Viajar para o exterior exige muito planejamento e atenção nos preparativos. Simples detalhes como a data de vencimento do passaporte expirando em seis meses podem por em risco o sucesso da viagem e por isso é muito importante estar atento às leis de todos os países de destino.

Avião em meio a montanhas nevadas

Avião em meio a montanhas nevadas. Créditos: Frank Kovalchek / Fonte: Flickr

Essas leis podem se tornar ainda mais restritas para quem viajará com crianças, animais de estimação ou transportando cargas incomuns, que podem necessitar de permissões adicionais dependendo das políticas alfandegárias desses países.

Uma das maiores dificuldades dos viajantes é a de saber onde achar essas informações. Hoje em dia, há muito conteúdo espalhado em blogs e sites voltados ao turismo. Entretanto, não se deve depositar total confiança em suas informações, pois elas nem sempre são oficiais e muitas vezes estão espalhadas ou incompletas.

Uma forma de buscar informações oficiais e orientações válidas a respeito de vários países é acessando o Portal Consular do Governo Federal. Sempre temos um pé atrás com os sites governamentais no Brasil, que muitas vezes são mal feitos e problemáticos, mas este é uma das exceções.

Passaporte, óculos escuros e euros

Passaporte, óculos escuros e euros. Créditos: Mike / Fonte: Flickr

Nele é possível encontrar uma série de orientações envolvendo as diferenças culturais entre o Brasil e muitos países, dicas para quem pretende estender o visto além do tempo máximo permitido e até mesmo avisos importantes a respeito da situação atual de certos países, que podem estar em conflito ou passando por períodos de instabilidade. Estas informações sobre políticas internacionais, documentos, vistos e passaportes são extremamente importantes e devem estar no planejamento de qualquer viajante.

Continua após a publicidade

Como isso tudo é disponibilizado pelo governo, há uma credibilidade maior. Faça uma pesquisa pelos diversos países disponíveis e anote todos os detalhes e orientações disponibilizadas. Você pode aproveitar seu checklist de viagens para incluir itens que devem ser priorizados. Dessa forma nenhum documento ficará pra trás.

Agora que você está seguro, basta comprar suas passagens e curtir com segurança a espera ansiosa pela viagem dos seus sonhos.

Se você achou esse artigo útil, compartilhe com seus amigos e deixe seus comentários.

Leia mais sobre dicas gerais para viagens

Prepare-se para sua viagem

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro. Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na Omio. Aprenda aqui a comprar passagens de trem na Europa pela internet.

testamos o chip internacional da Easysim4u nos Estados Unidos e nos surpreendemos com a velocidade da internet. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada nos planos Voz e Dados EUA e Dados North que saem a partir de R$192,06 e R$151,20 respectivamente. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Chimp Myride

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá.

Ver mais artigos de Adriano Castro

Créditos da imagem de capa: Mike / Fonte: Flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *