Os abrigos secretos de Milão

As cidades estão cheias de detalhes que nós, na correria do dia a dia, nunca notamos, sobretudo depois do advento dos smartphones, que roubam toda nossa atenção.

O artista italiano Biancoshock se aproveitou de um desses espaços menosprezados para criar a sua mais recente intervenção urbana a qual batizou de “Boderlife“. Neste projeto, ele criou três tipos de instalações reproduzindo espaços domésticos em bueiros desativados no distrito de Lodi, em Milão, na Itália.

Como de praxe, a intervenção tem como objetivo reabilitar ou dar novas funções a espaços sem uso e, muitas vezes, tratar de maneira impactante questões sociais de visual. Neste caso, Biancoshock dá um novo significado às caixas de esgoto no meio da rua para lembrar a todos que milhares de pessoas não têm onde morar e acabam se abrigando em lugares degradantes, citando as mais de 600 pessoas que vivem nos canais de esgoto em Bucareste, na Romênia.

Sala em miniatura em um bueiro no distrito de Lodi, em Milão, na Itália

Sala em miniatura em um bueiro no distrito de Lodi, em Milão, na Itália. Créditos: Biancoshock

Cozinha montada em um bueiro no bairro de Lodi, em Milão, na Itália

Cozinha montada em um bueiro no bairro de Lodi, em Milão, na Itália. Créditos: Biancoshock

Banheiro reproduzido em um bueiro de Lodi, distrito de Milão, na Itália

Banheiro reproduzido em um bueiro de Lodi, distrito de Milão, na Itália. Créditos: Biancoshock

Um dos cômodos representa um sala com uma reprodução da tão famosa obra renascentista de Rafael Sanzio com dois anjos. O outro trata-se de uma perfeita cozinha com utensílios em miniaturas. O terceiro, por sua vez, é um banheiro com ducha e toalha. Pelo tamanho, podemos observar que trata-se apenas de reproduções, inviáveis para uso real.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

As obras podem ser vistas em Lodi, a 14 minutos de metrô saindo do centro de Milão. Gostou?

Onde se hospedar em Milão

Vai passar alguns dias na cidade e precisa de um lugar para ficar? Indicamos o Central Hostel Milano pela sua localização privilegiada, a menos de 10 minutos de caminhada da estação Milano Centrale, de onde chegam e saem trens de partes da Itália e de outros países da Europa, além do metrô que liga aos principais pontos turísticos de Milão.

Para mais, as camas são muito confortáveis, a cozinha é bem equipada, o banheiro compartilhado recebe manutenção constante para se manter limpo e todos os cômodos recebem sinal wi-fi, inclusive na área de convivência. Reserve com antecedência, pois nesse hostel as vagas se esgotam rápido. 

Central Hostel Milano

Via Andrea Doria 44

O Central Hostel Milano, localizado próximo da Estação de Metro de Loreto, está situado a 10 minutos a pé da Estação Central de Milão. Disponibiliza quartos e dormitórios modernos, acesso Wi-Fi gratuito e salões partilhados com comodidades de...

Verificar disponibilidade

Descrição obtida de Booking

O Central Hostel Milano, localizado próximo da Estação de Metro de Loreto, está situado a 10 minutos a pé da Estação Central de Milão. Disponibiliza quartos e dormitórios modernos, acesso Wi-Fi gratuito e salões partilhados com comodidades de...

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Créditos da imagem de capa: Biancoshock

De malas prontas para Milão?

Em Milão, nossa sugestão de hospedagem é o Central Hostel Milano.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Ou então aprenda aqui a contratar um seguro viagem.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o euro e o real é de 1 EUR para 3,3811 BRL. Você pode simular o valor que deseja converter com os preços das casas de câmbio clicando aqui.

Sobre Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.