Termos de uso

Queremos que sua experiência seja a melhor possível enquanto estiver navegando por nosso site ou por qualquer outro canal no qual atuamos. Tudo o que produzimos e o que divulgamos passa por uma rigorosa política de produção que tem como principal objetivo manter a credibilidade para que você possa confiar no Viajei Bonito durante o planejamento de sua viagem.

Atualmente, somos uma empresa pequena e muito limitada em termos de recursos. Fazemos uso de publicidade para rentabilizar o blog, contamos com a ajuda de colaboradores e muito do conteúdo é feito com base em experiências próprias. Todos esses aspectos exigem transparência e os próximos tópicos explicam detalhadamente o que você precisa saber ao fazer uso de nosso site. Ao utilizar o Viajei Bonito e seus canais, você precisa estar de acordo com todos os nossos termos de uso.

1 Conteúdo

Os termos abaixo são relacionados à forma como produzimos todo o conteúdo disponível no blog.

1.1 Produção a partir de experiências próprias

Os artigos, fotografias e vídeos produzidos a partir de experiências próprias reproduzem nossas opiniões e sentimentos com relação ao que vimos. Tudo isso é muito subjetivo e pode ir contra à sua opinião além de poder se contrapor também à opinião de pessoas que vivem ou que dependem do turismo nos destinos citados.

Jamais postaremos revisões negativas com objetivos comerciais ou então de caráter vingativo em episódios de frustrações ou algo do tipo. Muito pelo contrário: tentamos sempre ser imparciais, mas dada a natureza subjetiva do que escrevemos, podemos acabar passando más impressões involuntariamente. Em todos os casos você é muito bem vindo a entrar em contato conosco sempre que discordar de algo que falamos para maiores esclarecimentos.

1.2 Recomendações baseadas em experiências próprias

É muito comum nossos textos apresentarem sugestões de hotéis, albergues, traslados, passeios, guias, além de outros serviços com os quais tivemos contato presencial e eles serão indicados naturalmente no texto.

Ainda no que tange a subjetividade da coisa, lembre-se que você possui critérios diferentes dos nossos e pode ter uma opinião contrária a respeito de um estabelecimento ou empresa que citamos. É imprescindível que você tenha em mente que o que nos agrada pode não agradar a você.

1.3 Artigos redigidos através de pesquisas

Todas as viagens que fazemos agregam muito para a forma como enxergamos o mundo e também como passamos isso para você e para os nossos leitores. Além da bagagem que acumulamos, desenvolvemos também nossa capacidade de pesquisa em destinos de viagem.

Muitas vezes essas pesquisas são convertidas em artigos e conteúdo para o blog. Isto é, nem tudo que publicamos é resultado de experiências próprias. Todavia, jamais trataremos esses destinos como se tivessem sido visitados pelo Viajei Bonito.

1.4 Recomendações baseadas em pesquisas

Recomendações de hotéis, albergues, traslados, passeios, guias, além de outros estabelecimentos e serviços também podem surgir de pesquisas e serem indicados no blog sem que tenhamos sido consumidores dos mesmos.

As pesquisas que realizamos levam em consideração diversos fatores para que possamos fazer a indicação no site. Dentre esses fatores, o que mais prestamos atenção é na quantidade de avaliações do público e, claro, a nota média das mesmas.

1.5 Colaboradores

O Viajei Bonito conta com colaboradores para redação de artigos que podem ser resultados de experiências próprias ou de pesquisa. Artigos que levam a assinatura desses colabores não refletem totalmente nossa opinião sobre serviços, destinos e o que mais o conteúdo do texto citar, todavia revisamos tudo que é publicado para que o conteúdo produzido esteja adequado às nossas políticas.

1.6 Publieditorial

Um publieditorial é o trabalho de produção desenvolvido em forma de publicidade. Isto é, seu conteúdo foi criado por empresas que anunciam no Viajei Bonito e nem sempre refletem nossa opinião. Todavia, assim como nos artigos produzidos por colaboradores, publieditoriais são revisados para que estejam alinhados às políticas do blog.

Como exemplo, podemos citar uma de nossas políticas que é a de não indicar atividades que exploram animais. Você jamais verá no site um artigo, mesmo que publicitário, indicando atividades que incluem passeios a cavalo, visitas a zoológicos, etc.

Observação: no início de 2018, o Viajei Bonito passou por uma grande reformulação em sua política de publieditoriais. Uma dessas políticas inclui a exibição da tag “Publieditorial” como obrigatória a todos os artigos provenientes de publicidade. Isto é, você saberá quando está lendo um artigo que foi redigido por terceiros e de caráter publicitário. Todavia, artigos anteriores a 2018 podem não apresentar essa marcação, uma vez que a sua inclusão após essa mudança de política resultaria na quebra de contratos com anunciantes.

2 Atualização das informações

Por mais que tenhamos colaboradores, o Viajei Bonito não tem recursos para estar constantemente revisando artigos antigos e verificando se cada informação contida ainda reflete a realidade. Contamos sempre com a ajuda dos leitores quando informações nos artigos estão desatualizadas, mas é muito importante que você esteja atento à data de publicação do conteúdo produzido, seja no blog, seja em nossas redes sociais e também em nosso canal do YouTube.

A data de publicação de artigos e vídeos produzidos estará sempre disponível e em local de fácil visualização. Já o conteúdo que tem acompanhamento constante acompanha a data de última atualização de forma que você saiba exatamente quando aquelas informações foram coletadas.

Lembre-se sempre que o conteúdo que produzimos foi baseado em experiências próprias e através de pesquisa e refletiam o que estava vigente na época em que ele foi disponibilizado. É muito importante que você faça pesquisas adicionais em sites oficiais ou especializados para complementar o planejamento de sua viagem.

2.1 Datas, percursos, preços e demais informações citadas nos artigos

Ao usar o Viajei Bonito e suas demais redes, você precisa estar ciente de que, desde a data de produção de cada conteúdo, preços podem ter sofrido alterações, ruas e estradas foram criadas e fechadas, telefones foram alterados, hotéis e albergues fecharam ou tiveram mudanças de gerência que podem ter mudado completamente a qualidade do atendimento, etc.

Lembre-se de que tudo muda, e não temos recursos para revisar texto por texto periodicamente, especialmente os mais antigos. Ter a sua opinião enviada através dos nossos canais de comunicação é muito importante para conseguirmos manter o site atualizado, todavia nos isentamos de responsabilidade pela inconsistência de informações que fogem ao nosso controle.

2.2 Variações cambiais

Hoje contamos com um recurso automatizado que mantém os valores de conversão de várias moedas para o real brasileiro (BRL) atualizados automaticamente. Grande parte dos nossos artigos, principalmente os mais recentes, contam com esses recursos. Todavia, os preços de entradas em estabelecimentos, diárias, serviços e produtos sofrem alterações e estão sujeitas à inflação – coisa que não conseguimos acompanhar.

Lembre-se sempre de verificar o site oficial de cada estabelecimento, empresa ou serviço caso queira ter em mãos os valores atuais praticados.

3 Produtos e serviços recomendados

O Viajei Bonito é um blog profissional e com empresa registrada. Para que ele exista, é necessário rentabilizá-lo e dessa forma utilizamos, principalmente, de publicidade. Os próximos tópicos se referem aos produtos e serviços indicados nos artigos e nas demais seções do site e o que você precisa estar ciente ao utilizar o mesmo.

3.1 Afiliados

Produtos e serviços de afiliados são promovidos e administrados por empresas sem vínculos com o Viajei Bonito que nos repassam parte das vendas a título de comissão por indicação.

Por exemplo, se você viu em nosso site a sugestão de um hotel, clicou no link e fez a reserva, nós ganharemos uma comissão.

3.2 Patrocinadores e anunciantes

Patrocinadores e anunciantes podem comprar espaços de publicidade ou artigos publicitários (publieditoriais) e seus termos foram descritos anteriormente, na seção Conteúdo.

3.3 Anúncios

Anúncios através de ferramentas de intermediação entre publicitários e produtores de conteúdo, como o AdSense da Google, estão vinculados em, praticamente, todas as páginas do Viajei Bonito e podem também aparecer entre os parágrafos de artigos.

Dado que o Google é o responsável por escolher o que será exibido naquele espaço levando em consideração o conteúdo em volta do mesmo, nem sempre são exibidos anúncios relevantes ou que são específicos dos destinos tratados nos artigos.

3.4 Isenção de responsabilidade

Levando-se em consideração que Viajei Bonito não vende ou intermedeia nenhum tipo de serviço, você precisa concordar que não somos responsáveis pela solução de problemas pós-venda, que devem ser feitas diretamente com a empresa que gerou o voucher ou a comprovação de contratação/compra, e em alguns casos diretamente com a prestadora do serviço.

Problemas com hotéis devem ser reclamados diretamente à Booking ou à Hostel World; resgate de prêmios do seguro-viagem devem ser feitos juntamente com a Seguros Promo; problemas com passagens aéreas devem ser solucionados com a Viajanet, e assim por diante.

Ao utilizar o Viajei Bonito, você concorda que todos os links externos para empresas, produtos e serviços são apenas a título de indicação, publicidade ou recomendação baseada em experiências próprias. Isto é, o máximo que fazemos é dar a você uma solução, mas quem decide pela contratação é você, e quem cuida da venda e também da solução de quaisquer problemas são as empresas indicadas.

4 Comentários de leitores

Prezamos sempre em manter discussões sadias em nossas comunidades: comentários no blog, comentários em nossas redes sociais, comentários em nosso canal do YouTube e também onde mais tenhamos presença com ferramentas disponíveis para que o público deixe sua opinião.

O trabalho de moderação para evitar comentários ofensivos ou informações que não condizem à realidade – como por exemplo fake news – é de nossa responsabilidade. Entretanto nem sempre conseguimos fazê-lo em tempo real.

Tenha em mente que tão logo sejam identificados comentários danosos a pessoas ou a empresas eles serão moderados se entendermos que eles estejam em desacordo com nossas políticas. Muitas vezes, contamos com a ajuda da comunidade para reportá-los.

5 Fotografias, vídeos e materiais de terceiros

No Viajei Bonito nós prezamos muito pela propriedade intelectual e pela citação dos autores de todo material externo que utilizamos em nosso blog, redes sociais e em nosso canal do YouTube. Ainda, só fazemos uso do que temos permissão, seja através de liberação do autor, seja quando a licença do material deixar explícito que sua reutilização é permitida.

Ao ter acesso aos materiais disponíveis em nossos canais, você concorda em não reproduzi-los sem prévia autorização.

Aproveitando, convidamos você a ler nossa política de coleta e creditação de imagens de terceiros e que reflete a seriedade com que levamos o assunto.

6 Conclusão

Situações adversas nas sugestões que fazemos podem colocar em xeque nossa credibilidade e por isso damos muito valor a todas as opiniões que recebemos.

Se você viu algo em nosso site que não lhe agradou, pedimos encarecidamente que entre em contato direto conosco. Faremos de tudo para esclarecer e resolver o que estiver ao nosso alcance, levando em consideração tudo o que dissemos nos tópicos anteriores a respeito de cada aspecto do conteúdo que produzimos.

Lembre-se: ao utilizar o Viajei Bonito e seus canais, você precisa estar de acordo com nossos termos de uso.

Comments are closed.