Praia do Sono sem estresse: saiba chegar e onde ficar

A Praia do Sono é uma praia de águas calmas e claras, cercada de vegetação nativa e tem esse nome porque as altas montanhas ao seu redor fazem o sol nascer mais tarde e se pôr mais cedo, dando à noite um período mais longo.

O acesso

O acesso à praia se dá por trilha ou pelo mar. De qualquer maneira, o caminho é seguir pela estrada para Trindade até ver uma entrada para a esquerda com placa indicando a Praia do Sono. O caminho leva na verdade até um condomínio chamado Laranjeiras de onde saem botes, com preços entre 20 e 35 reais, por pessoa, dependendo da época do ano. Seguindo mais à frente, chegamos até a Vila Oratório, onde começa a trilha para chegar à praia. Várias placas indicam o preço diário cobrado para deixar o carro na vila. Deixamos o carro no quintal da casa de uma senhora que nos cobrou 20 reais pelos dois dias que ficaríamos na praia.

Mochilas nas costas! A trilha que começa logo entre as casas da vila é bem tranquila e os lugares com maior dificuldade foram reformados com tábuas de madeira, formando degraus e corrimões. Lembrando que estávamos no meio da mata fechada, logo havia barro por causa da umidade. Os trechos finais da trilha proporcionam belas vistas para a praia. Depois de 50 minutos, enfim chegamos ao nosso destino!

Vista da trilha para a Praia do Sono, Paraty, Rio de Janeiro

Vista da trilha para a Praia do Sono, Paraty, Rio de Janeiro. Créditos: Dessirré e Guilherme

Pôr do sol registrado do restaurante à beira mar na Praia do Sono, Paraty, Rio de Janeiro

Pôr do sol registrado do restaurante à beira mar na Praia do Sono, Paraty, Rio de Janeiro. Créditos: Dessirré e Guilherme

Nos hospedamos em um dos vários campings que existem lá. Ficamos em uma suíte muito aconchegante de uma simpática moça que vive ali com seu parceiro, praticamente na beira da praia. Não andamos mais de 2 minutos e nossos pés já sentiam a areia macia, e pudemos ouvir o barulho das ondas ao amanhecer. Segue o link de sua página no facebook para quem quiser mais informações.

Se você está gostando do artigo até o momento, que tal curtir nossa página no Facebook?

Conveniências na Praia do Sono

Na praia há restaurantes, padarias e mercearias que ficam abertos ao longo do dia, então quem não quiser se preocupar em levar miojo na mala, estará bem servido. Nós decidimos por economizar, então levamos biscoitos e barras de cereal para as caminhadas e um vinho para uma noite fria muito agradável à beira mar com direito a fogueira. E fizemos uma boa refeição nos restaurantes/bares a cada dia. À noite alguns bares oferecem música ao vivo, servindo tira-gostos e bebidas.

Foto tirada da Praia do Sono, vista do alto da trilha que leva à Praia dos Antigos, Paraty, Rio de Janeiro

Foto tirada da Praia do Sono, vista do alto da trilha que leva à Praia dos Antigos, Paraty, Rio de Janeiro. Créditos: Dessirré e Guilherme

O melhor da Praia do Sono, para os aventureiros, é que é possível seguir viagem por outras trilhas e encontrar belíssimas praias. Em um dia fizemos o percurso Praia do Sono – Antigos – Antiguinhos – Ponta Negra, que leva cerca de duas horas para ir e mais duas para voltar. Um lugar mais lindo que o outro. Para quem desanimar de voltar pela trilha, de todas as praias saem barcos que fazem o retorno até a Praia do Sono. Vale a pena fazer uma visita.

Se você quiser mais uma opção de hospedagem próxima à Praia do Sono, aqui vai a recomendação do Viajei Bonito:

Che Lagarto Hostel Paraty

Rua Benina Toledo do Prado, 22

O Che Lagarto está localizado a 200 metros do centro histórico de Paraty, apenas a 5 minutos a pé do Parque Matriz. O hostel apresenta quartos decorados com simplicidade, uma piscina exterior e uma recepção aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Verificar disponibilidade

Descrição obtida de Booking

O Che Lagarto está localizado a 200 metros do centro histórico de Paraty, apenas a 5 minutos a pé do Parque Matriz. O hostel apresenta quartos decorados com simplicidade, uma piscina exterior e uma recepção aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Créditos da imagem de capa: Dessirré e Guilherme

De malas prontas para Paraty e Rio de Janeiro?

Em Paraty, nossa sugestão de hospedagem é o Che Lagarto Hostel Paraty. Já em Rio de Janeiro, recomendamos o Copacabana Hostel.

Mesmo sem a obrigatoriedade de contratar um seguro viagem ao viajar pelo Brasil, é altamente recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Ou então aprenda aqui a contratar um seguro viagem.