Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

7 lugares especiais para assistir ao pôr do sol em Juiz de Fora

Se existe um fenômeno da natureza mais bonito que o pôr do sol, ainda desconheço. Você pode até dizer que a aurora boreal é um acontecimento mais interessante, mas ela é tão rara, tão distante, tão trabalhosa de se ver… o pôr do sol não, ele é mais democrático, aparece para todo mundo o ano todo. Às vezes mais tímido, entre as nuvens, mas sempre com aquela energia boa, que te faz agradecer por estar vivo mesmo depois de um dia difícil.

Sorte de quem pode admirar esse espetáculo da janela de casa. Eu que moro em um lugar rodeado por prédios, vivo caçando pontos estratégicos para observar o cair da tarde, e assim descobri que em [link tag=”juiz-de-fora”]Juiz de Fora[/link] existem vários deles!

Conheça 7 lugares especiais para assistir ao pôr do sol em Juiz de Fora! As fotos são do talentosíssimo fotógrafo Taua Klonowski.

1. Mirante da BR-040

Com vista para a Serra da Mantiqueira, nem dá para lembrar que estamos no meio de uma das rodovias mais movimentadas do Brasil. O mirante da BR-040 é um refúgio a 10km do Centro de Juiz de Fora, perfeito para a prática de atividades ao ar livre, como correr, jogar bola, andar de bicicleta, soltar pipa ou fazer um piquenique em família.

Aquela construção que ficou ali abandonada durante muitos anos hoje abriga a Cervejaria Escola Mirante, que além de oferecer cursos, funciona também como restaurante. O espaço é agradabilíssimo, onde é possível assistir ao pôr do sol enquanto se saboreia chopes e cervejas artesanais acompanhados de petiscos deliciosos. Nesse caso, vá de ônibus, táxi ou Uber.

Como chegar ao Mirante da BR-040?

Ônibus urbano: Linha 546, BR-040.

Carro: Na Avenida Deusdedith Salgado, pegue a BR-040 sentido Belo Horizonte, pegue a saída 796, pegue novamente a BR-040. Mantenha-se à direita, logo a frente você encontrará a entrada.

SALVE ESTA IMAGEM NO SEU PINTEREST!

Clique na imagem para adicionar este artigo ao seu Pinterest e viaje pelos nossos painéis.

7 lugares para assistir ao pôr do sol em Juiz de Fora, Minas Gerais
7 lugares para assistir ao pôr do sol em Juiz de Fora, Minas Gerais. Créditos: Taua Klonowski

2. Mirante São Bernardo

Para quem curte uma vista mais urbana, o Mirante do São Bernardo é a única área pública central de onde é possível observar as cores do pôr do sol cobrindo os prédios e as pontes da cidade. Além de um belíssimo panorama do entardecer, o local apresenta aos visitantes um pouquinho da história do bairro embutida na religiosidade dos antigos moradores, com a capelinha de São Bernardo, construída em 1933, a Gruta de Nossa Senhora da Rosa Mística e a pedra do Mirante.

Mesmo sendo considerado ponto turístico, o local não oferece boa infraestrutura para atender ao público e carece de policiamento durante a noite.

Como chegar ao Mirante São Bernardo:

Ônibus urbano: Linha 437, São Bernardo, com pontos de parada na Avenida Getúlio Vargas.

Carro: O Mirante fica localizado a margem esquerda do Rio Paraibuna, no Bairro São Bernardo. Saindo da Avenida Sete de Setembro, pegue a Rua São Bernardo, em seguida a Rua Maranhão, e finalmente: Mirante.

3. Represa de São Pedro

A represa emoldurada pela vegetação compõe um cenário deslumbrante, que fica ainda mais bonito durante o pôr do sol. Próximo à represa você verá a bela Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída em estilo gótico pela comunidade dos Arautos do Evangelho. Parece um castelo, vá e veja com os seus próprios olhos.

Como chegar à Represa de São Pedro?

Ônibus urbano: Linha 542, Lagoa

Carro: A Represa de São Pedro fica a 8 km do Centro da cidade. Para chegar até lá de carro, siga até a UFJF. Saindo do Portão Norte, vire à direita, depois vire a primeira rua à esquerda (no posto de gasolina) na rua Adolfo Kirchmaier. Vire à esquerda na Avenida Henrique Krambeck. Siga até o final da rodovia, depois vire à direita na Avenida Senhor dos Passos e depois vire imediatamente à esquerda para prosseguir na Avenida Manoel Vaz de Magalhães. Continue reto e você verá a lagoa à esquerda.

Pôr do sol na Represa de São Pedro, em Juiz de Fora, Minas Gerais
Pôr do sol na Represa de São Pedro, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Créditos: Taua Klonowski

4. Represa João Penido

Dirija-se à Represa João Penido, a 10 km da malha urbana, para maravilhar-se com um belíssimo pôr do sol às margens do reservatório. É comum ver por ali algumas pessoas praticando esportes aquáticos, como caiaque, stand up paddle, natação e até fly jet, mas por se tratar de um manancial, o uso da água para fins recreativos é proibido com respaldo na Lei Municipal 7.255 de 1987, além de ser perigoso, já que a área não conta com a supervisão de salva-vidas. A pesca esportiva também é vetada, então vá sabendo que o objetivo ali é contemplar a natureza, sem intervir nela.

Como chegar à Represa João Penido?

Ônibus urbano: Linhas 729, 712, 711.

Carro: Na Avenida Deusdedith Salgado, pegue a BR-040 sentido Belo Horizonte. Siga na BR por aproximadamente 14 km. Em uma curva suave pegue a BR 267, na rotatória, pegue a 1ª saída para a Av. Presidente Juscelino Kubitschek. Vire à direita em direção à Rua Maria Eugênia, vire à direita na Rua Maria Eugênia. Na rotatória, pegue a 1ª saída para a Av. Garcia Rodrigues Paes, vire à direita na R. Eudóxio Infante Vieira. Vire à esquerda, e estará na Represa João Penido, (rua. Eudóxio Infante Vieira).

5. Monte Adonai

Na zona leste, entre os bairros São Benedito e Linhares, encontra-se o Monte Adonai, de onde é possível ver boa parte da área urbana de Juiz de Fora. Chegando no fim da tarde, você verá o sol se escondendo atrás das montanhas e quando ele se for, vai perceber as luzes se acendendo dentro das casas, nos apartamentos e nos postes pela cidade afora. É uma visão excepcional!

A graça do Monte Adonai está justamente no fato de ser um lugar silencioso e pouco movimentado, mas assim como no Mirante do São Bernardo, não há policiamento constante e por isso nem todo mundo se sente seguro estando ali à noite sozinho.

Como chegar ao Monte Adonai?

Ônibus urbano: Linhas 430, 431 e 432 – São Benedito

De carro: Siga na Avenida Brasil até a Rua Nossa Senhora de Lourdes e depois continue para a Estrada Atos Branco da Rosa. Vire à direita para a Rua José Zacarias dos Santos e siga até o fim. Quando avistar as torres de luz, escolha um lugar para estacionar o carro e apreciar a vista.

Entardecer no Monte Adonai, em Juiz de Fora
Entardecer no Monte Adonai, em Juiz de Fora. Créditos: Taua Klonowski

6. Pontes do Paraibuna

Não vou discordar se você disser que em determinadas épocas do ano fica difícil admirar o pôr do sol a partir das pontes de Juiz de Fora dado o mau cheiro que vem do rio, mas quem transita nas margens do Paraibuna todos os dias sabe que não é sempre assim. Ver o céu mudando de cor e refletindo na água é bonito demais! Não há correria, trânsito e barulho de buzinas que ofusque a beleza desse cenário.

7. UFJF

Mesmo depois de ter passado por tantas obras de ampliação, a Universidade Federal de Juiz de Fora ainda preserva uma extensa área verde. Por ser um ponto bem alto da cidade, é um lugar democrático para assistir não só ao pôr do sol, mas também ao nascer dele.

Para ver o sol nascer, a dica é ir para a Faculdade de Economia, ponto mais alto da Federal. Para o pôr do sol, suba até o ICE ou ICH, que tem até banquinhos para apreciar a vista.

Como chegar à UFJF?

Ônibus urbano: 19 linhas saem de diferentes pontos da cidade com destino à UFJF e vice-versa. 525, 535, 545, 555, 548, 549 e 755 são as principais. Veja os pontos de saída e destinos aqui.

De carro: Siga na Avenida Itamar Franco. Na rotatória, pegue a 2ª saída e mantenha-se na Av. Presidente Itamar Franco em direção ao Independência Shopping, seguido do Portão Sul UFJF. Permaneça à direita considerando as sinalizações internas.

Viaje para Juiz de Fora

Como chegar a Juiz de Fora

Para quem viaja de carro, as principais entradas são pela BR-040. A estrada é bem sinalizada e mesmo sem usar o GPS é possível chegar com tranquilidade. Se precisar de alugar um veículo, recomendamos a [vb_product_link code=”RENTCARS”] para encontrar os preços mais baixos entre as locadoras locais.

Juiz de Fora se conecta a outras cidades através de inúmeras linhas de ônibus intermunicipais e estaduais. A empresa que faz o trajeto a partir de e para Belo Horizonte é a Atual. Saindo do Rio de Janeiro, quem faz a ponte é a viação Util, e de São Paulo é a Cometa.

Utilize a plataforma [vb_product_link code=”CLICKBUS”] para simular itinerários a partir da sua cidade e para comprar passagens com desconto. Outra forma de economizar é utilizando a Buser, embora as opções sejam mais restritas.

Onde se hospedar em Juiz de Fora

Para viagens a turismo e de negócio, a melhor opção é ficar em bairros próximos ao Centro, como São Mateus e Alto dos Passos, que concentram grande quantidade de bares, restaurantes, supermercados e farmácias, além de estarem bem abastecidos pelo transporte urbano.

Agora, se a sua passagem pela cidade se der em razão de provas, seminários e outros compromissos na UFJF, a melhor opção é se hospedar no bairro São Pedro, pois embora muitas linhas passem pela Universidade, os ônibus costumam transitar superlotados e depender deles em um momento importante pode atrapalhar os seus planos.

[bookinglink id=”1288752″ text=”Trade Hotel”], [bookinglink id=”356950″ text=”Constantino”] e [bookinglink id=”271929″ text=”Victory Suites”] são os melhores da cidade.

 

[vb_passagens_aereas_widget iata_to="GIG" limit="6"]
[vb_post_list tag="juiz-de-fora" limit="5" title="Leia mais sobre Juiz de Fora"]

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

19 pensou em “7 lugares especiais para assistir ao pôr do sol em Juiz de Fora

    1. Muito amor por essa cidade!
      Vamos publicar outros posts sobre JF em breve! Se tiver sugestões de temas que vc queira ver por aqui, sinta-se à vontade para opinar.

  1. Oi Gisele,
    Cheguei aqui pelo Bloggers Out and About.
    Realmente o pôr do sol é uma coisa maravilhosa e democrática. Na montanha, na praia ou entre os prédios, é sempre um motivo para sorrir. Espero conhecer um pouco mais de Minas e conhecer um desses lugares lindos. Beijos! <3

  2. Nunca que eu imaginaria lugares tão lindos em Juiz de Fora, olha com a gente é, né… Essa da represa é um absurdo de linda! E você disse tudo.. nada como o por do sol. Ainda não inventaram coisa mais bonita na terra..

  3. Olá Gisele,

    primeiramente, parabéns pelo post!

    Morei em JF durante um tempo e me encantei com essa cidade incrível, vendo este post bateu aquela saudade…
    As indicações estão muito top, ainda quero voltar para Juiz de Fora e ter a oportunidade de ver o por do sol destes lugares. Deve ser um espetáculo à parte mesmo!

    forte abraço!

  4. Que legal a postagem e esse seu hábito de ver o por do sol! Aqui em Porto Alegre temos um por do sol lindíssimo, mas adivinha, eu nunca combino de visitar nenhum lugar para assistir =(

  5. Também adoro por do sol e acho que os mais lindos são do Outono, pelo menos aqui em SP. Acho que o legal é que um nunca é igual ao outro, como deveriam ser nossos dias.

  6. Eu também moro em um lugar cheio de prédio então também é raro conseguir ver o pôr do sol no dia a dia, quando consigo já fico toda alegre. Adorei os lugares da lista, quando for em Juiz de Fora já quero conferir.

  7. Que lugares genteeeee!! Sou fascinada em por do sol. Imagina conferindo tudo isso de perto! hahaha.. Adorei sua lista! Já salvei tudo aqui. Parabéns pelo post! =)

  8. Concordo plenamente sobre haver algum fenômeno tão bonito como o pôr do sol, realmente ele é especial, lindo de se ver!
    Adorei as dicas, ainda não tive oportunidade de conhecer Juiz de Fora, mas as fotos do pôr do sol são encantadoras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo