Estrada Real de bike: Ouro Preto – Catas Altas/MG

Finalmente, de volta às ciclo viagens, pela Estrada Real de bike! Depois de percorrer o Caminho Velho em junho de 2014, chegou a vez de conhecer o Caminho dos Diamantes – que termina em Diamantina, cidade do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais.

Dessa vez, nada de pedalar sozinho. Fui acompanhado de dois amigos: o ciclista Paulo Ferreira, experiente nesse tipo de viagem, historiador e fotógrafo, e Thiago Ferreira, sobrinho do Paulinho e estudante de educação física com grande preparo físico, animado para sua primeira viagem de bike pela Estrada Real.

O começo do percurso pela Estrada Real de bike

Levamos as bicicletas de carro para Ouro Preto às 7h30 do dia 20 de junho de 2016 e descarregamos tudo na praça Tiradentes, nosso marco zero. Nos despedimos do meu pai e da esposa do Paulinho. Ao sair, ainda conhecemos um casal de ciclo viajantes utilizando a praça como marco zero também! Eles fariam o percurso do Caminho Velho, rumo a Paraty. Trocamos algumas informações e, finalmente, resolvemos partir.

A Praça Tiradentes foi o ponto de partida da viagem de bike pela Estrada Real, Minas Gerais

A Praça Tiradentes foi o ponto de partida da viagem de bike pela Estrada Real, Minas Gerais. Créditos: Sonya Ferreira

A manhã estava fria e nublada, mas isso não tirou nosso entusiasmo. O percurso previa asfalto durante todo o tempo, pois o trecho da Estrada Real que passa por Bento Rodrigues, distrito da cidade de Mariana, estava interditado por conta de um acidente com a barragem de uma mineradora. Seriam aproximadamente 70 km e sabíamos que subidas difíceis nos aguardavam!

Não me sinto à vontade em pedalar no asfalto, principalmente em rodovias. A falta de acostamento associado ao movimento dos veículos me preocupa. Fora que atravessaríamos uma área de forte atividade mineradora.

Foi preciso pedalar para Catas Altas, Minas Gerais, pelo asfalto

Foi preciso pedalar para Catas Altas, Minas Gerais, pelo asfalto. Créditos: Rafael Barletta

Por conta desse imprevisto, deixamos de conhecer Camargos, Santa Rita do Durão e o próprio distrito de Bento Rodrigues. Ficou em nós uma chama acesa para retornar, um dia, e conhecer esses outros lugares.

Estrada Real de bike para Catas Altas, Minas Gerais

Estrada Real de bike para Catas Altas, Minas Gerais. Créditos: Rafael Barletta

Em asfalto o rendimento é sempre melhor. Chegamos em Catas Altas às 13h30 com muita fome. Logo na entrada da cidade, nos deparamos com um ótimo restaurante, saciando nossa fome e repondo as energias. Paulinho e o Thiago experimentaram a primeira cerveja. Eu deixei para mais tarde, quando fosse possível relaxar de vez daquela batida de 68Km.

Chegar cedo permitiu conhecer melhor o lugar. A cidade de Catas Altas apresenta uma bela arquitetura colonial com boa estrutura para os turistas. Demos uma volta e jantamos pizza com algumas cervejas para comemorar os primeiros quilômetros vencidos.

Para o segundo dia estava previsto mais 70 Km, só que dessa vez em estrada de terra. Finalmente desbravaríamos a estrada real como nossos antepassados!

Saída de Catas Altas, Minas Gerais, com bela imagem da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição ao fundo

Saída de Catas Altas, Minas Gerais, com bela imagem da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição ao fundo. Créditos: Rafael Barletta

Estrada Real de bike: Ouro Preto – Catas Altas/MG

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom DELAS23 para adquirir o seguro viagem com até 23% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Rafael Barletta

Possui bacharel e licenciatura em Geografia. Leciona para os ensinos médio e fundamental de escolas públicas e particulares. Gasta todo seu salário no mundo duas rodas e em viagens. Não dispensa um feriado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo