5 feiras em Curitiba e suas particularidades

Eu me considero uma pessoa bem pão-dura, aprendi a ser assim com meu pai. Mas todo mundo tem um ponto fraco e o meu são os mercadinhos de rua. Gosto de ir pela variedade de produtos ofertados, pela heterogeneidade do público, pelas comidas, pelos artistas de rua e por todas aquelas coisas que a gente não vê quando está trancafiado em um shopping. Não resisti e visitei algumas feiras em Curitiba durante o tempo livre que tive na cidade, agora venho contar o que vi e o que comprei.

Navegue pelo post

1 Feira do Largo da Ordem

A Feira do Largo da Ordem fica no centro histórico e é o acontecimento da semana na cidade. Vieram me dizer que “ain, só turista vai a essa feira em Curitiba”, mas não sei não. Havia gente demais e não me pareceu que todas aquelas pessoas fossem de fora.

Ali dá para achar de tudo, tudo mesmo! Me surpreendi com uma barraquinha que vendia única e exclusivamente bottoms (que eu ainda chamo de “broches”), mas me apaixonei por muitas outras. Vi barracas de chapéus, roupinhas de cachorro, toalhas bordadas, livros, discos, cadernos com capas fofinhas, moedas antigas, utensílios de porcelana, figurinos hippies, exposições de quadros, esculturas, camisetas com frases atrevidas… enfim, uma miscelânea de objetos de todos os tempos.

Ah! Não posso me esquecer das comidas. Tinha de pastel a pratos árabes, mas me rendi mesmo a um restaurante vegetariano das imediações.

Horário de funcionamento: domingo, das 9h às 14h.

2 Feira do Alto da Glória

Essa é outra feira bastante conhecida na cidade. Acontece semanalmente na rua Alberto Bolliger e, diferentemente da primeira, essa tem mais barraquinhas de hortaliças e muita, muita comida.

Também é possível encontrar artesanatos, mas não espere por tantas variedades. Vá pelos alimentos saudáveis, pelo pastel frito na hora combinado com caldo de cana, pelos queijos e biscoitos caseiros.

Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 13h

3 Feira do Passeio Público

O parque mais antigo de Curitiba abriga semanalmente a primeira feira de produtos orgânicos da cidade, criada nos anos 1990. Felizmente já não é mais a única, mas vale a pena visitá-la pela boa localização e pela qualidade dos produtos vendidos.

Tem frutas, legumes, verduras, flores, docinhos, café e sucos, tudo livre de agrotóxicos. Saúde em primeiro lugar!

Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 13h

4 Feira de Artesanato do Jardim Botânico

Menos diversificada que as demais, porém menos tumultuada, a Feira do Jardim Botânico é para quem gosta de produtos feitos à mão. Tem muitas coisas para a casa, como panos de prato, toalhas, ímãs de geladeira e enfeites, mas também tem acessórios para a mulherada. Vi cachecóis, luvas, lenços, pulseiras, bolsas e carteiras de tecido.

Horário de funcionamento: sábado, das 10h às 17h

5 Feira gastronômica do Batel

Eu não podia terminar esta lista de feiras em Curitiba sem citar a feira gastronômica do Batel. Esqueça a dieta ou passe longe daqui se você estiver precisando se controlar. Tem comida para todos os gostos, então a dica é ir acompanhado para dividir os pratos e experimentar um pouquinho de cada coisa.

Tem quitutes dos quatro cantos do mundo, passando pela gastronomia italiana, mexicana, alemã, polonesa, indiana, japonesa e sem nos esquecer, é claro, da comida brasileira.

Horário de funcionamento: sábado, das 12h às 21h

Outras feiras em Curitiba

Curitiba sedia dezenas de feiras, algumas fixas, outras esporádicas. O fato é que será impossível visitar todas elas em apenas uma viagem, então deixo aqui uma lista com todos os mercadinhos da cidade para você ficar por dentro dos que acontecem perto do lugar onde estará hospedado.

Onde se hospedar em Curitiba

E por falar em hospedagem, aqui estão as minhas recomendações de hotéis e albergues bem localizados em Curitiba: Social Hostel, Roma Hostel e, se você não gosta da atmosfera de hostel, o Miller Flat Hotel é a melhor opção.

Leia mais sobre Curitiba

5 feiras em Curitiba e suas particularidades

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom DELAS23 para adquirir o seguro viagem com até 23% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo