Lago de água cristalina na Áustria corre risco devido ao xixi dos turistas

O Gruener Lake, na Áustria, é um desses cartões postais que circulam na internet com vistas estonteantes, belíssimas e que nos fazem falar “preciso conhecer esse lugar!”. Se você já pensou isso só de ver a foto de capa do post vamos te dar uma dica, aliás, duas: vá o mais rápido possível e não faça xixi no lago.

Segundo a imprensa local, as água verdes e cristalinas estão ficando um pouco turvas devido à presença de algas e urina. O lago é um destino muito cobiçado por mergulhadores e trilheiros e tem, inclusive, uma área para camping nos arredores. Em entrevista ao Dailymail, o guarda florestal Hubert Sulzer afirma que dois dos possíveis motivos para a mudança na água seja o “alto número de turistas e a falta de instalações sanitárias”.

Alguns moradores da região têm se organizado pedindo às autoridades que o número de visitantes seja controlado. Além disso, desde o dia 1º de janeiro é proibido nadar ou mergulhar no lago. Porém, Gerald Weninger, funcionário da Associação de Turismo de Tragoss que mora há 20 anos na região, acredita que o problema irá se resolver sozinho.

O Gruener Laker é um destino famoso entre os mergulhadores, mas a atividade está proibida desde 1º de janeiro de 2016

O Gruener Lake é um destino famoso entre os mergulhadores, mas a atividade está proibida desde 1º de janeiro de 2016. Créditos: TauchSport_Steininger/Fonte: Flickr

Em entrevista ao portal austríaco The Local, ele explica que quando estiver frio, a alga irá sumir novamente. “Ela sempre volta depois de um inverno mais quente, mas em um inverno seguinte com -10ºC, -20ºC, vai morrer de novo. Então acredito que o problema se resolverá por si só”.

Só no último ano o lago recebeu mais de 100 mil visitantes.

Siga nossa página no Facebook

O Gruener Lake

Também conhecido como Green Lake – Lago Verde -, o lago fica no estado da Estíria, sudeste da Áustria, mais especificamente na vila de Tragoss. A água cristalina vem da neve derretida das Montanhas Hochschwab, integrante dos Alpes Bávaros que cerca o local.

A melhor época para se visitar é na primavera, em meados de maio a junho, quando a temperatura sobe e a neve das montanhas derrete e se junta ao lago, então a profundidade máxima pode chegar a 12 metros. Em julho a água já começa a baixar se preparando para o inverno.

Prepare-se para sua viagem

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na GoEuro.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o Euro e o Real é de 1 EUR para 3,7618 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando! Créditos da imagem de capa: Westend61 / Fonte: GettyImages