Ficar descalço no controle de segurança dos aeroportos pode não ser uma boa ideia

Viajar de avião inclui momentos não muito divertidos no aeroporto como cadeiras desconfortáveis, às vezes um voo atrasado e algo que acontece muito na hora de passar pelo raio-x do controle de segurança, principalmente em viagens internacionais, ter que ficar descalço. Não é uma situação das mais agradáveis, convenhamos. Além do chão gelado sempre fica aquela sensação de que algo está errado.

Sabe o que era? Você estava descalço e provavelmente era melhor estar, pelo menos, usando meias. De acordo com a Ph.D e professora de epidemiologia e saúde global da George Mason University, em Virginia, Kathryn Jacobsen “toda superfície do piso – seja aeroporto, shopping center, academia, etc – é coberta por bactérias como escherichia coli , staphylococcus e outros patogênicos”. E, se alguma dessas bactérias conseguir entrar na sua pele, você estará correndo risco de infecção.

Pessoas com imunidade baixa ou machucado nos pés têm mais chances de contrair uma infecção.
Pessoas com imunidade baixa ou machucado nos pés têm mais chances de contrair uma infecção. Créditos: Lucas Jackson / Reuters

Em entrevista à Fox News, Kathryn explica que geralmente as áreas de segurança dos aeroportos são bem ventiladas e faxineiros secam o piso a todo instante, por isso os riscos de contrair uma infecção por estar descalço são baixos. Aliás, é mais fácil pegar pé de atleta num vestiário de clube, por exemplo, do que no piso do aeroporto.

Mas ela ainda completa dizendo que há exceções, claro. Pessoas com imunidade baixa – como problemas nos pés ocasionados por diabetes – ou com algum machucado, corte nos pés são um prato cheio para as bactérias.

Se você é daqueles que gosta de usar sandálias, não se preocupe, basta limpar os pés com álcool em gel ou lenço umedecido antibacteriano depois de passar descalço pelo controle de segurança do aeroporto (mas em hipótese alguma use meia com sandália, é muito feio). Vale lembrar que também é importante manter as mãos limpas.

Como sabemos que é melhor prevenir do que remediar, é bom manter os pés sempre cobertos.

Ficar descalço no controle de segurança dos aeroportos pode não ser uma boa ideia

Prepare-se para viajar

Use o cupom SAUDE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom MULHER50 e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Guylherme Morais

Formado em Comunicação Social, amante do futebol e do esporte da bola laranja, viajar é literalmente a sua vida. Em 25 anos morou em seis cidades diferentes e não sabe se um dia vai simplesmente ficar em uma pra sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo