lotada durante a alta temporada. Há áreas públicas e privadas, estas ficam menos cheias porque são pagas.

As águas são cristalinas e tranquilas, indicadas para famílias com crianças ou para pessoas que não sabem nadar.

A praia de Glyfada tem boa infraestrutura para receber os banhistas, oferecendo duchas, cadeiras e guarda-sóis para alugar. Perto da praia é possível encontrar restaurantes, bares e mercados para comprar bebidas e comidas. À noite o bicho pega nas festas que acontecem nas boates perto da praia.

Como chegar

Na Praça Syntagma, pegue o Trem T5 e espere cerca de 1h10 até sair de frente para a praia.

4 Astir

Imensidão azul na praia de Astir, em Atenas, na Grécia

Imensidão azul na praia de Astir, em Atenas, na Grécia. Créditos: Astir Palace

Águas rasas e calmas, não oferecem perigo a ninguém. De longe só se vê a imensidão azul, que contrasta com a areia branquinha. Também fica cheia durante o verão (Atenas tem 3,2 milhões de habitantes, fora os turistas. Difícil achar uma praia deserta por ali), mas sempre há espaço pra mais um.

Dá para alugar espreguiçadeiras e guarda-sol, também não será difícil comprar alguma coisa para comer, basta apertar um botão na cadeira e alguém irá te atender. Ou você mesmo pode sair para procurar, se quiser economizar.

Vestiários, quadras de vôlei e aluguel de equipamentos estão disponíveis para os banhistas.

Perto da praia estão as ruínas do templo de Apolo. Vale a pena abrir mão de alguns minutos de sol e mar para visitá-las.

Se tiver tempo, fique para ver o pôr do sol escandaloso que acontece ali. Renderá fotos maravilhosas.

Como chegar

Na estação Syntagma você pega trem A3 em direção a Glyfada e depois o ônibus 114. Ou então pegue o ônibus Ε22 no sentido Akadimia – Saronida, que para a 500 metros da praia.

5 Vouliagmeni

Lago Vouliagmeni, em Atenas, na Grécia

Lago Vouliagmeni, em Atenas, na Grécia. Créditos: Sergii Figurnyi / Fonte: Shutterstock

É uma praia urbana, que fica lotada durante os finais de semana e na alta temporada. Mas nem por isso deixa de ser espetacular. É convidativa, sobretudo, para os praticantes de windsurfe e demais esportes aquáticos, pois é um dos poucos lugares onde o mar tem ondas.

A uma curta distância do mar encontra-se o lago Vouliagmeni, com águas límpidas e geladas, uma solução para quem não gosta muito de água salgada.

A área possui excelente infraestrutura para visitantes, com restaurantes, boates, quadras de tênis, vôlei e até playground. No verão muitas festas acontecem nas areias de Vouliagmeni, com música ao vivo, DJ e muita birita. Experimente os pratos feitos à base de peixe e frutos do mar.

Como chegar

Pegue a linha M2 na Praça Syntagma e desça em St. Elliniko. De lá, pegue o ônibus e desça na praia de Vouliagmeni.

6 Lomvarda

Além do azul intenso, as praias de Atenas são embelezadas por flores de cores vibrantes

Além do azul intenso, as praias de Atenas são embelezadas por flores de cores vibrantes. Créditos: Robert Wallace / Fonte: Flick

É uma pequena praia de areia, uma das poucas da região. Está dividida em uma parte mais turística, que conta com guarda-sóis e espreguiçadeiras, e outra mais deserta, sem muitos recursos.

As águas são calmas e seguras, mas quando começa a ventania as coisas podem mudar.

Está bem servida de bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Como chegar

Na praça Sintagma, pegue o M2 e vá até St. Elliniko. De lá pegue o ônibus 122 e desça em Lomvarda. Caminhe mais uns 3 minutos e direção à praia e depois é só correr pra água.

7 Cabo Sounion

O pôr do sol no Templo de Poseidon, em Sounion, Atenas

O pôr do sol no Templo de Poseidon, em Sounion, Atenas. Créditos: S.Borisov / Fonte: Shutterstock

Essa é imperdível! É península é sem dúvida alguma uma dos lugares mais bonitos que visitei na Grécia. Além do mar azul que você encontra fácil em qualquer uma das praias aqui listadas, o Sunion se diferencia pela vista privilegiada para as ruínas do Templo de Poseidon, construído em 444a.C para homenagear o deus supremo do mar, que protege as águas do território grego e os marinheiros que por ali navegavam.

Se você assim como eu gostava de assistir Os Cavaleiros dos Zodíacos depois da escola, deve se lembrar do Cabo de Sounion, pois era ali que os prisioneiros eram deixados como oferendas a Poseidon, que poderiam ser afogados pela maré ou ser libertado com a ajuda de um deus tão poderoso quanto Atenas.

Minha dica é que você fique até o pôr do sol, é absurdamente lindo.

Como chegar

Pegue o ônibus KTEL laranja que parte do Pedion Areos (perto da estação de metrô Viktoria) com destino a Marathon. A viagem demora cerca de 1h30. Consulte os horários no site da empresa.

8 Kokkino Limmanaki

É necessário percorrer uma trilha até a praia de Kokkino Limmanaki, em Atenas, mas vala a pena

É necessário percorrer uma trilha até a praia de Kokkino Limmanaki, em Atenas, mas vala a pena. Créditos: Dimitris Kamaras / Fonte: Flick

Cercada por falésias, essa é uma praia pequena e muito tranquila, com mar de intenso azul e águas cristalinas. Fica perto do porto de Rafina, menos popular que o Porto de Piraeus. De lá saem balsas para as ilhas de Evia e Andros, a cerca e uma hora de viagem.

É necessário descer uma pequena trilha até a praia, que valerá qualquer esforço quando você colocar os pés n’água.

Como chegar

Pegue o ônibus KTEL laranja que sai de Pedion Areos (perto da estação de metrô Viktoria) e siga direto para Rafina. De lá você pode ir andando até a praia, numa caminhada que leva cerca de 15 minutos. Consulte os horários no site da empresa.

9 Schinias

As árvores oferecem sombra na praia de Schinias, em Atenas, Grécia

As árvores oferecem sombra na praia de Schinias, em Atenas, Grécia. Créditos: Ed Chadwick / Fonte: Flick

Praia fascinante, excelente para a prática de esportes aquáticos, pois ali os ventos sobre as águas chegam bem fortes. É cercada por uma floresta, que oferece sombra para aqueles que não querem se expor muito ao sol.

É composta por áreas pagas e áreas públicas. Na primeira você terá mais confortos e regalias, como espreguiçadeiras, guarda-sóis e uma pessoa para trazer o que você precisar. Na segunda, você terá de levar as suas coisas, desde canga a comida. Nenhum sofrimento, mas a escolha é sua.

Como chegar

Pegue o ônibus KTEL laranja que parte do Pedion Areos (perto da estação de metrô Viktoria) com destino a Marathon. A viagem dura cerca de 1h40. Consulte os horários no site da empresa.

Onde se hospedar em Atenas

Apesar de ser uma cidade muito procurada pelos turistas, Atenas oferece muitas formas de hospedagens baratas, entre elas os hostels (recomendo o Chameleon Youth Hostel) e alguns apartamentos confortáveis e bem localizados no AirBnB.

Chameleon Youth Hostel

Nileos 25

Descrição obtida de Booking

Localizado no coração de Atenas, o Chameleon Youth Hostel está convenientemente localizado perto de áreas vibrantes e dos principais locais turísticos de Atenas.

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

A qual delas você vai primeiro?

Prepare-se para sua viagem

Em Atenas, nossa sugestão de hospedagem é o Chameleon Youth Hostel. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostel World.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Mini em Atenas é de aproximadamente R$410,00 por diária pela Alamo (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Em Atenas, o almoço simples sai por volta de R$36,49, já o fast-food sairá por mais ou menos R$21,90. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$10,68. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$1,82, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$5,13 e o pint de cerveja R$14,60.

Descubra quanto custa viajar para Atenas.

Do Brasil, o voo mais barato para Atenas sai de Rio de Janeiro no dia 20/02/18 com volta em 27/02/18 e custa R$3.386,25 (ver as datas). Confira todas as opções de voo para Atenas.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o Euro e o Real é de 1 EUR para 3,7402 BRL. Você pode simular o valor que deseja converter com os preços das casas de câmbio clicando aqui.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Créditos da imagem de capa: Julianna Brown / Fonte: Flickr