7 bate e voltas a partir de Dublin
A Irlanda é um país relativamente pequeno. A capital, [link tag=”dublin”]Dublin[/link], está na costa leste e, até Galway, na costa oeste, são apenas 210 quilômetros. De norte a sul não é muito diferente. São cerca de 450 quilômetros de um extremo a outro. É como ir de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. A pouca distância acaba favorecendo os viajantes que querem explorar a ilha da Esmeralda, mas não têm muito tempo para viagens longas. E é no interior que estão mesmo as melhores paisagens, daquelas de tirar o fôlego da gente. Por isso o Viajei Bonito trouxe uma lista com 7 bate e voltas a partir de Dublin que vão fazer você repensar seu roteiro. Cada lugar tem suas particularidades e vale muito a pena reservar uns dias para conhecer alguns deles.
Navegue pelo post
Wicklow
É um condado que parece ter saído de filme tamanha a beleza natural. Wicklow tem praias, parques, grandes jardins, lagos e montanhas e está a apenas 40 minutos de Dublin. As atrações mais visitadas são o vilarejo de Bray, o Powerscourt Garden e a Powerscourt Waterfalls, a cachoeira mais alta da Irlanda, e o lago Guiness – que parece uma pint da cerveja. Não deixe de visitar também o mosteiro de Glendalough, com seus vales glaciais e lagos.
Como chegar: Empresas de turismo fazem a rota por cerca de 20 euros. Para ir por conta própria, o ideal é alugar um carro caso queira conhecer todos os principais pontos, pois nem todos são servidos pelo transporte público. Para Bray, basta pegar o trem no centro de Dublin. Para o Powerscourt Garden, pegue o ônibus 44 na Merrion Square sentido Enniskerry e desça no ponto final.
Onde se hospedar em Wiclow: Se encantou pela cidade e quer passar mais tempo nela? Recomendamos a [bookinglink id=”1873964″ text=”Halpins Town House”], que está localizada bem no Centro da cidade e tem uma atmosfera excelente, com mobiliário novo e camas confortáveis. Café da manhã incluído no valor da diária.
Galway
Sinônimo de diversão e cultura, Galway é a cidade universitária da Irlanda. O que lhe falta em belezas naturais, sobra em charme e arquitetura. Um dia por lá é um mergulho na história irlandesa, contada pelas ruas, fachadas, monumentos e praças, como a Eyre Square. No verão, é até possível ver cardumes de salmão nadarem no rio da ponte Salmon Weir. De lá também se avista a imponente Catedral de Galway, a maior edificação da cidade. É ainda próximo a Galway que estão os famosos penhascos Cliffs of Moher, com 8 km de extensão pela costa do oceano atlântico.
Como chegar: De trem, a viagem dura em média 2h30 e custa cerca de 18 euros. Os horários variam e podem ser verificados no site da Irish Rail. De ônibus, o preço gira em torno de 10 euros e os horários podem ser consultados no site da Bus Eireann.
Onde se hospedar em Galway: A cidade é apaixonante, então tudo bem se você quiser prolongar a sua estadia para além de um bate e volta. O [bookinglink id=”1054482″ text=”Bunk Boutique Hostel Galway”], apesar do nome, está entre os mais acessíveis da cidade. E não falo só de preço, o hostel possui escada rolante, ótimo para quem está com malas ou equipamentos fotográficos pesados. As instalações são modernas, com cozinha equipada e banheiro impecável, com duchas quentes e secadores de cabelo. O café da manhã é gratuito.
Cork
A cidade de ruas estreitas é a segunda maior do país. Um bate e volta a partir de Dublin demora cerca de 3 horas, mas vale a pena se você acordar bem cedinho e voltar no último busão ou alugar um carro. Da igreja St. Anne e sua torre de 30 metros aos castelos, tudo chama a atenção em Cork. É lá também que está o Cork Butter, museu da manteiga, e o Bishop Lucey Park, cercado por muralhas descobertas durante escavações.
Como chegar: De trem, a partir da Heuston Station, são 2h30 até Cork. O valor da passagem varia de acordo com a data e antecedência de compra no site da Irish Rail. De ônibus, a partir da Busaras, são cerca de 3h30 e os preços variam de 11 a 27 euros.
Onde se hospedar em Cork: Já que a cidade fica longe da capital, talvez você queira pernoitar ali antes de seguir viagem. Sendo assim, recomendamos o [bookinglink id=”223768″], que fica no coração de Cork e é bem abastecido pelo transporte público. Instalações limpas e confortáveis.
Limerick
É só o lugar considerado Cidade Nacional da Cultura. Limerick está a 170 km de Dublin e é também um grande centro econômico do país e referência em esporte. Como todo bom destino irlandês, tem inúmeros castelos e valem a visita o King John’s e o Bunratty Castle. Com entrada gratuita, o Hunt Museum guarda um dos mais riscos acervos de antiguidades do país e, quem gosta de arte, não pode perder o Limerick City Gallery of Art. Se sobrar tempo livre, aproveite o tempo livre para caminhar e tomar um café na Bedford Row ou visitar o The Milk Market.
Como chegar: São 2h15 de trem da estação Dublin Heuston até a Limerick Corbett Station. De ônibus, a partir da Connolly Luas Stop, são 2h45 e os valores giram em torno de 25 euros, ida e volta.
Onde se hospedar em Limerick: Para finalizar o passeio com chave de ouro, você pode se hospedar no [bookinglink id=”229701″], que é muito bem localizado, próximo à Ponte do Pedágio de Limerick, sendo possível ir a pé para o Parque Thomond, o Instituto de Tecnologia de Limerick e o Gaelic Grounds.
Kilkenny
A cerca de 130 km de Dublin está a cidade medieval de Kilkenny que pode ser explorada em um bate e volta a partir de Dublin. Uma das mais charmosas do interior, é também rica em artesanato de alta qualidade. Andar pelas ruas é fascinante e como mergulhar em um filme antigo. As duas principais atrações da cidade são o Kilkenny Castle, construção do século 12, e a St Canice’s Cathedral, com torre redonda e bela vista da cidade. É lá também que está a fábrica da famosa cerveja Smithwick’s, mais antiga que a Guiness. Se estiver de carro, ainda é possível visitar a Dunmore Cave, que fica a 10 quilômetros da cidade.
Como chegar: De ônibus, pegue a linha 7 da Busaras e desembarque na Mcdonagh Station. De trem, basta pegar o Irish Rail na Iarnrod Eireann Station com destino a Kildare/Waterford.
Onde se hospedar em Kilkenny: Se resolver passar mais de um dia na cidade, hospede-se no [bookinglink id=”556086″ text=”MacGabhainns Backpackers Hostel”], que oferece o melhor preço e está muito bem localizado.
Skerries
A apenas 30 quilômetros de Dublin está a vila de pescadores Skerries. Embora pacata, tem um litoral invejado e é considerada uma das melhores e mais frequentadas praias da Irlanda. As casinhas coloridas, os barquinhos a vela e as fazendas e plantações fazem a cidade parecer de brinquedo. Se for verão, inclua a cidade no seu roteiro porque vai dar praia! Se não for, conheça a orla, o moinho do século 16 e o Ardgillan Castle, com vista para o mar.
Como chegar: Basta pegar o ônibus 33 na Dorset Street Lower ou na Abbey Street, com direção a Balbriggan. O desembarque é na Strand Street.
Belfast
Dá para conhecer outro país em um bate e volta a partir de Dublin? É um pouco mais caro, mas dá sim. E perder a chance de conhecer Belfast, a capital da Irlanda do Norte, é dar bobeira no roteiro. A cidade respira história e guarda até hoje resquícios dos tempos de guerra entre as Irlandas. Os murais pintados nas laterais das casas são um dos mais importantes desse período, pois demarcavam territórios, dividindo o lado protestante do lado católico da cidade. Belfast é também a terra do Titanic, e o museu que conta a história do navio é inexplicável. Se tiver tempo, visite o Botanic Garden e, se for fim de semana, dê um pulo também no George’s Market. Só não se esqueça que, muda o país, muda também a moeda. A Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido e todas as transações financeiras são feitas em libras.
Como chegar: De trem, pela Rail Europe, são 2h10 de viagem. Também há excursões de um dia para a cidade que custam, em média, 35 euros.
Onde se hospedar em Belfast: Se ao invés de voltar para Dublin você decidir viajar pela Irlanda do Norte, poderá pernoitar no [bookinglink id=”275321″ text=”Windermere Guest House”], localizado próximo aos principais pontos turísticos da cidade.
Gostou do post? Tem algum(a) amigo(a) que está de passagem pela cidade? Mande este texto para ele(a)!