Imagine que você tenha um compromisso importante em outro estado ou país e quando está quase na hora de embarcar no avião descobre que o voo irá atrasar. Ou pior, será cancelado. Nessa hora, você já sabe que não chegará a tempo ao compromisso e terá que desmarcá-lo. Para casos como esse, a NãoVoei ajudará você a cobrar os seus direitos.

A NãoVoei é uma empresa criada em 2017 com sede em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Seu objetivo é auxiliar pessoas que foram prejudicadas por conta de voo atrasado, cancelado, overbooking e até por bagagem extraviada.

Seu papel é auxiliar o passageiro que foi prejudicado por algum problema em seu voo e fazer com que ele possa correr atrás dos seus direitos e eventualmente ser indenizado pelos danos sofridos. Sendo assim, vamos conhecer os serviços que a NãoVoei oferece.

Sumário

Quais são os serviços que a NãoVoei oferece?

Voltar para o sumário
Divulgação, NãoVoei
Divulgação, NãoVoei. Créditos: NãoVoei

A NãoVoei presta serviços de consultoria em caso de cancelamento ou atraso de voo, overbooking e extravio de mala. Sendo assim, ela auxilia as pessoas que sofreram de um ou mais desses problemas nos últimos 3 anos.

A seguir confira quando é possível pedir indenização em cada um dos problemas que a NãoVoei atende.

Voo atrasado

Voltar para o sumário

Um voo atrasado pode ter diversas justificativas, como problemas meteorológicos, manutenções não programadas, sumiço de passageiro ou mesmo problemas na conexão de voos. Assim, por conta dessas situações, é possível que os passageiros tenham que esperar no aeroporto mais do que pensavam.

O problema maior acontece quando o passageiro tem um compromisso com horário marcado no destino e percebe que não chegará a tempo, quando ele tem outras conexões e o atraso do seu voo vai implicar em ter que mudar as conexões e pelo próprio cansaço em ter que esperar horas no aeroporto para embarcar.

Nesses casos, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) tem regras bem definidas sobre atrasos de voo, mesmo que eles tenham ou não conexão. Por exemplo, se o atraso for superior a 4 horas, a companhia precisa realocar o passageiro para outro voo ou compensá-lo financeiramente.

Caso você tenha um compromisso de trabalho e irá perdê-lo por conta do atraso, a companhia deve compensar financeiramente e você pode processá-la por danos materiais e morais.

Aliás, há regras também do que a companhia precisa oferecer para os passageiros que estão com voos atrasados. Elas variam de quantas horas o voo já está atrasado, por exemplo, a partir de uma hora de atraso o passageiro deve ter acesso à internet e pode fazer telefonemas.

Contudo, o passageiro já pode pedir reembolso quando o voo está atrasado mais de 4 horas e não foi por conta de problemas meteorológicos. Afinal, a companhia aérea será a responsável pelo atraso e o passageiro não tem culpa do ocorrido.

Voo cancelado

Voltar para o sumário

O voo cancelado compartilha de motivos parecidos com os dos atrasos. Mas além das justificativas que já foram citadas anteriormente, um voo pode ser cancelado por conta de um mal súbito de passageiros ou tripulação, por limite da jornada da tripulação ou por queda do sistema, por exemplo.

Sendo assim, quando passageiro chega ao aeroporto e é informado que o voo foi cancelado, a companhia aérea precisa realocá-lo em outro voo. Porém, isso pode demorar ou mesmo nem acontecer no mesmo dia.

Dessa forma, assim como acontece nos casos de atraso de voo, o passageiro tem seus direitos. Em caso de espera de mais de 4 horas e o motivo do cancelamento não foi questões meteorológicas, o passageiro tem direito a indenização.

Uma dica importante para que você não seja surpreendido com cancelamentos ou atrasos de voo, é conferir no dia anterior o seu e-mail para ver se não há mudanças no horário de voo. Além disso, antes de sair de casa, cheque o seu voo novamente, pois a empresa pode mudar o horário do voo de última hora.

Mala extraviada

Voltar para o sumário

Imagine você chegar ao seu destino e sua mala não. A companhia terá que encontrar sua mala e depois enviá-la para você. Enquanto isso, você não terá acesso aos seus pertences até que tudo se normalize.

O extravio de bagagem pode acontecer por inúmeros motivos, como as conexões, perda da identificação da mala, furto, outro passageiro pega a mala por engano, falha da companhia aérea ou da empresa terceirizada. Sendo assim, quando a mala não é entregue ao passageiro em até 7 dias (para voos domésticos, por exemplo), ele pode pedir indenização.

Porém, é importante que o passageiro também tome alguns cuidados para que sua bagagem não seja extraviada, como envolver a mala com plástico filme para que ela não se abra durante o caminho que ela percorre no aeroporto e avião, personalizar a mala para que você a reconheça facilmente e outro passageiro não a pegue por engano e fazer o check in com antecedência.

Em caso de voo internacional, o recomendado é que você já esteja no aeroporto 3 horas antes de embarcar para realizar o check in e despachar as malas. Além disso, é essencial que você confira no site da companhia quais são as normas do que pode ou não levar na mala.

Overbooking

Voltar para o sumário

O overbooking acontece quando a empresa vende mais bilhetes do que a capacidade de assentos que a aeronave dispõe. Assim, alguns passageiros, mesmo com a passagem em mãos, não conseguem embarcar, pois não há mais lugares.

Além de a empresa vender mais bilhetes do que a capacidade da aeronave, o overbooking pode acontecer por conta da troca de avião, quando ocorre algum problema técnico, por passageiros que foram realocados para o voo porque perderam suas conexões ou por cancelamento de outros voos.

Apesar do overbooking acontecer, ele é considerado ilegal no Brasil, independente do motivo. Assim, os passageiros prejudicados pelo overbooking têm seus direitos garantidos pela Anac.

Porém, para conseguir indenização da companhia aérea é preciso que você tenha esperado mais de 4 horas no aeroporto para conseguir o próximo voo. Além disso, se houve prejuízo profissional, como não chegar a tempo no evento que ia palestrar, é importante incluir no pedido de indenização.

Bem, sabemos todos os casos em que a NãoVoei pode auxiliar com o processo de indenização. Agora veremos como você pode solicitar esse serviço.

Como solicitar ajuda da NãoVoei?

Voltar para o sumário

A NãoVoei conta com uma equipe de especialistas nas áreas de atraso e cancelamento de voo, extravio de bagagem e overbooking. Assim, para solicitar os serviços basta acessar o site da empresa.

Antes de falar diretamente com os especialistas da NãoVoei, você pode fazer uma avaliação da indenização no próprio site. Assim, é só responder às perguntas e ver se o seu caso tem direito a indenização. Caso tenha, ao final das perguntas irá aparecer um formulário para que preencha com seu nome, e-mail e telefone. Assim, a NãoVoei irá entrar em contato para análise.

Com a NãoVoei fica muito mais simples de pedir por seus direitos e você não precisa se preocupar com a parte burocrática. Então, conheça a NãoVoei agora mesmo e já salve ela na sua lista de dicas para a próxima viagem.

Prepare-se para sua viagem

Voltar para o sumário

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 19/12/19 você pode usar o cupom FERIAS para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado! Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak. Aprenda a criar um alerta de passagens aéreas em promoção.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Ver mais artigos de Viajei Bonito

Créditos da imagem de capa: Free-Photos / Fonte: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *