Cracóvia, um destino obrigatório na Polônia

Cracóvia é a segunda maior, e uma das mais antigas cidades da Polônia. Situada no sul do país, já foi capital, invadida diversas vezes e esteve sobre o controle rígido dos Nazistas, sobrevivendo milagrosamente a guerras e regimes para se tornar um tesouro cultural da Europa.

Para o turismo, a cidade é muito agradável para caminhar explorando as charmosas ruas, parques e inúmeros museus. Além disso, o custo da viagem também atrai turistas e mochileiros em todas as épocas do ano, fazendo a Cracóvia uma ótima opção para os brasileiros que querem escapar da alta do dólar.

Onde se hospedar na Cracóvia

Na Cracóvia, sugerimos que você conheça o Hostel Submarine. Temos também um guia completo com os melhores party hostels da Europa.

O que fazer na Cracóvia?

1 Praça Principal (Rynek Główny)

No centro da cidade velha, com aproximadamente 200 metros quadrados, a praça Rynek é considerada uma das maiores praças medievais da Europa. Cercada por elegantes edificações, Rynek historicamente é palco de celebrações públicas.

No meio da praça, a Basílica de Santa Maria dá um charme a mais para o ambiente, com duas torres de diferentes tamanhos.

Abaixo do nível do solo, também existe uma rota aberta à visitação, que era usada para comércio na era medieval, chamada Rynek Underground Museum.

2 Castelo de Wawel

Datado do século XVI, o centro da vida cultural e política da Polônia foi saqueado e vandalizado por vários exércitos. Depois que a cidade foi devolvida à Polônia após a Primeira Guerra Mundial, o castelo foi restaurado e atualmente se tornou um museu, onde você pode ver com os próprios olhos a riqueza da monarquia polonesa.

3 Mina de Sal Wieliczka

Wieliczka é uma profunda mina de sal localizada a aproximadamente 14km da Cracóvia. Um labirinto de túneis distribuídos em nove níveis com diversas câmaras, contém esculturas que foram esculpidas à mão em maciços blocos de sal.

A mina é conhecida pela suas propriedades medicinais, por isso foi instalado um santuário onde alergias crônicas são curadas.

Além disso, a mina ainda abriga uma capela também totalmente constituída de sal, que demorou cerca de 30 anos para ser concluída.

4 Fábrica de Schindler

Esse incrível museu interativo retrata a ocupação Nazista na Cracóvia no período da Segunda Guerra Mundial. Se situa na antiga fábrica do Oskar Schindler, um empresário nazista que salvou a vida de muitos judeus durante o Holocausto.

5 Museu da Farmácia

Um dos maiores e melhores museus de farmácia da Europa, com uma coleção de mais de 22.000 peças, desde antigos equipamentos de laboratório, instrumentos farmacêuticos raros, artigos de vidro, livros médicos e documentos.

6 Distrito Judeu (Kazimierz)

Por muitos séculos, Kazimierz foi um local de coexistência entre judeus e cristãos até o eclodir da Segunda Guerra Mundial. Na época, os judeus foram alocados em guetos na parte norte do distrito até serem mandados para campos de concentração.

O bairro em si já é um museu a céu aberto muito conservado. Para quem passeia pela região, a diferença entre o distrito e o resto da Cracóvia é bem marcante, parece até outra cidade. A região conta com muito cafés, restaurantes, bares, museus, igrejas, sinagogas e lojas que preservam a herança judaica do local.

7 Free Walking Tours

Para quem não conhece, os free walking tours são tours gratuitos nos quais você só paga após o passeio, o quanto achar que o guia merece. Geralmente todos os turistas pagam alguma quantia, pois tudo é muito organizado e interessante.

Costumo fazer todos os free walking tours disponíveis. Fiz o “Tour Judeu”, que passa por Kazimierz mostrando a rica cultura judaica, como também o “Cracóvia Macabra”, onde o guia explora serial killers, mitos e lendas urbanas desde a era medieval.

E pra quem vai ficar pouco tempo na cidade, o tour da “Cidade Velha” também é uma ótima opção, pois cobre a área central bem rapidinho.

Confira aqui as datas e horários disponíveis de todos os tours aqui.

Cracóvia, um destino obrigatório na Polônia

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom DELAS23 para adquirir o seguro viagem com até 23% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Bianca Ruback

Graduanda em Engenharia Civil, cinéfila, apaixonada por aprender idiomas e guarda uma bucketlist que contém o mundo inteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo