Estrada Real de bike: Ouro Preto – Catas Altas/MG

Finalmente, de volta às ciclo viagens, pela Estrada Real de bike! Depois de percorrer o Caminho Velho em junho de 2014, chegou a vez de conhecer o Caminho dos Diamantes – que termina em Diamantina, cidade do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais.

Dessa vez, nada de pedalar sozinho. Fui acompanhado de dois amigos: o ciclista Paulo Ferreira, experiente nesse tipo de viagem, historiador e fotógrafo, e Thiago Ferreira, sobrinho do Paulinho e estudante de educação física com grande preparo físico, animado para sua primeira viagem de bike pela Estrada Real.

O começo do percurso pela Estrada Real de bike

Levamos as bicicletas de carro para Ouro Preto às 7h30 do dia 20 de junho de 2016 e descarregamos tudo na praça Tiradentes, nosso marco zero. Nos despedimos do meu pai e da esposa do Paulinho. Ao sair, ainda conhecemos um casal de ciclo viajantes utilizando a praça como marco zero também! Eles fariam o percurso do Caminho Velho, rumo a Paraty. Trocamos algumas informações e, finalmente, resolvemos partir.

A Praça Tiradentes foi o ponto de partida da viagem de bike pela Estrada Real, Minas Gerais

A Praça Tiradentes foi o ponto de partida da viagem de bike pela Estrada Real, Minas Gerais. Créditos: Sonya Ferreira

A manhã estava fria e nublada, mas isso não tirou nosso entusiasmo. O percurso previa asfalto durante todo o tempo, pois o trecho da Estrada Real que passa por Bento Rodrigues, distrito da cidade de Mariana, estava interditado por conta de um acidente com a barragem de uma mineradora. Seriam aproximadamente 70 km e sabíamos que subidas difíceis nos aguardavam!

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

Não me sinto à vontade em pedalar no asfalto, principalmente em rodovias. A falta de acostamento associado ao movimento dos veículos me preocupa. Fora que atravessaríamos uma área de forte atividade mineradora.

Foi preciso pedalar para Catas Altas, Minas Gerais, pelo asfalto

Foi preciso pedalar para Catas Altas, Minas Gerais, pelo asfalto. Créditos: Rafael Barletta

Por conta desse imprevisto, deixamos de conhecer Camargos, Santa Rita do Durão e o próprio distrito de Bento Rodrigues. Ficou em nós uma chama acesa para retornar, um dia, e conhecer esses outros lugares.

Estrada Real de bike para Catas Altas, Minas Gerais

Estrada Real de bike para Catas Altas, Minas Gerais. Créditos: Rafael Barletta

Em asfalto o rendimento é sempre melhor. Chegamos em Catas Altas às 13h30 com muita fome. Logo na entrada da cidade, nos deparamos com um ótimo restaurante, saciando nossa fome e repondo as energias. Paulinho e o Thiago experimentaram a primeira cerveja. Eu deixei para mais tarde, quando fosse possível relaxar de vez daquela batida de 68Km.

Chegar cedo permitiu conhecer melhor o lugar. A cidade de Catas Altas apresenta uma bela arquitetura colonial com boa estrutura para os turistas. Demos uma volta e jantamos pizza com algumas cervejas para comemorar os primeiros quilômetros vencidos.

Para o segundo dia estava previsto mais 70 Km, só que dessa vez em estrada de terra. Finalmente desbravaríamos a estrada real como nossos antepassados!

Saída de Catas Altas, Minas Gerais, com bela imagem da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição ao fundo

Saída de Catas Altas, Minas Gerais, com bela imagem da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição ao fundo. Créditos: Rafael Barletta

Onde se hospedar em Catas Altas, Minas Gerais

Hostel Goiabada com Queijo

Rua do Pilar,44

Descrição obtida de Booking

O Goiabada com Queijo Hostel fica apenas a 3 minutos de carro do Centro de Convenções de Ouro Preto e disponibiliza acesso Wi-Fi gratuito, pequeno-almoço diário e um balcão de turismo. A Praça Tiradentes encontra-se a 5 minutos a pé.

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Prepare-se para sua viagem

Em Ouro Preto, nossa sugestão de hospedagem é o Hostel Imperial. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostel World.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Economico em Ouro Preto é de aproximadamente R$135,00 por diária pela Localiza (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF.

Mesmo sem a obrigatoriedade de contratar um seguro viagem ao viajar pelo Brasil, é altamente recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Rafael Barletta

Possui bacharel e licenciatura em Geografia. Leciona para os ensinos médio e fundamental de escolas públicas e particulares. Gasta todo seu salário no mundo duas rodas e em viagens. Não dispensa um feriado. Créditos da imagem de capa: Rafael Barletta