Seguro viagem para a Ásia não é obrigatório, mas é essencial

O continente asiático é a casa de alguns destinos muito procurados, como Japão, China, Coreia do Sul, parte da Rússia, Índia e a Tailândia. O seguro viagem para a Ásia não é obrigatório na entrada dos países do continente, mas como se tratam de lugares distantes e culturalmente diferentes, algumas dificuldades e problemas podem surgir e ter uma apólice contratada de seguro pode salvar a sua vida.

Antes de apresentarmos aqui alguns motivos para você fazer o seu seguro viagem, convidamos vocês a lerem os outros artigos que escrevemos sobre o tema: Preciso contratar um seguro viagem para a América do Sul? e Seguro Viagem para a Copa do Mundo 2018 na Rússia.

Comidas exóticas

Na Tailândia não há problema em mostrar os ombros na rua, fora dos templos

Gisele experimentando comidas de rua na Khao San Road, Bangkok, Tailândia. Créditos: Adriano Castro

Para quem gosta de experimentar a culinária local, a Ásia pode ser um prato cheio. Algumas comidas são muito diferentes das que estamos acostumados, outras muito temperadas, como no caso da culinária indiana. Toda essa mistura de novos sabores e temperos pode não cair muito bem em alguns estômagos e muita gente acaba precisando de auxílio médico. Quando o Viajei Bonito esteve na Tailândia, eles aproveitaram alguns quitutes locais na Khao San Road. Resultado? Poucos dias depois a Gisele teve intoxicação alimentar. Se jogue nas comidinhas, mas esteja preparado caso precise visitar um médico.

Fenômenos climáticos

Chuva forte que pegamos nas Selangor, em Kuala Lumpur, Malásia

Chuva forte que pegamos nas Selangor, em Selangor, Malásia. Créditos: Gisele Rocha

A Ásia costuma ser atingida por alguns fenômenos climáticos. O mais comum deles são as monções no sudeste do continente. As tempestades costumam causar estragos por lá e, para piorar, acontecem em épocas diferentes em cada país. No artigo Monções asiáticas podem atrapalhar a sua viagem, contamos um pouco sobre quando e onde acontecem essas tempestades. Mas, se por acaso, você for pego de surpresa, o seguro viagem pode ser um grande aliado.

Graças às intervenções humanas e a produção industrial gigante, infelizmente é comum na China que a poluição cause problemas de saúde nos habitantes e também nos turistas. Em dezembro de 2016, por exemplo, 21 cidades chinesas, incluindo a capital Pequim, estavam em estado vermelho por causa da poluição. Além de problemas de saúde, o excesso de poluição e baixa visibilidade também podem cancelar voos, te deixando bem preocupado em como retornar para o Brasil. Com o seguro viagem esse tipo de adversidade fica menos problemática e a apólice pode cobrir problemas desse tipo.

Não faz ideia de como contratar um seguro viagem? Temos aqui no Viajei Bonito uma passo a passo bonitinho sobre como contratar o seguro, como comparar os planos disponíveis e também sobre como analisar e entender a sua apólice.

Furtos

Apesar de ser um continente fantástico, tecnológico e com uma cultural incrível, boa parte da Ásia ainda sofre com os mesmos problemas que aqui na América Latina, como furtos e roubos a pedestres. Então recomendamos atenção, principalmente nos pontos turísticos mais movimentados e nas cidades mais populosas. De acordo com a Seguros Promo, nenhum seguro possui cobertura contra assalto. De qualquer forma, a seguradora pode auxiliar e orientar o segurado em caso de perda e furto dos documentos, assim como participar nos contatos com os bancos durante o processo de cancelamento dos cartões de crédito e até mesmo orientar a respeito da retirada de um novo passaporte.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

Doenças tropicais

O sudeste asiático sofre como algumas doenças tropicais, como aqui no Brasil. Dengue e malária são alguns desses exemplos. Se o repelente não der conta e um daqueles mosquitinhos te picar e você contrair alguma doença, o seguro viagem vai te deixar muito mais tranquilo para procurar ajudar médica. A gente sabe que a dengue não é uma das doenças mais agradáveis e os sintomas são bem pesados. Imagina que se além de ter febre e mal-estar, você ainda tiver que se preocupar desesperadamente em como conseguir auxílio médico?

Acidentes em geral

Em todo canto do continente asiático existe uma atração turística diferente. Praias paradisíacas, esportes radicais, montanhismo, cidades populosas. Tudo isso pode ocasionar algum tipo de acidente, dos mais leves aos mais graves. Se machucou? Não preocupa que o seguro viagem vai cobrir esse imprevisto e você não gastará nem um dinheiro a mais com isso.

Escalas e mais escalas

Decolagem de um Air Asia

Decolagem de um Air Asia. Créditos: Roderick Eime / Fonte: Flickr

As viagens para a Ásia são longas e por isso é comum que os voos tenham muitas escalas. Tudo isso aumenta ainda mais o risco de extravio de bagagem, atrasos e cancelamentos de voos. O seguro viagem cobre todos esses imprevistos, garantindo que você não gaste uma pequena fortuna com novas passagens, por exemplo.

No caso da bagagem, lembre-se de conferir se sua apólice cobre roubo ou danos às malas. Pode ser que ela cubra apenas quando a bagagem é declarada como perdida.

Outras vantagens

O seguro viagem também te tranquiliza em alguns outros aspectos como repatriações e assistências jurídicas. Por mais que seja horrível pensar em problemas ao viajar, a gente nunca sabe os imprevistos que podem aparecer. Estar segurado em um país que não é o seu é ter a certeza que caso haja problema, a dor de cabeça vai ser bem menor.

Se você é daqueles que faz mais de uma viagem internacional por ano, nossa dica é contratar o seguro viagem anual. No artigo Seguro Viagem que vale o ano todo contamos porque esse tipo de modalidade de contratação vale muito a pena.

Nosso cupom de desconto

O Viajei Bonito, em parceira com a Seguros Promo, oferece um cupom de descontos.

VIAJEIBONITO5

Além de ser nossa parceira de descontos, toda vez que você contrata um plano usando o nosso cupom, nós ganhamos uma comissão. O melhor de tudo é que você não paga nada a mais por isso, recebe um desconto ao utilizar nosso cupom e ainda ajuda nosso blog a continuar trabalhando em prol de sua viagem.

Se você ainda tem alguma dúvida ou alguma história sobre viagens e seguro, deixe seu comentário!

Até o próximo artigo!

Prepare-se para sua viagem

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF.

Comidas exóticas, fenômenos climáticos e furtos: veja alguns dos motivos pelos quais recomendamos o seguro viagem para os países da Ásia. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Iracema Martins

Jornalista por formação e vocação, adora viajar e adora mais ainda viajar pelas páginas dos livros. Ama museus e se pudesse vivia dentro de um. Créditos da imagem de capa: Bart Nedelman / Fonte: Pixabay