Sua próxima selfie pode ser a última, alerta a Rússia

Já não é segredo pra ninguém que a polícia da Rússia está entre uma das mais corruptas do mundo e que ela não quebra galho nem dos turistas, chegando a confiscar passaportes em troca de propina. Quando estivemos lá, vimos de perto o quanto eles são sacanas, implicando até com o tripé da nossa câmera fotográfica, provavelmente porque confundiram com uma arma.

Enfim, apesar de tudo isso, temos que assumir que dessa vez ela mandou bem. Motivado pelo alto índice de acidentes por causa de selfies, o Ministério do Interior da Rússia lançou um guia de segurança para orientar a população – sobretudo os jovens – a tirar fotos sem botar a própria vida em risco.

O objetivo é conscientizar as pessoas de que uma selfie maneira pode custar-lhes a própria existência e que a vida vale muito mais que centenas de likes.

A cartilha tem duas páginas com ilustrações informativas, baseadas em acidentes que realmente aconteceram no país com pessoas que buscavam a foto perfeita, como nos casos dos jovens que morreram ao tentar tirar uma selfie segurando uma granada sem o pino, da moça que caiu de uma ponte em Moscou e da outra que acabou atirando em si mesma ao posar com uma arma. Como nem todo mundo nasce com bom senso, foi necessário montar o tal guia, que alerta ainda sobre os perigos de se tirar selfies com animais selvagens, escalando antenas, no alto de prédios e dirigindo em alta velocidade.

Para aumentar o engajamento do público, o ministério lançou a hashtag #Безопасноеселфи equivalente a #selfiesegura em português. Através dela dá para ver que é possível fazer fotos memoráveis sem se arriscar. A campanha conta também com vídeos informativos e um canal para que as pessoas enviem outras formas perigosas de se tentar uma selfie.

O problema é tão grave que o Ministério da Educação e Ciência cogita introduzir nas aulas algumas técnicas de segurança para tirar selfies, com acompanhamentos de psicólogos, policiais e fotógrafos profissionais.

Uma pena que o próprio presidente russo Vladimir Putin não dê o exemplo, sendo constantemente fotografado com armas na mão e com animais silvestres.

In Russia, selfie takes you.

In Russia, selfie takes you. Créditos: epochtimes

Já presenciou algum fato bizarro protagonizado por viciados em selfies? Conte para nós nos comentários.

Se você gostou do artigo, que tal curtir nossa página no Facebook?

Prepare-se para sua viagem

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Já pensou em aprender a falar russo? Recomendamos os cursos da Udemy que cobrem alfabeto, fonética, pronúncia e possuem até mesmo aulas direcionadas ao russo para turismo!

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na GoEuro.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Copa do Mundo de 2018. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o Rublo russo e o Real é de 1 RUB para 0,0555 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando! Créditos da imagem de capa: Divulgação