Fazer um mochilão é o sonho de muita gente, mas poucos têm a coragem de colocar essa aventura em prática.
Entre os que sonham e os que realizam, há um ponto em comum: o planejamento. Afinal, até mesmo para se certificar que fazer uma viagem como essa é possível é preciso pesquisar.
Daí que nessa fase inicial, milhares de perguntas surgem: Como irei me manter? Onde irei me hospedar? Como irei me comunicar com a família? Preciso de seguro de viagem para mochilar pela América do Sul?
É claro que as respostas dependerão, principalmente, da sua condição financeira, do período em que pretende manter-se na estrada e do seu estilo de viagem.
Mas se tem outro ponto que acaba sendo comum a todos os tipos de mochileiros é a preocupação com as fotos e vídeos que serão registradas ao longo da jornada. Até porque, você consegue imaginar quantas imagens é possível fazer em 6 meses de viagem, passando pelos mais diversos países e paisagens?

Memória interna
A preocupação com as fotos de viagem surge por vários motivos. Primeiro porque quando se faz um mochilão longo, como o de 6 meses, é pouco provável que se carregue um notebook, no máximo um smartphone ou câmera fotográfica.
Além disso, grande parte das pessoas já passou pelo perrengue de ficar sem espaço no celular para tirar novas fotos. Com isso em mente, em um mochilão de 6 meses pela América do Sul, é preciso considerar um aparelho com memória interna grande.
Para você ter uma ideia, o smartphone de 64GB consegue armazenar mais de 8 mil fotos em seis meses, o que daria uma média de 45 imagens por dia. Uma memória menor do que essa poderá ser insuficiente para que o seu celular suporte todos os cliques. E uma maior pode acabar encarecendo o aparelho e atrapalhando seu planejamento financeiro.
Memória extra e nuvem
Mas é preciso lembrar que a memória do celular é onde ficam armazenados todos os seus arquivos, como apps, documentos, livros e músicas além, é claro, das fotos e vídeos.
Por isso, vale considerar também ter um celular com entrada para cartão de memória, o que vai permitir aumentar ainda mais a capacidade de armazenamento do aparelho caso necessário.No entanto, ainda que o smartphone tenha uma boa memória, em algum momento ao longo dos seis meses poderá ser preciso esvaziar o cartão ou mesmo fazer um backup. Para isso, você poderá optar por baixar as fotos e vídeos na nuvem ou em um computador.
Outras dicas para o seu mochilão
- 11 filmes para te inspirar a viajar sozinho
- 15 coisas para fazer na Khao San Road, em Bangkok
- 15 momentos da viagem que todo mochileiro adora
- 15 sites para encontrar vagas de trabalho remoto
- 19 presentes legais para mulheres viajantes
- 3 maneiras pouco comuns de registrar sua viagem pelo Brasil
- 30 presentes realmente úteis para viajantes
- 5 dicas para dormir confortavelmente em aeroportos
- 5 lanches práticos e baratos para mochileiros
- 5 lugares incríveis para acampar no Brasil
- 6 dicas para melhorar a sua soneca no avião
- 7 furadas na Europa sobre as quais ninguém te alertou (ainda)
- A importância do inglês para as viagens
- Afinal de contas, turbulência derruba avião?
- Aperitivo na Itália: pague pelo drink e coma até não aguentar mais
- Aprenda a pedir encomendas para viajantes sem ser inconveniente
- Bed bugs: como identificar e se livrar do seu pior pesadelo
