As melhores cidades para observar o céu estrelado no Brasil

Lugares para ver o céu estrelado no Brasil

Não é preciso cruzar o oceano e pousar nos países nórdicos para observar um céu bonito e estrelado. É possível apreciar as mais belas constelações de algumas cidades aqui do Brasil. Nosso país pode não garantir o espetáculo de cores característico da Aurora Boreal, mas também garante um verdadeiro espetáculo astronômico. 

Para isso você vai precisar fugir de:

  • grandes cidades por conta da alta intensidade de luz artificial;
  • cidades litorâneas por conta da quantidade de nuvens;
  • locais com muita poluição;
  • previsões do tempo com chuva.

Quer conhecer os melhores destinos para se mandar com seu telescópio? Arrume sua mochila e vem com a gente!

Lugares para ver o céu estrelado no Brasil
Lugares para ver o céu estrelado no Brasil. Créditos: Antonino Visalli / Fonte: Unsplash

1 Nova Friburgo, Rio de Janeiro

A cerca de 140 km da capital do estado, essa é umas cidades mais indicados pelo Observatório Nacional para ver as estrelas. Isso porque existem muitos pontos altos no município, já que é bastante montanhosa, com pouca luz e poluição.

2 Alto Paraíso de Goiás, Goiás 

Alto Paraíso de Goiás é um local tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Se você quer explorar a natureza, não pode deixar esse destino de lado. A cidade fica a 1.232 metros de altitude e exibe um céu espetacular. Lá você ainda pode fazer trilhas, se banhar em cachoeiras e muito mais.

3 São Thomé das Letras, Minas Gerais

Um destino místico que é conhecido por suas histórias relacionadas aos extraterrestres e naves espaciais. De São Thomé das Letras é possível avistar um lindo céu estrelado, já que a cidade fica a 1.318 metros de altitude. Se você ama um mistério, com certeza vai adorar esse lugar.

4 São Francisco Xavier, São Paulo

São Francisco Xavier é uma cidade pacata e serrana a 150 km de São Paulo. Na cidade existem alguns mirantes para observar a cidade e também o céu. É um local cercado de natureza a 720 metros de altitude. 

5 Lençóis, Bahia

Um destino para quem gosta de trilhas e aventuras, Lençóis esconde lindas belezas naturais – como o Poço Azul e o Poço Encantado. De lá, o céu é muito estrelado e há bastante infraestrutura no local para todos os tipos de viajante. 

📸 Antes de continuar a leitura, que tal ver algumas fotos do Viajei Bonito no Instagram?

3 dicas simples para aproveitar melhor a experiência

Equipamentos: Você pode apreciar as estrelas a olho nu, mas é com um telescópio que poderá ter precisão nos detalhes. Telescópios são indicados para profissionais ou quem já tem uma certa experiência, se você é um amador, comece com um binóculos. 

Clima: O inverno é a melhor estação para ver as estrelas, especialmente em dias frios e secos, já que o céu fica mais limpo. Dê preferência para locais de maior altitude. 

Profissional: Se você é amador, que tal se inscrever em um desses pacotes com guia para tirar o melhor proveito dessa experiência. Astrônomos vão te ajudar a identificar as constelações e ver até mesmo alguns planetas. 

Agora é só fazer arrumas as coisas e seguir viagem!

As melhores cidades para observar o céu estrelado no Brasil

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo