Destinos brasileiros para colocar a vitamina D em dia longe da praia

Em 2021, o povo brasileiro pode esperar temperaturas mais amenas devido à influência do fenômeno La Niña, mas isso não significa que durante os meses do verão, os termômetros não registrarão altas temperaturas, comuns nessa temporada.

Como todo mundo sabe, os intensos raios solares UVA e UVB, podem ser prejudiciais à saúde da pele, principalmente com a exposição sem proteção de um filtro solar. 

No entanto, é importante tomar banho de sol para repor a vitamina D, fundamental na manutenção da saúde dos ossos, músculos, coração, sistema imunológico e a saúde mental de homens e mulheres.

E quando pensamos em banho de sol, qual destino de férias vem à nossa mente? Praia! Mas não são todas as pessoas que gostam de viajar para a praia. Se você é uma dessas pessoas, saiba que existem diversos destinos nacionais para repor a vitamina D longe da areia e das ondas do mar.

Preparamos uma lista com os melhores destinos. Para deixar o conteúdo ainda mais dinâmico, separamos os destinos por regiões do Brasil.

Norte

Ritual com músicas e danças indígenas na tribo Dessana, Amazônia
Ritual com músicas e danças indígenas na tribo Dessana, Amazônia. Créditos: Gisele Rocha

Se você nunca esteve na região Amazônica, sugerimos um passeio por Manaus e arredores. O destino tem chamado atenção dos turistas nacionais e internacionais pela biodiversidade da natureza e opções culturais diversificadas.

Você pode explorar Manaus de uma maneira contemplativa, visitando o Teatro Amazonas, Biblioteca Pública do Amazonas, Palacete Provincial, Pinacoteca e muitas outras atrações que você pode ver no nosso roteiro de Manaus.

As opções incluem se hospedar em um hotel na selva, fazer um passeio de barco para ver o encontro das águas entre Rio Negro e Solimões, observar animais silvestres, caminhar pela mata, pescar, visitar uma tribo indígena e muito mais.

Onde ficar em Manaus

Quando estivemos em Manaus, nós nos hospedamos no Local Hostel, que tem a melhor localização da cidade, a poucos passos do Teatro Amazonas e uma curta distância dos principais pontos turísticos do Centro Histórico. Para quem não se sente à vontade para dormir em quartos compartilhados, o hostel dispõe de suítes privativas muito confortáveis. O local também conta com piscina e mesa de sinuca em um espaço de integração entre os hóspedes.

Outra opção para quem deseja ter uma experiência única e inesquecível é passar uns dias a bordo do Iberostar Heritage Grand Amazon, um resort que navega pelas águas dos rios Negro e Solimões, com piscina, academia e spa a bordo. Também são organizados passeios e caminhadas na mata, além de apresentações folclóricas e palestras sobre a vida selvagem na Amazônia. Sensacional, né? 

Nordeste

A vista que é o cartão postal da Chapada Diamantina. Morro do Pai Inácio, Bahia, Brasil
A vista que é o cartão postal da Chapada Diamantina. Morro do Pai Inácio, Bahia, Brasil. Créditos: Otávio Nogueira / Fonte: Flickr

A Chapada Diamantina compreende uma área de 38 mil km²  que abrange sete cidades da Bahia. O visitante pode usufruir da visita para realizar trilhas em trechos de natureza virgem, com águas transparentes e cavernas. É uma ótima pedida para regular os índices de vitamina D e respirar ar puro.

Essa é uma viagem que deve ser feita sem pressa. Reserve ao menos 10 dias para explorar a região e conhecer lugares fantásticos como o Morro do Pai Inácio e o Morro do Castelo,  a Cachoeira da Fumaça, o Poço Azul e o Poço Encantado, a Gruta Torrinha, e muitos outros que poderíamos passar o resto do dia aqui listando.

Onde ficar na Chapada Diamantina

Uma dica para quem viaja para a Chapada Diamantina é reservar hospedagem apenas quando o roteiro já estiver definido, mas não é aconselhável deixar para cima da hora. 

Como as atrações se distribuem por diferentes cidades, é recomendável que você escolha de duas a três bases para se estabelecer ao longo da sua jornada.

Em Lençóis, a nossa sugestão é a Pousada Solar Azul, que está localizada no centrinho e tem instalações muito confortáveis. Já em Igatu, a nossa escolhida foi a Pousada Flor de Açucena, que também é bem localizada e tem quartos incomuns cercado por plantas exuberantes. Por fim, em Mucugê a melhor escolha seria a Pousada Monte Azul.

Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?

Centro-oeste

Turismo no Pantanal
Turismo no Pantanal. Créditos: Tambako the Jaguar / Fonte: Getty Images

Quem aprecia a natureza selvagem, animais silvestres e passeios exóticos, deve conhecer o Pantanal, localizado entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As atividades são diversas e incluem caminhada por trilhas florestais, safáris para observar os animais silvestres em seus habitats naturais, observação de aves e passeios barco pelo Parque Nacional do Pantanal Matogrossense.

Todas as atividades seguem um protocolo rigoroso para minimizar impactos ao meio ambiente, então você não estará prejudicando a natureza. Quando for se banhar nas cachoeiras, escolha repelentes e protetores naturais, para não poluir a água.

Onde ficar no Pantanal

Mais uma vez, por se tratar de uma área muito extensa, é recomendável que você escolha mais de uma cidade para fazer base ao longo do percurso.

Para mergulhar na cultura local, você pode se hospedar em uma dos hotéis-fazenda da região. Em Bodoquena nós ficamos no Hotel Fazenda Cachoeiras Serra da Bodoquena, já em Miranda, os passeios acontecem na Fazenda San Francisco. Nossa terceira base foi em Aquidauana, onde nos hospedamos na Pousada Aguapé, que faz parte da Fazenda São José.

A melhor forma de se deslocar no Pantanal é com veículo próprio, já que as fazendas onde acontecem os passeios ficam em áreas afastadas. Nós alugamos um carro básico e ele deu conta do reclado!
Use a Rentcars para encontrar o melhor preço e reservar gratuitamente! Você só paga quando retirar o carro e pode dividir o valor final em até 12 vezes no cartão. O cancelamento é gratuito!

Sul

Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Créditos: Christhian Gruhn / Fonte: Unsplash

No verão, as altas temperaturas prevalecem em todo Brasil, inclusive na região Sul. Nossa sugestão para quem quer viajar para essa parte do país é visitar a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Nesse destino, você pode conhecer as imensas cachoeiras do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, observar os pássaros no Parque das Aves e visitar o Marco das Três Fronteiras, que marca a divisa territorial entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Onde ficar em Foz do Iguaçu

Hospedando-se no Centro você terá acesso fácil a bancos, mercados, agências de turismo e transporte. O Del Rey Quality Hotel é a nossa indicação, já que possui quartos confortáveis, piscina aquecida, salão de jogos e estacionamento gratuito.

Sudeste

Feira no Largo de Coimbra, em Ouro Preto
Feira no Largo de Coimbra, em Ouro Preto. Créditos: Gisele Rocha

Todo mundo que visita a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, se apaixona. Entre as opções de lazer oferecidas, destacamos a contemplação da arquitetura barroca das igrejas e museus.

Você pode fazer passeios guiados para conhecer as minas de ouro usadas na escavação de metais preciosos durante o período de colonização brasileira. E se o objetivo for mesmo se banhar de vitamina D, você pode conhecer algumas das belas cachoeiras nos arredores da cidade. 

Para aproveitar a culinária mineira, almoce em um dos restaurantes localizados em grandes casarões coloniais. Para comprar souvenires de viagem, visite a feira de artesanato no Largo de Coimbra, no Centro da Cidade.

Onde ficar em Ouro Preto

Já publicamos aqui no Viajei Bonito uma lista com as melhores pousadas de Ouro Preto, mas se você estiver em busca de um lugar mais descolado, segundo a atmosfera festiva das repúblicas estudantis, recomendamos o Uai Hostel.

Como você descobriu neste artigo, existem diversas opções de destinos nacionais para quem quer aproveitar o verão longe das praias. Qual deles você quer conhecer primeiro?

Destinos brasileiros para colocar a vitamina D em dia longe da praia

Prepare-se para viajar

Use o cupom CLIENTE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo