Como proceder em casos de atentados terroristas

Os atentados terroristas ocorridos nos últimos meses colocam o mundo inteiro em estado de alerta. Em um curto período de menos de um ano, grandes centros turísticos foram bombardeados, entre eles Paris, Bruxelas, Istambul, Orlando e Nice, sempre em lugares com grande circulação de pessoas.

Com a aproximação das Olimpíadas, o Brasil alcançou grande visibilidade internacional e, por isso, seria um possível alvo de ataques terroristas. Afinal, o evento reunirá 11 mil atletas, 70 mil voluntários, 30 mil jornalistas, milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, além de autoridades e figuras públicas de diversos países.

A primeira ameaça de ataques terroristas durante as Olimpíadas veio por parte do grupo autodenominado Estado Islâmico aconteceu ainda no ano passado, através do Twitter. Já nesta semana, foi divulgado um “manual” para ataques terroristas nos Jogos Olímpicos, com técnicas e cronogramas para as ações. E hoje a Polícia Federal prendeu um grupo suspeito de planejar atos de terrorismo durante o evento.

"Vocês são nosso próximo alvo, podemos atacar este país de merda", diz a ameaça feita no Twitter ainda no ano passado

“Vocês são nosso próximo alvo, podemos atacar este país de merda”, diz a ameaça feita no Twitter ainda no ano passado. Créditos: redesuldenoticias / Fonte: Twitter

Para ler em seguida

Para entrar na Europa é obrigatório o seguro viagem?

Descubra quanto custa viajar para Bruxelas, Paris e Rio de Janeiro

Plano de combate ao terrorismo no Brasil

Unidades táticas da polícia e do exército brasileiro estão passando por treinamentos na cidade do Rio de Janeiro, onde as Olimpíadas acontecerão entre os dias 5 e 21 de agosto e, posteriormente, as Paraolimpíadas, entre os dias 7 e 18 de setembro. Ao todo, serão mais de mais de 85 mil agentes – sendo 47 mil de segurança, defesa civil e ordenamento urbano e 38 mil das Forças Armadas.

As equipes passam por preparação para aperfeiçoar as habilidades em primeiros socorros. Também estão havendo treinamentos para lidar com ameaças explosivas, contaminação química, biológica e nuclear. Haverá ainda uma base de monitoramento por aeronaves e defesa antiaérea para rastrear ameaças de grandes proporções. O treinamento foi aplicado pelo Escritório de Assistência Antiterrorismo (ATA) da Secretaria de Segurança Diplomática do Departamento de Estado Americano.

Além de toda essa preparação, um Centro Integrado Antiterrorismo composto por representantes de diversas agências de inteligência estrangeiras está sendo criado para que o Brasil receba alertas contra possíveis ações extremistas o mais rápido possível.

Por fim, as equipes de combate ao terrorismo da Abin, do Exército e da Polícia Federal vão capacitar agentes de seguranças e de saúde, voluntários das Olimpíadas, além de integrantes da sociedade civil, como taxistas, guias turísticos e funcionários do transporte público para detectar ações suspeitas durante o evento.

Treinamento anti-terrorismo no metrô do Rio de Janeiro

Treinamento anti-terrorismo no metrô do Rio de Janeiro. Créditos: Ricardo Moraes / Reuters

Pontos mais visados no Rio de Janeiro

Tomando como base os ataques terroristas das últimas décadas, alguns pontos do Rio de Janeiro merecem atenção:

  • Aeroportos.
  • Estações e vagões do metrôs.
  • Ponte Rio-Niterói.
  • Maracanã.
  • Cristo Redentor (por ser um símbolo religioso e a principal atração turística da cidade).

Como proceder durante uma explosão

Aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, após as explosões causadas por grupos extremistas

Aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, após as explosões causadas por grupos extremistas. Créditos: Jef / Fonte: Reuters

Em caso de explosão, coloque-se de bruços imediatamente e vá em direção a um lugar seguro, sempre na horizontal, deslocando-se com a ponta dos pés e a ajuda dos braços. Mantenha a cabeça baixa, os olhos fechados e a boca aberta. Nessa posição, a onda de choque da explosão entra no organismo pelos pés e sobe pelo corpo, reduzindo o impacto.

Após as explosões, o calor e as altas temperaturas podem ocasionar incêndios, então saia de perto o mais rápido possível e proteja-se de possíveis quedas de escombros.

O que fazer em casos de ataques terroristas em estabelecimentos fechados

Além de explosões em lugares públicos, alguns atentados aconteceram em estabelecimentos comerciais, como em Paris e em Orlando. O National Counter Terrorism Security Office (NaCTSO) do Reino Unido publicou um guia com conselhos sobre o que fazer nesses casos.

Destacamos entre eles:

1. Fuja

Se suspeitar de qualquer atitude suspeita, fuja. Não tente entender se o que está acontecendo é uma simples briga ou um atentado terrorista. Saia o mais rápido possível e leve quem estiver com você. Não se preocupe com bens materiais, sua vida vale mais que qualquer coisa.

2. Se esconda

Se tentar correr e fugir pode colocar a sua vida ainda mais em risco, se esconda atrás de muros firmes ou em lugares de difícil acesso, bem longe da porta. Sair do campo de visão dos terroristas não significa que você esteja seguro. As balas podem atravessar vidros, tijolos, madeira e até metal.

Mantenha-se imóvel e em silêncio. Cuidado para o celular não tocar e chamar a atenção dos criminosos. Algumas das vítimas dos atentados de Paris e de Orlando conseguiram escapar fingindo-se de mortas.

3. Obedeça aos comandos da polícia

O NaCTSO aconselha que quando o estabelecimento já estiver cercado pela polícia, as pessoas saiam com as mãos pra cima, sem fazer movimentos bruscos que possam confundir os agentes. O organismo de segurança britânico reforça que durante a operação, a polícia poderá ter dificuldades para identificar quem é uma vítima desesperada e quem é o criminoso tentando escapar, então mantenha a calma quando eles fizerem perguntas ou até apontar-lhe uma arma.

Mantenha-se escondido e protegido até que a polícia autorize a evacuação do recinto. Se você tentar sair, poderá acabar atingido durante uma troca de tiros.

Primeiros socorros

Treinamento prático de ações de defesa contra ataque químico e neutralização de artefatos explosivos com foco nos Jogos Olímpicos

Treinamento prático de ações de defesa contra ataque químico e neutralização de artefatos explosivos com foco nos Jogos Olímpicos. Créditos: Omar Freire / Fonte: Imprensa MG

  • Se notar que alguém não está respirando, tente fazer a respiração boca-a-boca e deite-a de lado, delicadamente.
  • Em caso de hemorragia, tente estancá-la usando um pano limpo, isso se não houver objetos que possam atrapalhar a compressão ou que possam agravar o sangramento. Nunca faça torniquete e se houver algo encravado no corpo, não tente retirar sob hipótese alguma.
  • Nunca ofereça líquidos ou alimentos, pois poderá aumentar o risco de morte em caso de hemorragia interna. Espere pelo auxílio da equipe médica.
  • Só retire a pessoa do local caso ela esteja em perigo imediato, evitando agravar as lesões.
  • Caso remover alguma pessoa ferida, não corra e tente mantê-la em uma posição na qual não se mexa muito, para não agravar os ferimentos. Tente tranquilizá-la.
  • Se alguma pessoa não puder se mover, deixe-a na companhia de alguém tranquilo e seguro, comunicando a situação aos policiais, bombeiros, socorristas e paramédicos.
  • Avise sua família sobre a sua situação a fim de tranquilizá-los.
  • Em caso de atentado envolvendo vítimas brasileiras no exterior, a Embaixada ou o Consulado brasileiro mais próximo deve ser avisado.

Orientações do Itamaraty

Treinamento anti-terrorismo

Treinamento anti-terrorismo. Créditos: Israel Defense Forces / Fonte: Flickr

1. Fique sempre atento (a)

Esteja sempre alerta às instruções das autoridades locais e, caso não entenda, acompanhe a movimentação dos moradores.

Caso encontre alguma bolsa, mochila ou malas abandonadas, não toque nela. Saia de perto e reporte aos seguranças ou policiais que estejam por perto. Isso funciona para qualquer anormalidade que você perceber. Sempre comunique imediatamente às autoridades.

2. Não saia sem seus documentos

Tenha seus documentos sempre com você, incluindo carteira de identificação ou passaporte, tipo sanguíneo e telefones de terceiros para contato. Se for alérgico a algum tipo de remédio, é importante mencioná-los e manter a anotação junto aos documentos.

Se o país estiver em alto risco de terrorismo, é aconselhável manter um kit de primeiros socorros sempre à mão.

3. Permaneça em um lugar seguro

Em caso de alerta de bomba, seja por parte das autoridades ou de um cidadão comum, saia rapidamente para um lugar seguro e comunique as pessoas perto de você. Nunca encare um aviso de bombas como brincadeira, independente de quem quer que o tenha feito.

Se estiver em casa, corte o fornecimento de energia e gás para evitar explosões e incêndios.

4. Não se apavore

Se descontrolar vai acabar piorando as coisas. Causar uma histeria geral só atrapalha o plano de evacuação e coloca em risco a segurança de todos.

5. Não volte para o local do atentado

Ainda que algum parente ou amigo esteja na área atingida, não volte para lá, pois poderá acabar atrapalhando o fluxo de saída e o resgate das vítimas. Sem contar que fazendo isso você estará colocando a sua própria vida em risco.

6. Passe informações detalhadas para a polícia

Se o pior acontecer e você estiver em um lugar fechado, sem chances de sair, esconda-se e mantenha-se em silêncio. Se estiver em um lugar seguro onde possa fazer contato com a polícia, passe todas as informações, detalhando a localização dos suspeitos, onde você os viu pela última vez, quanto são, as roupas que estavam usando e até as armas que estão portando, caso você saiba. Outras informações, como número de vítimas, tipos de ferimentos e existência de reféns também poderão ser de grande ajuda.

7. Comunique-se

Entre em contato com pessoas próximas para avisar sobre a sua situação. Dê prioridade às redes sociais, pois as linhas precisam estar desocupadas para comunicações de extrema urgência.

Como agir em caso de ataques terrostistas no exterior

Antes de viajar, procure o endereço e telefone do Consulado Brasileiro mais próximo e mantenha essas informações em lugar de fácil acesso. Celulares e outros dispositivos eletrônicos podem não ser boas opções, visto que podem descarregar.

Procure um centro de acolhimento para assim permanecer protegido enquanto tenta se comunicar com familiares, amigos e pessoas que porventura estejam viajando com você.

Em caso de emergência, é possível passar e solicitar informações via telefone para o Núcleo de Assistência a Brasileiros no Exterior, localizado em Brasília: (61) 2030-8804, (61) 2030-8805 e (61) 8197-2284. Use esses números apenas em ocasiões emergenciais para não ocupar as linhas. Antes de recorrer a eles, tente se comunicar com seus familiares e amigos através de seus telefones particulares e redes sociais.

Veja aqui a lista de Consulados Brasileiros e suas respectivas informações.

Esperamos que nenhum de nós passe por situação semelhante. Que a nossa segurança esteja sempre em primeiro lugar, seja durante as Olimpíadas no Rio ou em uma viagem no exterior.

Se você gostou do artigo, que tal curtir nossa página no Facebook?

Prepare-se para sua viagem

Em Rio de Janeiro, nossa sugestão de hospedagem é o Copacabana Hostel. Já em Paris, recomendamos o Appi Hotel. Em Bruxelas, nossa recomendação é o Marivaux Hotel. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostel World.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Economico em Rio de Janeiro é de aproximadamente R$60,00 por diária pela Foco (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet. Compare preços para Paris e Bruxelas.

O TOEFL é o mais reconhecido teste de língua inglesa no mundo e mais de 9000 instituições de ensino superior espalhadas pelo planeta o reconhecem. Uma boa nota no exame é um grande diferencial na busca por intercâmbios, vagas em universidades e até mesmo para empregos em países cuja língua oficial é o inglês. O Viajei Bonito recomenda dois cursos referentes ao TOEFL: o PreparaTOEFL, que funciona como um guia passo a passo e o Entendendo o TOEFL, guia introdutório. Conheça também os cursos de inglês da Udemy.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na GoEuro.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

No Rio de Janeiro, o almoço simples sai por volta de R$28,00, já o fast-food sairá por mais ou menos R$25,00. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$5,88. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa R$3,03, o refrigerante - considerando também o de 330ml - custa R$4,73 e o pint de cerveja R$7,00.

Descubra quanto custa viajar para Rio de Janeiro, Paris e Bruxelas.

Do Brasil, o voo mais barato para Rio de Janeiro sai de São Paulo no dia 05/01/18 com volta em 07/01/18 e custa R$236,54 (ver as datas). Confira todas as opções de voo para Rio de Janeiro.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o Euro e o Real é de 1 EUR para 3,7407 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Créditos da imagem de capa: Israel Defense Forces / Fonte: Flickr