3 cidades para fazer bate e volta a partir de Paris

Oh, Paris! A Cidade Luz. Destino dos casais apaixonados, romance por todos os lados, terra da encantadora La Tour Eiffel, belíssimos jardins espalhados pela cidade e um passeio de barco pelo rio Sena para admirar a paisagem de um lugar mais tranquilo. Uma viagem de sonho! São programas quase que obrigatórios para quem vai à Paris conhecer esses lugares.

Mas você sabe que o Viajei Bonito não existe para te indicar um roteiro tradicional que uma agência de viagem pode te oferecer, certo? É legal, divertido, mas queremos algo mais. Diria até que precisamos! Por isso, hoje você vai conhecer três destinos muito legais na França que dá pra fazer um bate e volta a partir de Paris. É claro que você também tem a opção de pernoitar ou passar um(ns) dia(s) nas cidades próximas, caso tenha interesse.

Tem cidade histórica, praia, vistas deslumbrantes, a terra dos champagnes

Vai valer a pena!

1 Rouen

Estação de trem e ônibus de Rouen, na França
Estação de trem e ônibus de Rouen, na França. Créditos: Bernard Peinot / Fonte: Flickr.

A capital da Normandia, no norte da França, fica a 130km de distância de Paris. Isso dá uma hora e meia de carro ou duas de ônibus, mas agora você pode pegar um trem direto na estação Saint-Lazare e chegar lá em uma hora. Aliás, sabia que o nome “Normandia” deriva de “normmandi”, que significa “homens do norte”? O nome foi dado no século IX quando a região foi invadida pelos Vikings.

Rouen é a cidade onde Joana D’arc, heroína e santa francesa, foi presa e morta durante a Guerra dos Cem Anos contra a Inglaterra. Inclusive há um roteiro para visitar os lugares onde ela passou. A presença dela ainda é muito forte por lá. No local onde foi presa e se desenrolou seu julgamento, hoje há uma igreja dedicada à sua memória. Tudo o que restou do castelo onde ficou é uma torre.

Outra personalidade francesa que tem relação com a cidade é o pintor Claude Monet, que montou seu ateliê por lá e fez belíssimas obras durante a sua estadia. Caminhando pelas ruas até a Catedral Notre Dame de Rouen é possível entender a decisão do pintor impressionista de fixar residência.

Rouen também é famosa pelos antiquários e lojas de objetos de decoração. Não deixe de passear pela estreita Vieux Rouen, nem de ver de perto o histórico Palais de Justice. Aproveite para ajustar o seu relógio de acordo com o Gros-Horloge.

Rouen é uma ótima escolha para quem quiser fugir um pouquinho de Paris por um dia. Se você gostar tanto da cidade e quiser passar mais dias por lá, recomendo o Hotel Rouen St-Sever.

Veja onde comer em Paris gastando até 10 euros

Como chegar a Rouen

Há trens regionais saem várias vezes por dia da Paris Gare Saint Lazare. As viagens duram cerca de 1 hora e meia e cada bilhete custa 20 euros.

Outra forma de se deslocar entre Paris e Rouen é através de ônibus, que partem de Porte Maillot ou do aeroporto Charles de Gaulle. O deslcoamento leva cerca de 1h50 e as passagens custam a partir de 5 euros.

Onde ficar em Rouen

Caso você decida ficar mais tempo por Rouen, uma boa indicação é o Hotel Les Initiés. O hotel tem excelente localização, pois está no centro histórico de Rouen. Ele está situado em frente ao Palácio da Justiça e a apenas 10 minutos a pé da estação de trem Rouen-Rive-Droite. Os quartos são bem equipados e o hotel oferece café da manhã continental. Dispõe de um bar, restaurante e wi-fi gratuito.

2 Étretat

Vista de cima das falésias de Étretat, na França
Vista de cima das falésias de Étretat, na França. Créditos: Cristian Bortes / Fonte: Flickr

Gostando ou não de praia, Étretat é uma ótima escolha. Famosa pelas falésias e vistas deslumbrantes, a cidade da Normandia viu a Segunda Guerra bem de perto quando praias próximas foram transformadas em campo de batalha no episódio conhecido como “Dia D”.

Étretat é pequena e tem pouco mais de 1500 habitantes. Prepare-se para fazer os passeios a pé, a subida para ver as falésias são grandes, porém tranquilas, e o visual de tirar o fôlego compensa o esforço. As praias também são lindas, mas muito diferentes das que estamos acostumados a encontrar no Brasil. Se aqui temos areia que não acaba mais, lá tudo é de pedrinhas.

Como chegar a Étretat

A melhor forma de ir a Étretat a partir de Paris é pegando um trem na estação Paris St Lazare até Le Havre e de lá pegar um ônibus até o destino final. Ao todo, são 4h30 de deslocamento.

Onde ficar em Étretat

Por ser uma cidadezinha bem pequena e turística, é bem difícil encontrarmos uma hospedagem com uma tarifa mais baixa. Uma indicação, baseada na boa localização, é o Detective Hotel. O hotel está localizado no centro da cidade e está a apenas 4 minutos a pé da Etretat Beach. Sua decoração é singular, pois homenageia – como o próprio nome diz – detetives famosos do mundo todo. A hospedagem possui um jardim privativo, salão de chá e biblioteca. Dispõe de wi-fi gratuito, oferece café da manhã e está próximo de lojas e restaurantes.

3 Reims

Interior da Abadia de Saint-Remi, em Reims, França
Interior da Abadia de Saint-Remi, em Reims, França. Créditos: barnyz / Fonte: Flickr

Conhecida por abrigar algumas das mais famosas marcas de champanhe do mundo, é a mais importante da região de Champagne e está a apenas 45 minutos de viagem de Paris.

Falando em champanhe, não vão faltar referências à bebida mundialmente conhecida. Além de poder cisitar a sede das produtoras, fazer um tour por abrigos subterrâneos e uma sessão de degustação, se você olhar para os bondes do transporte público da cidade vai perceber que a frente deles lembra uma taça de champanhe.

Porém, Reims vai além da produção da bebida. A universidade local possui mais de 26 mil alunos e recebe intercambistas de todo mundo. Assim como em Étretat, a cidade também viu a Segunda Guerra Mundial bem de pertinho e foi completamente destruída.

Aliás, o peso histórico que a cidade tem para França é inegável: era na Catedral de Notre-Dame – uma das catedrais góticas mais importantes do país – que os reis eram coroados. (Vale ressaltar que há mais de uma catedral de Notre-Dame no país. Não confundir com a de Paris)

Reims é uma ótima escolha para quem quer fugir um pouquinho de Paris, mas tem pouco tempo disponível. Vale à pena conhecer o Porte Mars, datado do início do séc. III; o Palácio de Tau, onde os reis se preparavam para a coroação, hoje abriga um museu peças valiosas do clero e da nobreza; a Abadia de Saint-Remi, fundada no século VI, onde estão guardadas as relíquias de Saint Remi; a Chapelle Foujita, além do Museu de Belas Artes.

Como chegar a Reims

É possível pegar um trem na Gare de l’est a partir de 15 euros. O primeiro parte às 6h36 e o último às 22h36. Confira aqui os preços e os horários.

Outra opção é pegar um ônibus na Gare Paris-Bercy. A viagem leva cerca de 2 horas e custa a partir de 10 euros. Consulte preços e horários.

O design do bonde de Reims lembram taças de champanhe
O design do bonde de Reims lembram taças de champanhe. Créditos: Pember_ / Fonte: Flickr.

Onde ficar em Reims

As tarifas de hospedagem em Reims não são das mais baratas. Uma boa alternativa, visando o custo-benefício, é o Hôtel Azur. Localizado no centro da cidade, ele fica a apenas 5 minutos a pé da estação de trem SNCF. O café da manhã é servido diariamente e o hotel dispõe de quartos bem equipados e wi-fi gratuito. Há outros pontos turísticos próximos ao hotel também, como a Catedral de Notre-Dame de Reims e o Museu de Belas Artes.

Conhece mais alguma cidade na França que dá pra fazer um bate-volta assim no mesmo dia também? Conta pra gente.

3 cidades para fazer bate e volta a partir de Paris

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom DELAS23 para adquirir o seguro viagem com até 23% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Guylherme Morais

Formado em Comunicação Social, amante do futebol e do esporte da bola laranja, viajar é literalmente a sua vida. Em 25 anos morou em seis cidades diferentes e não sabe se um dia vai simplesmente ficar em uma pra sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo