Road trip no Brasil: 5 roteiros fantásticos

Hoje o assunto é road trip! Mas um pouco diferente da abordagem que tenho dado nos últimos artigos dessa categoria. Por quê? Pois falarei do que o Brasil tem de bom a oferecer quando o assunto é meter o pé na estrada.

Quem mora em nosso país sabe das dificuldades as quais os motoristas que circulam por nossas estradas enfrentam. Dificilmente uma rodovia não administrada pela iniciativa privada apresenta boa qualidade. Mas quem é que disse que pra se fazer uma road trip é necessário um tapete semelhante aos que já apresentei aqui pra vocês em posts passados?

Uma road trip tem que ter a essência de aventura, e isso significa enfrentar qualquer desafio imposto pelo percurso. Em alguns casos, quando você tem um jipe, por exemplo, as adversidades das estradas podem ser um tempero a mais.

Então vamos lá. Apresento a vocês agora cinco fantásticos cenários para uma road trip brasileira. Ao final desta lista, deixo um espaço para comentários. Seria muito bom se vocês pudessem contar algumas de suas experiências em nossas estradas. Quem sabe sua história possa vir a se tornar um artigo no futuro como aconteceu com a viagem de Rafael Barletta pela Estrada Real?

1 Parque das Emas

Ema

Ema. Créditos: fanfamauricio / Fonte: Flickr

O Parque das Emas pode ser considerado um verdadeiro safari com 400 km de estradas no cerrado brasileiro. Na verdade pode-se chamar de uma road trip com um adicional que são as espécies de animais encontradas pelo caminho.

Só não vá acelerar seu veículo como se você estivesse numa rodovia! Os animais estarão por toda a parte, inclusive no meio das estradas. Ótimo roteiro para uma road trip com a família.

2 BR-319

BR-319

BR-319. Créditos: Ben Sutherland / Fonte: Flickr

A estrada para guerreiros! Construída durante o regime militar, a BR-319 possui pouco mais de 880 km de muitos buracos, trechos abandonados e chegou a ser considerada intransponível na prática. Por não ser utilizada por ônibus, caminhões e carros de passeio, ela se tornou o destino de muitos aventureiros que desejam conhecer os estados Amazonas e Rondônia.

Nem pense em longas retas com alta velocidade caso você escolha a BR-319. Procure saber mais a respeito de suas condições antes de tomá-la como destino.

Caso você more bem longe desses estados, estará perdoado se pegar um avião para Manaus ou para Porto Velho e de lá alugar um carro.

3 Transamazônica, Brasil

Transamazônica, estrada perfeita para uma road trip

Transamazônica, estrada perfeita para uma road trip. Créditos: Haka´s photos / Fonte: Flickr

Depois de gastar toda sua energia na BR-319, se você desejar estender um pouco sua estadia pelos estados do Norte brasileiro, a Transamazônica é uma ótima escolha pra um bonus track em sua road trip. São 4.000 km de extensão com trechos asfaltados e trechos na terra.

Encontros com vaqueiros e milhares de cabeças de gado sendo conduzidas por quilômetros e quilômetros da estrada serão comuns, o que enriquece culturalmente o passeio.

A propósito, você já parou pra pensar que às vezes olhamos demais para a costa leste brasileira e nos esquecemos de que o Norte é riquíssimo em natureza e cultura? Você pode presenciar somente estando ali, seja no seu carro, seja em sua motocicleta, seja em qualquer veículo terrestre.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

4 Estrada do Pacífico que liga o Brasil ao Peru

Estrada do Pacífico que liga o Brasil ao Peru

Estrada do Pacífico que liga o Brasil ao Peru. Créditos: Lukaskk / Fonte: Wikipedia

Agora você me pergunta: Vamos sair um pouco do Norte? A resposta é não! Se você resolver dar um pulinho até o Acre, poderá realizar o percurso pela Estrada do Pacífico, que liga o Brasil ao oceano, passando pelo Peru. Diferente das duas outras estradas que citei por último, esta é completamente asfaltada e sua road trip poderá ser feita em um carro de passeio.

É uma ótima oportunidade de conhecer mais culturas, visto que você estará saindo do Brasil.

5 Estrada Real

Estrada Real

Estrada Real. Créditos: Chico.Ferreira / Fonte: Flickr

Agora sim você pode deixar a região Norte do Brasil e dar um pulo no Sudeste pra conhecer uma das estradas mais tradicionais de nosso país: a Estrada Real. Pra quem acha que ela se trata apenas de uma estrada, está enganado. Existem diversos circuitos que você poderá montar já que Estrada Real era um nome dado a qualquer via terrestre utilizada para exploração econômica durante o Brasil Colônia (Fonte: Wikipedia).

A Estrada Real atravessa muitos municípios do interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e pode ser percorrida por grupos de amigos, casais em lua-de-mel e até mesmo famílias, dada a diversidade cultural encontrada no caminho. Além disso, a gastronomia é levada a sério e você se sentirá como se estivesse comendo a melhor comida caseira do mundo. Sem contar as cachaças artesanais que você provavelmente provará em todos os cantos desse trajeto (exceto se você for o motorista!).

A propósito, há pouco tempo um dos escritores do Viajei Bonito, Rafael Barletta, percorreu o trecho Congonhas/MG – Paraty/RJ de bicicleta e contou os capítulos dessa jornada em artigos fantásticos. Leia o Rafael Barletta pela Estrada Real e nele você encontrará os links para os próximos dias.

Road trip não é coisa de gringo

Espero que tenha conseguido passar a você que road trip não é só coisa de filme gringo. Ela não precisa ser feita em uma estrada texana no meio do deserto como geralmente imaginamos. Tendo uma estrada, boas companhias, tempo e disposição, é possível aproveitar o que o nosso país tem a oferecer.

Boa jornada, boa road trip! Nos vemos em um próximo post.

Prepare-se para sua viagem

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF.

Já pensou em cair na estrada sem saber o destino? Conheça a ferramenta que monta um roteiro personalizado pra você com apenas algumas perguntas. A melhor parte: sua viagem já está marcada e é tudo surpresa! Basta preparar as malas e aproveitar!

Mesmo sem a obrigatoriedade de contratar um seguro viagem ao viajar pelo Brasil, é altamente recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá. Créditos da imagem de capa: Gisele Rocha
  • VIVIANE CARNEIRO

    Que demais esse post!!! Adoro fazer road trips. Sugestões anotadas.

  • Que bom, Viviane! Se fizer algum dos roteiros conte pra gente o que achou!