Lago de água cristalina na Áustria corre risco devido ao xixi dos turistas

O Gruener Lake, na Áustria, é um desses cartões postais que circulam na internet com vistas estonteantes, belíssimas e que nos fazem falar “preciso conhecer esse lugar!”. Se você já pensou isso só de ver a foto de capa do post vamos te dar uma dica, aliás, duas: vá o mais rápido possível e não faça xixi no lago.

Segundo a imprensa local, as água verdes e cristalinas estão ficando um pouco turvas devido à presença de algas e urina. O lago é um destino muito cobiçado por mergulhadores e trilheiros e tem, inclusive, uma área para camping nos arredores. Em entrevista ao Dailymail, o guarda florestal Hubert Sulzer afirma que dois dos possíveis motivos para a mudança na água seja o “alto número de turistas e a falta de instalações sanitárias”.

Alguns moradores da região têm se organizado pedindo às autoridades que o número de visitantes seja controlado. Além disso, desde o dia 1º de janeiro é proibido nadar ou mergulhar no lago. Porém, Gerald Weninger, funcionário da Associação de Turismo de Tragoss que mora há 20 anos na região, acredita que o problema irá se resolver sozinho.

O Gruener Laker é um destino famoso entre os mergulhadores, mas a atividade está proibida desde 1º de janeiro de 2016

O Gruener Lake é um destino famoso entre os mergulhadores, mas a atividade está proibida desde 1º de janeiro de 2016. Créditos: TauchSport_Steininger/Fonte: Flickr

Em entrevista ao portal austríaco The Local, ele explica que quando estiver frio, a alga irá sumir novamente. “Ela sempre volta depois de um inverno mais quente, mas em um inverno seguinte com -10ºC, -20ºC, vai morrer de novo. Então acredito que o problema se resolverá por si só”.

Só no último ano o lago recebeu mais de 100 mil visitantes.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

O Gruener Lake

Também conhecido como Green Lake – Lago Verde -, o lago fica no estado da Estíria, sudeste da Áustria, mais especificamente na vila de Tragoss. A água cristalina vem da neve derretida das Montanhas Hochschwab, integrante dos Alpes Bávaros que cerca o local.

A melhor época para se visitar é na primavera, em meados de maio a junho, quando a temperatura sobe e a neve das montanhas derrete e se junta ao lago, então a profundidade máxima pode chegar a 12 metros. Em julho a água já começa a baixar se preparando para o inverno.

Prepare-se para sua viagem

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o Euro e o Real é de 1 EUR para 3,7006 BRL. Você pode simular o valor que deseja converter com os preços das casas de câmbio clicando aqui.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando! Créditos da imagem de capa: Westend61 / Fonte: GettyImages