4 lugares no Brasil ideais para quem é vegetariano

Viajar é uma delícia. Mas é preciso escolher bem o destino considerando o gosto pessoal e o orçamento. E, dentro do quesito “gosto pessoal”, é imprescindível levar em conta a culinária local. Mais importante ainda se você for vegetariano.

Mas, se há alguns anos era difícil encontrar destinos que prezassem pela alimentação baseada em vegetais, hoje já não é mais. Prova disso é o fato de que hoje o Brasil conta com cerca de 30 milhões de vegetarianos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). 

Não à toa, as principais capitais e cidades turísticas brasileiras vêm investindo em estruturas de atendimento a esse público. Senão em restaurantes e hotéis totalmente vegetarianos, pelo menos em cardápios que também atendam a esse mercado. 

Melhores destinos para vegetarianos no Brasil
Melhores destinos para vegetarianos no Brasil. Créditos: Markus Winkler / Fonte: Unsplash

Anabel Rodríguez, formada em medicina e editora do Saudável&Forte, ressalta que o interesse alimentar dos vegetarianos não se restringe a saladas. Tanto que, segunda ela, a maior procura no portal é por proteína vegetal, de ervilha e levedura nutricional, ingredientes frequentes nos preparos saudáveis e baseado em plantas. 

Além disso, o mercado de turismo também está de olho nos vegetarianos restritos, conhecidos como veganos que, além de excluir alimentos de origem animal, também não consomem nenhum produto que tenha animais em sua composição, como roupas, produtos de higiene e cosméticos. 

Assim, a cada dia, também cresce o número de estabelecimentos para receber turistas interessados em sustentabilidade e proteção à vida animal. Veja os mais badalados do Brasil: 

1 São Paulo

A capital paulista ainda é a cidade mais vegetariana do Brasil, com muitos restaurantes, cafés, bistrôs e lanchonetes especializados e requintados como o Purana, da apresentadora Alana Rox. 

Os bairros que mais concentram opções vegetarianas são: Saúde, Vila Mariana, Pinheiros e Vila Madalena

2 Rio de Janeiro

Na capital carioca, também já começam a surgir opções de restaurantes totalmente veganos e outros com pratos específicos no menu. Mas o destaque vai mesmo para as hospedagens. 

Algumas oferecem apenas café da manhã vegano, enquanto que outras já dispõem de almoço e jantar. No litoral e interior, como em Paraty e Petrópolis, também é possível se hospedar em estabelecimentos que seguem o estilo de vida vegetariano. 

3 Chapada dos Veadeiros

Próximo de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é famosa por sua paisagem cheia de belezas naturais. Trilhas e cachoeiras são o principal atrativo. 

Mas como também é conhecida pelo magnetismo espiritual do local, o que mais se encontra por ali são opções para quem quer desfrutar de uma alimentação natural e vegetariana. A cidade de Alto Paraíso de Goiás, por exemplo, possui diversos restaurantes e lanchonetes com cardápios veganos e vegetarainos, além de pousadas sustentáveis. 

4 Recife

Considerada a terceira cidade com mais vegetarianos no Brasil, Recife é ideal para quem busca alimentação natural, praia, cultura e beleza. Na capital de Pernambuco, você encontra dezenas de restaurantes totalmente vegetarianos, além de opções de hotéis e pousadas ecológicas. O litoral e o interior do Estado, com destaque para Olinda, também já recebem muito bem os vegetarianos.

4 lugares no Brasil ideais para quem é vegetariano

Prepare-se para viajar

Use o cupom FERIAS para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

2 pensou em “4 lugares no Brasil ideais para quem é vegetariano

  1. Quanto mais alternativo o lugar, maiores as chances de achar uma comida vegetariana de respeito. A Chapada dos Veadeiros é um exemplo disso. Parabéns pelo post!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo