Tudo que você precisa saber antes de viajar com seu animal de estimação

Se você não está a fim de desembolsar dinheiro para pagar um hotel para seu pet ou de deixá-lo com outra pessoa, esse texto do Viajei Bonito vai te passar todas as informações que você precisa saber antes de viajar de avião com seu animal de estimação.

Pedimos algumas dicas para a Hanna e o Carlos, que completaram um ano de casados e resolveram adotar um bichinho de estimação: a Bella. O Carlos é professor e a Hanna estuda, logo, com as idas e vindas a congressos, a Bella não pode ficar sozinha.

Hanna, Carlos passam as informações sobre como viajam com seu animal de estimação a gatinha Bella

Hanna, Carlos passam as informações sobre como viajam com seu animal de estimação a gatinha Bella . Créditos: Hanna Beer / arquivo pessoal

Hanna conta que por morarem a pouco tempo em Florianópolis – SC não se sentem à vontade em deixar seu pet em um hotel para animais, isso por que além de caros ela não confia deixar a Bella em um local que não conhece bem, já que, como ela diz, a gata é parte da família.

A estudante explica que é sempre bom viajar com alguma alimentação para o animal, ração, petiscos e água. Ressalta, também, a importância de o animal estar devidamente vermifugado e vacinado. Quanto ao comportamento do animalzinho, ela conta que Bella fica um pouco agitada, pois a viagem é novidade, mas logo volta ao normal e não dá trabalho nenhum. Como todos nós, quando a Bella retorna para casa se sente mais à vontade, diz Hanna.

Os pais da gata Bella aprenderam a viajar com o animal de estimação.

Os pais da gata Bella aprenderam a viajar com o animal de estimação. Créditos: Hanna Beer / arquivo pessoal

É possível embarcar com seu animal de estimação nas principais companhias aéreas do Brasil, porém cada uma tem sua própria política de voo. Primeiramente só cães e gatos podem embarcar, outro bichinho não é permitido. O animal deve ser devidamente transportado em um kennel, uma espécie de casinha com grade.

Kennel para transporte de animais em aviões.

Kennel para transporte de animais em aviões. Créditos: Diário de Pernambuco

Além do mais, só poderão viajar animais com no mínimo quatro meses de vida. A GOL e a TAM exigem o comprovante de vacina contra raiva com no mínimo 30 dias e no máximo um ano desde que o animal foi vacinado. Pede-se, também, o atestado de saúde do pet. É importante ressaltar que até 10 kg (incluindo o kennel) o animal pode ser transportando na cabine, debaixo do assento da frente do passageiro. Pela AZUL o peso máximo é de 5 kg e embalagens de madeira, palha ou malas flexíveis que não sejam de material impermeável não são aceitas.

A TAM não permite o transporte de cadelas/gatas prenhas ou que tenham tido os filhotinhos nas últimas 48 horas. Cadelinhas e gatinhas no cio devem viajar com material absorvente como jornal e serragem.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

Se você gostou da ideia de voar com seu bichinho de estimação, vamos aos preços!

TAM e GOL: 200 reais por cada trecho para animais que forem ser transportados na cabine. Caso o animal vá no compartimento de carga o valor do serviço é de 90 reais + kg do animais. Lembrando que o preço para o compartimento de carga varia conforme o destino. Os valores são pagos na hora do embarque. É importante ligar antes para conferir se há vaga para seu pet, pois há um número máximo de animais por voo.

Azul: 200 reais por cada trecho para animais que forem ser transportados na cabine. O compartimento de carga não pode transportar pets.

As informações foram obtidas pelas centrais de vendas das companhias aéreas.

GOL: 0300 115 2121

TAM: 0300 777 2000

AZUL: 0800 887 111

Caso esteja interessado em outros detalhes, entre em contato com a companhia aérea desejada!

Boa viagem!

Prepare-se para sua viagem

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF.

Mesmo sem a obrigatoriedade de contratar um seguro viagem ao viajar pelo Brasil, é altamente recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Luana Alencar

Luana Alencar, jornalista pela UFJF, apaixonada por livros, violão e viagens. Morou dois meses no Peru, ensinando adolescentes sobre consciência ecológica. Créditos da imagem de capa: