Como ganhar dinheiro com o Airbnb

Tem um quarto vago em sua casa? Talvez um sofá-cama sem muita utilidade na sala? Pois saiba que você pode alugá-lo e ganhar dinheiro com o Airbnb. Para quem ainda não conhece ou não sabe como funciona, o Airbnb é uma plataforma colaborativa na qual algumas pessoas buscam por locais para se hospedar e outras oferecem locais de estadia. A grande vantagem é que o viajante paga mais barato, enquanto o anfitrião embolsa uma graninha extra. Existem algumas maneiras de ganhar dinheiro com o Airbnb e nem todas envolvem um imóvel: você pode ser um anfitrião, oferecer um espaço, criar uma experiência ou indicar amigos, modalidade na qual você não obtém lucros, mas ganha créditos de viagem.

O site funciona como uma espécie de intermediário entre o viajante e o anfitrião. Assim as pessoas podem oferecer o espaço que tem disponível, seja ele um chalé nas montanhas, um quarto no centro da cidade ou seu próprio apartamento e os turistas escolhem a oferta que melhor se encaixa no perfil da viagem. Para isso é preciso ser desapegado e ter em mente que os hóspedes irão usar seu chuveiro, sua cozinha e até a sua cama.

Da mesma forma, é válido lembrar que além de lucrar com isso, existem outros benefícios como conhecer gente nova, trocar experiências e, em alguns casos, até aprender outro idioma. Conheça melhor a plataforma que já é sucesso no mundo todo e vem conquistando cada vez mais os brasileiros e aprenda como ganhar dinheiro com o Airbnb.

Para te dar um empurrãozinho inicial, se inscreva no Airbnb através do nosso link e ganhe R$100 de desconto na sua primeira estadia. Agora que você já deve estar mais empolgado, vamos ensinar algumas maneiras de conseguir uma grana extra por intermédio do site.

Como ganhar dinheiro com o Airbnb

Como ganhar dinheiro com o Airbnb. Créditos: Photographee.eu / Fonte: Shutterstock

1 Sendo um anfitrião

A forma mais conhecida de ganhar dinheiro com o Airbnb é sendo um anfitrião, isto é, você recebe a pessoa em sua residência seja para ficar em um quarto individual, dividir um quarto com você ou até mesmo usar a casa (ou apartamento) inteiro. Para isso é preciso fazer um cadastro no Airbnb e montar uma página (chama de anúncio) do local oferecido para estadia. Neste cadastro é possível definir as datas em que o imóvel estará disponível, as regras para os hóspedes (afinal, a casa é sua) e o valor do aluguel. Se você não sabe quanto cobrar, o Airbnb te ajuda: existe uma aba que mostra um mapa com seus concorrentes na região, assim, você pode usar seus vizinhos como referência na hora de definir o preço.

Depois de anunciar seu espaço é só aguardar a confirmação de reserva. O anúncio no site é gratuito, porém é cobrada uma taxa de serviço de 3% em cada reserva. E para garantir ainda mais a segurança e seriedade da plataforma, o Airbnb oferece aos anfitriões uma espécie de seguro em caso de danos acidentais, a chamada Garantia ao Anfitrião, desta forma seus bens e sua residência estarão protegidos. A comunicação com o hóspede pode ser feita através de mensagem por meio do aplicativo do Airbnb e lá você pode explicar qual é o esquema da casa e combinar como será feita a entrega das chaves.

Para garantir que seus hóspedes saiam satisfeitos e encham a sua página de recomendações positivas, leia as dicas do blog Pequenos Monstros de como ter o apartamento perfeito pra alugar no Airbnb.

2 Oferecendo um espaço

Quer disponibilizar seu imóvel, mas sem ter que fazer as ‘honras da casa’? O ideal é escolher esta categoria que, apesar de muito parecida com a anterior, tem um detalhe que faz toda diferença: um Anfitrião Experiente. Além de saberem exatamente o que os hóspedes precisam, os co-anfitriões é que cuidarão de toda a logística da hospedagem, assim, você não precisará ficar preocupado com horário de chegada e de partida, toalhas, roupas de cama, limpeza e entrega das chaves. Outro ponto importante é que com ele por perto fica mais fácil dar assistência aos visitantes caso eles necessitem. Tudo isso irá aumentar suas chances de ser bem avaliado e, consequentemente, mais requisitado, ampliando seus ganhos.

Para solicitar um Anfitrião Experiente é preciso criar um pedido na plataforma, explicando qual tipo de ajuda você precisa para que eles localizem quais anfitriões estão por perto e melhor se encaixam nas características descritas. Depois é só aguardar os orçamentos dos interessados e escolher. O co-anfitrião selecionado será incluído em seu anúncio. As taxas do Anfitrião Experiente variam entre 10% e 20% dos rendimentos de cada reserva. Para te deixar mais tranquilo, o Airbnb oferece Garantia ao Anfitrião para danos e acidentes e ainda o Seguro de Proteção ao Anfitrião, que isenta você, dono do imóvel, de qualquer responsabilidade civil no caso dos seus hóspedes se machucarem.

Siga nossa página no Facebook

3 Criando experiências

Se você não estiver a fim de receber outras pessoas em sua casa, você pode ganhar dinheiro no Airbnb oferecendo experiências aos viajantes, como uma espécie de guia turístico. Pode ser um passeio exótico, um giro gastronômico ou uma volta pela cidade. Sua cidade não tem muita coisa para fazer? Use a criatividade! Vale mostrar artistas locais, fazer uma caminhada até uma bela paisagem, criar uma oficina para ensinar alguma habilidade que você tenha ou até mesmo apresentar a cultura e história local.

A experiência pode ser em grupo ou individual, o que importa mesmo, como o próprio nome diz, é a experiência que os visitantes levarão com eles. Tudo é possível desde que sejam atividades que os turistas não conseguiriam fazer por conta própria e que sejam exclusivas para usuários do Airbnb. O site possui uma política bem rigorosa dos padrões de qualidade que as Experiências devem seguir. Clique aqui para saber as regras.

Outra questão relevante é a responsabilidade e pontualidade do anfitrião. Após reservarem uma Experiência, os visitantes criam expectativas, por isso deixe sempre o cadastro de sua atividade atualizado com horários disponíveis e a descrição do evento. Lembre-se que você será avaliado, então, tente ao máximo não cancelar nenhuma Experiência de última hora.

Para se tornar um anfitrião de Experiências, basta pensar numa atividade bem bacana para ser feita onde você mora e enviar para a equipe do Airbnb. Eles irão avaliar sua ideia e verificar se encaixa nos padrões pedidos. Caso sua oferta seja aceita, ela será publicada e aí basta acompanhar tudo pelo aplicativo.

Ganhe dinheiro no Airbnb oferecendo experiências para viajantes

Ganhe dinheiro no Airbnb oferecendo experiências para viajantes. Créditos: Clem Onojeghuo / Fonte: Unsplash

4 Oferecendo créditos de viagem

Para quem não quer ser um anfitrião, mas sim um hóspede, o Airbnb oferece a opção de Crédito de Viagem para os usuários. Assim, ao indicar um amigo, você e ele recebem descontos ao se hospedarem. São R$100 de descontos que você só consegue ao se cadastrar com um link específico, como este aqui.

Para ganhar indicar amigos, é só acessar a página de convite do site e enviar para eles o link gerado. Os bônus caem para você quando eles fizerem a primeira reserva válida através do seu link. Ah! Você também ganha descontos toda vez que seu amigo for um anfitrião. Na área Convidar Amigos do seu painel do Airbnb você pode acompanhar todas as indicações. Os créditos são válidos por um ano e só podem ser usados uma vez.

Quer levantar mais uma grana? Confira nossas dicas para economizar durante qualquer viagem!

O Airbnb é confiável?

Muito! Antes mesmo de validarem o cadastro de qualquer usuário eles verificam os dados e a identidade, para que não haja problemas posteriores. Se você tem receio em relação aos pagamentos, o Airbnb cuida de tudo para que você não tenha que cobrar o hóspede ou lidar com dinheiro. É simples: os hóspedes são cobrados antes de chegarem ao destino e os anfitriões recebem 24 horas após o check-in do turista. As formas de recebimento incluem transferência, Paypal ou depósito direto.

Outra ferramenta importante para a validação e transparência da plataforma é a avaliação que tanto hóspedes quanto anfitriões podem fazer após a estadia ou experiência vivida, através dos comentários no perfil, formando uma espécie de reputação daquele usuário. A dica é: quanto melhor a pessoa é recebida, melhor será sua avaliação.

Se você já alugou um espaço? Já se hospedou? Conte pra gente como foi essa experiência. Se ainda não fez seu cadastro, tá esperando o que pra começar a ganhar dinheiro com o Airbnb e fazer novos amigos?!

Prepare-se para sua viagem

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Créditos da imagem de capa: Photographee.eu / Fonte: Shutterstock