Como estudar inglês de graça nos Estados Unidos

O verão chegou no Hemisfério Norte e com ele os summer courses! Se você quer aprender ou aperfeiçoar o inglês aqui nos Estados Unidos, esqueça aqueles cursos caros de idiomas! Muitas agências de viagens cobram um absurdo em um curso de inglês no exterior. Com hospedagem o valor pode chegar a 22 mil. E quem é que tem esse dinheiro sobrando?

O Viajei Bonito vai te mostrar que é possível estudar inglês de graça nos Estados Unidos. Como turista, você pode estudar até 18 horas semanais com professores nativos e material gratuito. Antes de vir para cá procurei por vários cursos pagos e a maioria deles cobravam em torno de 1000 dólares por mês, o que daria quase 4 mil reais e não caberia no meu orçamento. Foi então que uma amiga me disse que fazia um curso gratuito em uma community college em Rochester, estado de Nova York, o Greece Community Education! Fiz uma pesquisa mais aprofundada e descobri que vários centros acadêmicos e algumas igrejas ofereciam esse tipo de serviço que é denominado ESL ou ESOL!

Continua após a publicidade

Mas antes que você continue, saiba que é altamente recomendável contratar o seguro-viagem para os Estados Unidos. Dependendo do tipo de visto pode ser até obrigatório! Temos alguns artigos aqui que podem esclarecer melhor suas dúvidas sobre o assunto.

O que é ESL/ESOL?

English as second language ou English for speakers of other languages é o nome do curso de idiomas oferecidos a estrangeiros com o objetivo de introduzi-los no idioma. As classes são divididas em básico, intermediário e avançado. Nas aulas treina-se conversação, são feitas dinâmicas em grupos e alguns exercícios individuais com textos em inglês. Lembrando que não é um curso de inglês convencional, ou seja, você não vai assistir a uma aula onde o professor vai destrinchar toda a gramática inglesa, mas ele vai te dar ferramentas para que você aprenda a usar o idioma no dia-a-dia.

Como funciona?

Você poderá estudar durante um turno com alunos de várias partes do mundo. As aulas são ministradas por professores americanos que falam somente inglês durante toda a aula. A escola que estou estudando, como a maioria delas, oferece day courses e evening courses, ou seja, você tem a opção de estudar de dia ou à noite, dependendo do seu nível de inglês e se houver turmas disponíveis.

Durante as aulas o professor irá trabalhar alguns textos com a turma e conversar acerca do tema com os alunos, para treinar a conversação. O professor também pode passar alguns trabalhos em grupo para que os alunos se conheçam e conversem entre si. Esse curso é oferecido o ano todo, mas você deverá checar, pois algumas escolas dividem as aulas por estação do ano, por exemplo: summer courses, spring courses. Na escola que estou estudando de duas em duas semanas abre vaga para novas pessoas entrarem.

As aulas são ministradas por professores americanos
As aulas são ministradas por professores americanos. Créditos: Regent Language Training / Fonte: Flickr

Onde encontrar cursos de inglês gratuitos anos EUA?

Em Comunnity Colleges ou High School e algumas igrejas. Para saber quais são os colleges ou igrejas que oferecem esse tipo de serviço na cidade em que você se encontra nos Estados Unidos, basta entrar no site oficial da cidade/condado de sua escolha, no meu caso Rochester, e acessar a lista das community colleges na área Education. Nessa lista você encontrará os sites das escolas e você poderá escolher qual delas lhe interessa mais!

Como se matricular?

Cada escola tem seu processo de matrícula, mas geralmente são parecidos. Para se matricular nesses cursos a primeira coisa que deve ser feita é comparecer ao local. Aqui nos Estados Unidos os sites não oferecem tantas informações e por telefone (quando atendem) pedem para que você vá ao local realizar a matrícula. Custei o motivo disso, mas faz parte da cultura do país. Certa vez mandei e-mail pedindo outras informações e eles pediram para que eu consultasse o site, mesmo eu dizendo que já havia feito isso, então, a melhor coisa é ir presencialmente.

Você pode ligar antes para se informar sobre a data e a hora em que você poderá fazer uma prova de nivelamento. Essa prova geralmente é uma prova oral ou escrita. Na escola em que estudo precisei fazer a prova oral e como eu não era principiante no inglês eu precisei fazer a prova escrita. Depois você deverá dar um endereço dos Estados Unidos e informar sua situação aqui, se você é turista, residente e de qual país você veio. Você não precisa pagar pelo material didático, tudo o que for usado será fornecido pelo professor da escola.

Não há limites de idades, nem restrições de gênero, religião ou nacionalidade.
Não há limites de idades, nem restrições de gênero, religião ou nacionalidade. Créditos: Regent Language Training / Fonte: Flickr

Pré-requisitos

Veja tudo o que você precisa para estudar inglês de graça nos Estados Unidos:

 1. Pagamento da inscrição

Apesar de o curso ser gratuito você deverá fazer uma prova de nivelamento antes. Depois que fizer a prova você deverá pagar uma taxa pela prova realizada à secretaria do curso. O valor varia de escola para escola, entre 10 a 30 dólares. Eu paguei 25 dólares. Essa será a única taxa que você terá que pagar. 

2. Ter um passaporte com visto válido e um endereço válido no país

Mesmo que nem todos os cursos de inglês peçam o número do seu passaporte, é de suma importância portá-lo, pois qualquer coisa que acontecer você terá que apresentá-lo. No ato da inscrição eles pedem um endereço para colocar na sua ficha, isso é imprescindível. Mas pode ser de uma casa alugada ou até de sua hospedagem pelo Booking.

3. Ter disponibilidade para estudar no horário escolhido

Parece óbvio o quesito “ter disponibilidade para estudar no horário escolhido”, mas muitas pessoas se matriculam e faltam muitas aulas. Se você falta aula e não avisa ao professor, o seu nome é retirado da ficha de alunos e caso você queira voltar deverá fazer outra inscrição e pagar a taxa da prova de nivelamento novamente.

4. Obedecer aos regulamentos do local

 Cada local possui suas próprias regras, mas geralmente são bem parecidas. Algumas pessoas nos Estados Unidos são muito religiosas e moralistas, então alguns comportamentos que para os brasileiros pode parecer normal, para eles é falta de respeito. Assim que você se matricula no curso você recebe um manual do que é permitido ou não fazer em sala de aula. Não são permitidos:

  • Atender telefone na sala de aula
  • Roupas curtas
  • Óculos escuros
  • Conteúdo obsceno
  • Palavrões
  • Discriminação racial ou étnica
  • Cigarro ou uso de outras drogas
  • Brigas ou qualquer tipo de violência
  • Entrar na sala de aula descalço

5. Providenciar caderno e caneta

As escolas pedem que você traga seu próprio caderno e caneta, caso queira fazer alguma anotação.

Leve sempre um caderno uma caneta para fazer anotações na aula
Leve sempre um caderno uma caneta para fazer anotações na aula. Créditos: tekkytechno/Fonte: Flirck

 

Dicas de como se portar na sala de aula

O americano usa muito as palavras sorry (desculpa), please (por favor), excuse me (com licença). Então, se você quer passar por alguém que está no meio do caminho, sempre peça licença (excuse me). Ao fazer uma pergunta, levante a mão e espere a sua vez. Agradeça tudo sempre! Thank you (obrigado(a) ) nunca é demais aqui nos Estados Unidos. Eu estranhei um pouco, porque eles agradecem tudo, até coisas simples que no dia-a-dia esquecemos ou não fazemos questão de agradecer. Se estiver atrasado para aula diga: Sorry, i am late (Desculpe-me, estou atrasado). Nunca entre na sala sem falar nada ou pedir desculpas, pois é falta de educação.

Não é permitido o uso de celulares durante as aulas
Não é permitido o uso de celulares durante as aulas. Créditos: Giovannacco / Créditos: Pixabay

Obtenção do visto de turista

Ninguém coloca os pés em território estadunidense sem um visto, seja ele qual for. Antes de mais nada, é necessário solicitar o documento. Neste vídeo a Gisele e o Adriano explicam como conseguiram os deles.

Vantagens de estudar com visto de turista

É aquela velha história: o aluno quem faz a escola. É mais ou menos isso. Você não precisa estar matriculado no curso mais caro para aprender inglês! Com foco, atenção às aulas e imersão no idioma você vai aprender. A vantagem de estudar em um curso desses é o contato com outras pessoas que só vão falar inglês na aula, ou seja, você vai treinar conversação algumas horas por dias. Ou o dia inteiro, já que está no país onde a língua é ensinada.

Outra vantagem é, sem dúvida, a parte financeira, pois o visto de estudante é mais caro, além de você ter de pagar uma taxa para a escola de idiomas para emiti-lo para você, é o que eles chamam de fee. Essa taxa é de 100 dólares geralmente, fora o valor da mensalidade do curso e fora o valor que você terá que pagar da taxa do visto. Se você estiver nos Estados Unidos e quiser mudar de visto, não é possível. O que é permitido é o que chamamos de mudança de status, em que a escola vai emitir F1 ( um tipo de visto de estudante) e a embaixada vai analisar sua situação no país para ver se aprovam ou não sua mudança de status. Para isso você precisará comprovar certa quantia em sua conta (o valor varia de escola para escola) ou senão ter um sponsor (alguém responsável por bancar seus gastos aqui). Caso seja aprovado, você não poderá sair do país até que seu curso termine. Leia mais sobre tipos de visto no site da embaixada americana.

Desvantagens

Com o visto de turista você não pode estudar mais que 18 horas por semana, além disso, você só poderá permanecer no país por 6 meses no máximo (o processo de extensão de visto de turista requer que você prove fortes motivos para continuar aqui e que comprove dinheiro para isso).

É necessário arcar com os custos do visto de turista para estudar de graça nos Estados Unidos
É necessário arcar com os custos do visto de turista para estudar de graça nos Estados Unidos. Créditos: Jason Matthews / Fonte: Flickr

Viu como é possível economizar uma grana estudando inglês de graça nos Estados Unidos pelos seus próprios meios? Compartilhe a notícia com os seus amigos!

Como estudar inglês de graça nos Estados Unidos

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom DELAS23 para adquirir o seguro viagem com até 23% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Luana Alencar

Luana Alencar, jornalista pela UFJF, apaixonada por livros, violão e viagens. Morou dois meses no Peru, ensinando adolescentes sobre consciência ecológica.

62 pensou em “Como estudar inglês de graça nos Estados Unidos

    1. Até a validade do seu visto expirar, Isabela. Segundo a Luana, que está fazendo o curso, cada módulo dura 3 meses. Sendo assim, com o visto de turista é possível fazer dois módulos.

        1. Sim, Jacy. O ruim é que vc não terá tempo para passear se quiser se dedicar ao estudo da língua. Como as aulas são poucas, vc precisará ser disciplinada fazendo as atividades e estudando em casa.

  1. Olá… Tenho muitas dúvidas. Você poderia me passar um e-mail ou coisa assim para que pudéssemos conversar ? Estou indo para NY em setembro e preciso de um curso desse. Pleeeease

  2. Eu também cursei o ESOL mas por exemplo em seu estado você pagou taxa no meu estado eu não paguei mas diferente do seu estado visto de turista e de estudante no estado onde estou não pode cursar isso devido o de turista ser para turismo e não outra finalidade é de estudante para se ter você geralmente pagou o curso e essese cursos geralmente são para refugiados ou pessoas que estão aqui a trabalho etc. Então cuidado pois tenho amigos que estão na Califórnia e em Illinois e não puderam pois tem os vistos acima.

    1. Boa tarde Wanderson
      Estou me preparando para ir morar uns 3 meses em usa, talvez miame, e pretendo me matricular numa escola ESOL, mas vi uma restrição quanto a fazer matrícula em escola ESOL utilizando o passaporte com visto de turista, tipo B-1 ou B-2, que é o meu caso. O site é: https://www.southflorida.edu/current-students/degrees-programs/special-programs/english-speakers-other-languages-esol/esol-admission-requirements-english
      Eu sendo turista com passaporte do tipo B-1 ou B-2 não consigo fazer matrícula numa escola ESOL?
      Qual é o tipo de visto de seu passaporte e como conseguistes fazer a matricula numa escola ESOL?
      abs> osvaldo

      1. Ola Oswaldo, tudo bem?

        Seguinte estudei no ESOL por mais de 1 ano e meio, e funciona assim alguns estados vão pedir sim o seu visto ( tenho amigos em Ilinois, Califonia, NY e Texas ), todos com vistos de estudantes ou de trabalho e, para voce entrar na escola mas a regra geral é que voce precisa ter um visto que lhe de direito de residente nos EUA por isso que o nome é ESOL pois são para pessoas que vão residir nos EUA no meu caso meu visto é de trabalho, gerlamente o tipo de pessoas estão nas seguintes situações trabalho, refugiados ou quem esta tentando o green card ( casado com americanos etc ). O ESOL na cidade que moro eles nao pedem nada moro em Cleveland e aqui como percebi o ESOL e ligado a uma universidade comunitária e quando se esta em um nivel bom voce nao pode mais fazer o curso ha nao ser os cursos pagos que é na Univerdade. O curso é bem basico e é para ajudar mesmo a viver e principalmente se portar aqui entao ensinam regras de educação americanas é um curso mais de regras e etiquetas do que um curso com gramatica ingles ou seja seu vocabulario e entendimento será o objetivo principal.

  3. Gostei muito do publicação! Estou estudando em Salt Lake City, Utah em uma escola chamada Lumos Language School e estou gostando muito. O preço de vida e da escola aqui em Utah é muito boa e maioria do staff aqui na escola fala Portuguese também e me ajudaram com todo procedimento dos documentos para conseguir meu visto. Recomendo! (www.lumos.edu)

  4. Boa tarde Luana
    Estou me preparando para ir morar uns 3 meses em usa, talvez miame, e pretendo me matricular numa escola ESOL, mas vi uma restrição quanto a fazer matrícula em escola ESOL utilizando o passaporte com visto de turista, tipo B-1 ou B-2, que é o meu caso. O site é: https://www.southflorida.edu/current-students/degrees-programs/special-programs/english-speakers-other-languages-esol/esol-admission-requirements-english
    O teu visto do passaporte também é de turista, tipo B-1 ou B-2?
    Tivesses problemas para fazer a matrícula em Rochester?

    gratom- osvaldo

  5. Gente, que maravilhoso encontrar esse site. Estou querendo fazer um curso de inglês nos EUA, na cidade de Charleston – SC. Porém, seguindo os passos que voces passaram, não encontro nenhuma informação relativa ao curso no site da cidade :(

  6. Alguém conhece algum curso de inglês em uma escola ESOL em Los Angeles. Pois não encontrei nenhuma informação desses cursos gratuitos na grande Los Angeles.

  7. Pesquisei bastante.. todos que achei são pagos… alguém conhece um não pago em Miami, Orlando, Forth Lauderdale ou próximo desses locais? ?

  8. Ótimo post, realmente os cursos de inglês estão na faixa dos 20 mil reais pra 4 meses de aulas. A dúvida é: como turista, eu posso realmente ficar 6 meses nos EUA? Li em um outro site que a imigração “deduziria” que trabalhei ilegal no país, o que pode resultar no cancelamento do visto.
    Você sabe algo sobre isso?? Obrigada!!!

    1. Carolina, quando você passa pela imigração, o oficial carimba o seu passaporte com uma permissão de 6 meses, que podem ser prorrogados posteriormente. Não há nada que impeça a sua permanência lá durante todo esse tempo. Nós ficamos lá por 180 dias fazendo uma road trip da Flórida até a Califórnia e não tivemos nenhum problema.

  9. Eu posso falar a verdade tipo “vim aqui estudar durante 6 meses” ou é melhor falar que estou indo à passeio (sendo que vou sozinha para Miami) Realmente vou apenas para estudar gratuitamente. Mas tenho medo deles acharem que quero ir ilegalmente, ja que tenho apenas 20 anos e estou indo sozinha.

    1. Caroline, esses cursos são para quem tem o visto de turista. Se você falar que vai para estudar, terá que se matricular em um curso regular e adquirir o visto para estudante. Atente-se para as especificidades desses cursos gratuitos, cuja carga horária é de até 18 horas semanais.
      Se você falar que vai parar estudar e tem apenas o visto de turista, sim, eles podem embaçar a sua entrada no país.

      1. Bom dia Gisele.
        Estou indo para o EUA em dezembro e tenho a intenção de ficar por lá para estudar, porém meu visto é de turista.
        Como sei quanto tempo terei para ficar no país com o visto de turista?
        Estando la no país, como consigo uma extensão desse visto?

        Beijoss

  10. Olá, achei muito interessante esse curso de idiomas para turistas e realmente barato em relação as escolas de intercâmbio. Gostaria de ir e ficar 6 messes, mais como se faz para acha acomodação e se pode trabalhar lá mesmo com o visto de turismo e passando 6 messes?

  11. Eu sonho em fazer intercâmbio, sempre me pareceu impossível, ultimamente eu andava bem pra baixo porque o valor para ficar apenas um mês estava 16 mil, e eu queria ficar por mais tempo. Eu queria ter uma noção do valor que gastaria em um intercâmbio desse

    1. Oi, Michele. É bom você se inteirar diretamente com a instituição escolhida. Inicialmente, esse curso é voltado para adultos, mas é possível que haja turmas para crianças e adolescentes também.

  12. Obrigada por compartilhar essas informações! Queria saber se adolescentes de 14 anos de idade também podem se inscrever nesse tipo de curso?
    Obrigada mais uma vez!

  13. Oi Luana! Eu estou vendo essas communitys colleges em Los Angeles e até agora nao encontrei uma que ofereça o ESL para visto B1, só para F1. É normal isso? Pretendia ficar 1 mes na virada do ano na cidade, mas minha intençao era aprimorar o ingles mesmo. Alguma dica de outra cidade que ofereça este curso? E que nao seja tao fria nesta epoca do ano? Agradeço se alguem mais poder me ajudar! ???

  14. Olá!
    Pra quem tem visto de estudante é compra uma passagem de 3 meses é problema? Eles barram na imigração?
    Outra pergunta: porque vc escolheu Rochester? Algum motivo especial?
    Estou em busca de um destina barato, qual vc me sugeriria, de preferência com custo de vida baixo e onde possa trocar trabalho por acomodação….

  15. Emitem certificado de conclusão do curso, como nos que são pagos? Pois um dos intuitos de se fazer um curso de línguas no exterior, é também o peso que isso trás aí currículo profissional.

    1. Também gostaria de saber isso?!!!
      Mas Isabela acredito que o importante é saber na prática para o caso de alguma entrevista.
      Pois conheço muitas pessoas que trabalham para alguns países fora do Brasil e isso não é um dos fatores que pesa… pq do que adianta ter isso no currículo e na prática não saber…
      E cada caso é um caso, pq tenho amigos que fizeram 5 a 10 anos em escolas de Inglês aqui na minha cidade, mas na prática não sabem usar…
      Como tenho um exemplo, o meu esposo nunca fez em nenhuma escola e diante disso não tem diploma, aprendeu sozinho…e fala e escreve fluente… e sabe introduzir o inglês de negócios ( que inclusive tem escolas de idiomas que oferecem isso).

  16. 1°É possível participar sem saber falar inglês?
    2°Alimentação, estadia fazem parte do curso?
    3°Quanto dinheiro em média é gasto com o visto, matricula ou despesas ?

    1. 1º Sim, o objetivo do curso é justamente ensinar inglês para estrangeiros.
      2º Alimentação, hospedagem, passagens aéreas e todos os outros gastos são por conta do interessado.
      3º No nosso canal no youtube falamos sobre os diferentes tipos de vistos e suas respectivas taxas, bem como o custo de vida na Flórida. youtube.com/viajeibonito

      Acho que isso pode ajudar no seu planejamento. Se ainda houver alguma dúvida, estamos à disposição.

  17. Olá! Estou querendo fazer um intercâmbio cultural pelo site workaway para cortar gastos com hospedagem e alimentação. O intuito é ficar um mes e participar dessas aulas de inglês. A minha duvida é se no momento que for tirar o visto posso mencionar esse intercâmbio e dar o endereço do meu host. Tenho minhas dúvidas de como eles veem esse tipo de intercsmbio. Obrigada!!

    1. Oi, Rosana. Não sabemos em qual tipo de visto o Workaway se enquadra. É necessário que você veja isso com os organizadores para evitar problemas na imigração.

  18. Olá. Estou indo para os USA a passei. Em 19/05 estarei em NYC, mas queria ir para Chicago em 26/05 e ficar até 02/06 e assim poder fazer o ESL. Eu consigo ir na segunda, dia 28/05, já fazer a prova e já começar os estudos no mesmo dia ou não? É possível fazer somente 1 semana de curso?

    1. Renata, cada escola tem suas particularidades, é necessário que você consulte na secretaria quando chegar. No entanto, uma semana é muito pouco para conseguir extrair algum conhecimento, tendo em vista a carga horária reduzida.

    1. Gostaria de saber como poderei fazer matrícula numa escola de inglês sendo que moro ainda no Brasil e gostaria de ir em setembro com visto de estudante e fazer curso gratuito é possível?

      1. Oi, Mônica! Com o visto de estudante você pode estudar em uma escola regular, não precisa ser em uma comunitária.
        Os processos de admissão variam de acordo com cada instuição, você já tem alguma em mente?

  19. Boa noite! Gostaria de fazer esse curso em Myrtle Beach, Entrei no site da cidade para achar o campo indicado “community colleges” porém não achei nada nem semelhante. Saberias informar se nessa cidade tem? Ou se em alguma cidade próxima? Desde já, muito obrigada!

  20. Bom dia Gisele , achei show o seu post e como ele já possui u certo tempo eu gostaria de saber se você recebeu algum feedback ou relato de alumas de pessoas que tenham conseguido fazer o Curso de Idiomas ESOL mesmo com vistos B1 e B2 e quais cidades que conseguiram. Forte abraço e felicidades.

  21. Olá gostaria de saber se tem e quais são as escolas que oferecem esse tipo de curso nas cidades em New Jersey. Tenho interesse de ficar 6 meses para estudar inglês, mas em escola gratuita ou com custo bem baixo, tenho visto de turista. Grata.

  22. Olá, gostaria de saber em quais estados consigo estudar gratuitamente o inglês com meu visto de turista. Na Flórida não permite para turistas?
    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo