3 cidades para fazer bate e volta a partir de Paris

Oh, Paris! A Cidade Luz. Destino dos casais apaixonados, romance por todos os lados, terra da encantadora La Tour Eiffel, belíssimos jardins espalhados pela cidade e um passeio de barco pelo rio Sena para admirar a paisagem de um lugar mais tranquilo. Uma viagem de sonho! São programas quase que obrigatórios para quem vai à Paris conhecer esses lugares.

Mas você sabe que o Viajei Bonito não existe para te indicar um roteiro tradicional que uma agência de viagem pode te oferecer, certo? É legal, divertido, mas queremos algo mais. Diria até que precisamos! Por isso, hoje você vai conhecer três destinos muito legais na França que dá pra fazer um bate e volta a partir de Paris.

Tem cidade histórica, praia, vistas deslumbrantes, a terra dos champagnes

Vai valer a pena!

1 Rouen

Estação de trem e ônibus de Rouen, na França

Estação de trem e ônibus de Rouen, na França. Créditos: Bernard Peinot / Fonte: Flickr.

A capital da Normandia, no norte da França, fica a 130km de distância de Paris. Isso dá uma hora e meia de carro ou duas de ônibus, mas agora você pode pegar um trem direto na estação Saint-Lazare e chegar lá em uma hora. Aliás, sabia que o nome “Normandia” deriva de “normmandi”, que significa “homens do norte”? O nome foi dado no século IX quando a região foi invadida pelos Vikings.

Rouen é a cidade onde Joana D’arc, heroína e santa francesa, foi presa e morta durante a Guerra dos Cem Anos contra a Inglaterra. Inclusive há um roteiro para visitar os lugares onde ela passou. A presença dela ainda é muito forte por lá. No local onde foi presa e se desenrolou seu julgamento, hoje há uma igreja dedicada à sua memória. Tudo o que restou do castelo onde ficou é uma torre.

Outra personalidade francesa que tem relação com a cidade é o pintor Claude Monet, que montou seu ateliê por lá e fez belíssimas obras durante a sua estadia. Caminhando pelas ruas até a Catedral Notre Dame de Rouen é possível entender a decisão do pintor impressionista de fixar residência.

Rouen também é famosa pelos antiquários e lojas de objetos de decoração. Não deixe de passear pela estreita Vieux Rouen, nem de ver de perto o histórico Palais de Justice. Aproveite para ajustar o seu relógio de acordo com o Gros-Horloge.

Rouen é uma ótima escolha para quem quiser fugir um pouquinho de Paris por um dia. Se você gostar tanto da cidade e quiser passar mais dias por lá, recomendo o Hotel Rouen St-Sever.

Veja onde comer em Paris gastando até 10 euros

Como chegar a Rouen

trens regionais saem várias vezes por dia da Paris Gare Saint Lazare. As viagens duram cerca de 1 hora e meia e cada bilhete custa 20 euros.

Outra forma de se deslocar entre Paris e Rouen é através de ônibus, que partem de Porte Maillot ou do aeroporto Charles de Gaulle. O deslcoamento leva cerca de 1h50 e as passagens custam a partir de 5 euros.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

2 Étretat

Vista de cima das falésias de Étretat, na França

Vista de cima das falésias de Étretat, na França. Créditos: Cristian Bortes / Fonte: Flickr

Gostando ou não de praia, Étretat é uma ótima escolha. Famosa pelas falésias e vistas deslumbrantes, a cidade da Normandia viu a Segunda Guerra bem de perto quando praias próximas foram transformadas em campo de batalha no episódio conhecido como “Dia D”.

Étretat é pequena e tem pouco mais de 1500 habitantes. Prepare-se para fazer os passeios a pé, a subida para ver as falésias são grandes, porém tranquilas, e o visual de tirar o fôlego compensa o esforço. As praias também são lindas, mas muito diferentes das que estamos acostumados a encontrar no Brasil. Se aqui temos areia que não acaba mais, lá tudo é de pedrinhas.

Como chegar a Étretat

A melhor forma de ir a Étretat a partir de Paris é pegando um trem na estação Paris St Lazare até Le Havre e de lá pegar um ônibus até o destino final. Ao todo, são 4h30 de deslocamento.

3 Reims

Interior da Abadia de Saint-Remi, em Reims, França

Interior da Abadia de Saint-Remi, em Reims, França. Créditos: barnyz / Fonte: Flickr

Conhecida por abrigar algumas das mais famosas marcas de champanhe do mundo, é a mais importante da região de Champagne e está a apenas 45 minutos de viagem de Paris.

Falando em champanhe, não vão faltar referências à bebida mundialmente conhecida. Além de poder cisitar a sede das produtoras, fazer um tour por abrigos subterrâneos e uma sessão de degustação, se você olhar para os bondes do transporte público da cidade vai perceber que a frente deles lembra uma taça de champanhe.

Porém, Reims vai além da produção da bebida. A universidade local possui mais de 26 mil alunos e recebe intercambistas de todo mundo. Assim como em Étretat, a cidade também viu a Segunda Guerra Mundial bem de pertinho e foi completamente destruída.

Aliás, o peso histórico que a cidade tem para França é inegável: era na Catedral de Notre-Dame – uma das catedrais góticas mais importantes do país – que os reis eram coroados. (Vale ressaltar que há mais de uma catedral de Notre-Dame no país. Não confundir com a de Paris)

Reims é uma ótima escolha para quem quer fugir um pouquinho de Paris, mas tem pouco tempo disponível. Vale à pena conhecer o Porte Mars, datado do início do séc. III; o Palácio de Tau, onde os reis se preparavam para a coroação, hoje abriga um museu peças valiosas do clero e da nobreza; a Abadia de Saint-Remi, fundada no século VI, onde estão guardadas as relíquias de Saint Remi; a Chapelle Foujita, além do Museu de Belas Artes.

Como chegar a Reims

É possível pegar um trem na Gare de l’est a partir de 15 euros. O primeiro parte às 6h36 e o último às 22h36. Confira aqui os preços e os horários.

Outra opção é pegar um ônibus na Gare Paris-Bercy. A viagem leva cerca de 2 horas e custa a partir de 10 euros. Consulte preços e horários.

O design do bonde de Reims lembram taças de champanhe

O design do bonde de Reims lembram taças de champanhe. Créditos: Pember_ / Fonte: Flickr.

Conhece mais alguma cidade na França que dá pra fazer um bate-volta assim no mesmo dia também? Conta pra gente.

Créditos da imagem de capa: faungg’s photos / Fonte: Flickr

De malas prontas para Paris, Rouen e Reims?

Em Paris, nossa sugestão de hospedagem é o Appi Hotel. Já em Rouen, recomendamos o Hotel Rouen St-Sever. Em Reims, nossa recomendação é o Hôtel Cecyl Reims Centre.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Ou então aprenda aqui a contratar um seguro viagem.

Do Brasil, o voo mais barato para Paris sai de Salvador no dia 12/05/17 e custa R$377,45 (clique aqui para ver todas as datas disponíveis). Confira também outras opções de voo para Paris.

Com base em cotações atualizadas do Yahoo Finance a cada duas horas, a proporção entre o euro e o real é de 1 EUR para 3,3811 BRL. Você pode simular o valor que deseja converter com os preços das casas de câmbio clicando aqui.

Sobre Guylherme Morais

Formado em Comunicação Social, amante do futebol e do esporte da bola laranja, viajar é literalmente a sua vida. Em 25 anos morou em seis cidades diferentes e não sabe se um dia vai simplesmente ficar em uma pra sempre.