O curioso hotel onde é possível dormir em dois países ao mesmo tempo

Essa dica vai para todos aqueles que viajam com o tempo contado, mas querem aproveitar cada segundo para conhecer países e culturas diferentes. É isso que promete o Hotel Arbez, cortado ao meio pela linha imaginária que separa a França e a Suíça.

Essa é a única hospedaria do mundo situada na fronteira entre dois países. Por isso, ela possui dois endereços diferentes, embora o edifício seja um só. No lado francês, o hotel está localizado na Rue de la Frontera, em La Cure, já no território suíço, ele pode ser achado na Route de France, em Cure.

Já pensou entrar por uma porta às 13h e sair por outra às 12h, voltando no tempo? Pois é, antes da União Europeia era isso que acontecia no Hotel Arbez, cujo salão principal, restaurante e alguns quartos são cortados pela fronteira. Além de poder dormir com a cabeça na França e os pés na Suíça (ou o contrário), o hóspede poderá se deliciar com a culinária de ambos os países no restaurante do hotel.

O hotel foi construído em 1862, antes do tratado entre Suíça e França entrar em vigor

O hotel foi construído em 1862, antes do tratado entre Suíça e França entrar em vigor. Créditos: Dailymail

A história do Hotel Arbez

O edifício que hoje abriga o Hotel Arbrez foi construído em 1863, quando França e Suíça assinaram um tratado para modificar a fronteira entre os dois países.

Antes do acordo entrar em vigor, um empreendedor suíço chamado Alphonse Ponthus teve a grande ideia de construir uma propriedade que se dividisse entre os dois lados da nova fronteira. Ele abriu um pequeno mercado no lado suíço e um bar na parte francesa.

Apenas em 1921 o estabelecimento foi comprado por Jules Joseph Arbez, que transformou-o no hotel que vemos hoje.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

Abrigo durante a II Guerra Mundial

Segundo o site Condé Nast Traveler, durante a II Guerra Mundial o segundo andar da hospedaria serviu de abrigo para judeus que fugiam das tropas nazistas. Isso porque parte do hotel estava localizada em território da Suíça, que manteve uma postura de neutralidade durante o conflito.

Atualmente, a estalagem é refúgio de turistas que esquiam nas montanhas nevadas das redondezas. As paredes de madeira e os tecidos escuros criam uma atmosfera aconchegante, mas não espere por muito luxo. O mobiliário é simples, mas as instalações são limpas e bem cuidadas.

Já pensou em quantas histórias já se passaram nesse lugar?

Créditos da imagem de capa: Denis Balibouse / Fonte: Reuters

De malas prontas para Suíça e França?

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Ou então aprenda aqui a contratar um seguro viagem.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o euro e o real é de 1 EUR para 3,3660 BRL, já a proporção entre o franco suíço e o real é de 1 CHF para 3,1443 BRL. Você pode simular o valor que deseja converter com os preços das casas de câmbio clicando aqui.

Sobre Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.