Mantendo uma rotina sem ter rotina

A cada ano, mais pessoas passam a atuar como nômades digitais e esse estilo pouco a pouco se torna parte do mainstream. No Viajei Bonito há vários artigos site sobre esse modo de vida, mas ainda não foi falado sobre a importância de se manter uma rotina de trabalho fixa mesmo que você não tenha uma rotina por si só.

A liberdade de poder montar o próprio horário é inestimável, mas com ela surge a responsabilidade de organizar seu tempo de uma maneira que esteja de acordo com as suas próprias necessidades físicas e mentais e ainda permita que você seja produtivo.

Como dito neste artigo, ter uma boa produtividade significa simplesmente terminar o que você precisa fazer durante o tempo que você tem disponível. O importante não é o período de tempo que você dedica a uma atividade, mas quanto você consegue fazer dentro dele.

Home-office
Home-office. Créditos: Unsplash / Fonte: Flickr

Como você não pode melhorar o que não tiver mensurado, a única forma de saber exatamente quanto tempo você realmente está gastando com cada tarefa do seu dia de trabalho é utilizar algum programa de mensuração de atividades no notebook como o Rescue Time.

Somente após descobrir como e no que você usa a maior parte do seu tempo você vai poder desenvolver técnicas específicas para diminuir o quanto você gasta em cada uma delas e melhorar suas habilidades nas áreas que precisam ser melhoradas.

Após saber quantas horas você realmente precisa de trabalho por dia e em quais horários você é mais produtivo, chega o momento de decidir como você vai dividi-lo para se dedicar a sua atividade remunerada principal.

Estas horas serão gastas apenas durante a manhã? Ou você quer manter a manhã livre para dormir e prefere gastar a madrugada escrevendo? A escolha é toda sua.

Ainda assim, não importa o horário ou horários que você decidir – lembrando que cada um tem as suas próprias necessidades – é de extrema importância que após fazer a sua escolha, você mantenha ele fixo.

É cientificamente comprovado que o ser humano é um animal de hábitos, que precisa de uma rotina para “funcionar direito”.

Ao se forçar a manter essa rotina e a se desviar dela o mínimo possível, você contribuirá para o seu bem-estar físico e mental e garantindo que sua produtividade será alta o tempo todo.

Relógio
Relógio. Créditos: skeeze / Fonte: Pixabay

Outra parte importante em relação ao seu dia a dia é manter seu ambiente de trabalho separado do seu ambiente de lazer.

Como dito anteriormente, o cérebro humano é formado por hábitos e tende a responder da mesma maneira aos estímulos que você fornece.

Quando você coloca o espaço de trabalho no mesmo local de lazer, seu cérebro recebe estímulos diferentes e não sabe direito como reagir a eles. Agora, se os espaços estão claramente definidos, no momento em que você entrar no seu local de trabalho – normalmente o home office – seu cérebro automaticamente vai perceber que está na hora de trabalhar e mandar sinais para que seu corpo entre neste modo.

Se o home-office não funcionar ou você achar que não há espaço suficiente para ele na sua casa, procure um espaço de coworking ou um café. O importante é que seja um local separado de onde você faz as suas outras atividades.

Entretanto, isto não significa que você deva trabalhar ininterruptamente durante o seu “horário de trabalho”. Diversas pesquisas sobre a importância do repouso apontam que você pode e deve descansar durante este período para recarregar sua energia e impedir que você fique sobrecarregado. De certa forma, uma analogia bem interessante que explica isso acaba por ocorrer no poker – um esporte mental cujos campeões são aqueles que possuem uma boa gerência de seu descanso e emoções. “Jogar triste, depressivo, estressado depois do trabalho ou bêbado só vai fazer com que o torneio não seja jogado no melhor estado, tendo mais erros cometidos”, conta o profissional Hugo Marcelo no que diz respeito a esse necessário descanso que, no final das contas, precisamos ter em todas as atividades mentalmente demandantes.

Finalmente, mesmo que você receba prazos maiores para as suas tarefas, defina seus próprios prazos arbitrários de acordo com as suas capacidades e o tempo de trabalho que você escolheu.

Estes prazos, que devem ser menores que os pedidos pelos seus clientes, servem tanto para que você mantenha sua produtividade independente da quantidade de trabalho que esteja recebendo quanto para garantir que você sempre impressionará seus empregadores.

Espero que você considere estas dicas úteis para a sua vida e desenvolvimento profissional!

Um grande abraço e até o próximo artigo!

Artigo por André Simonsen

Mantendo uma rotina sem ter rotina

Prepare-se para viajar

Use o cupom CLIENTE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo