5 feiras em Curitiba e suas particularidades
Eu me considero uma pessoa bem pão-dura, aprendi a ser assim com meu pai. Mas todo mundo tem um ponto fraco e o meu são os mercadinhos de rua. Gosto de ir pela variedade de produtos ofertados, pela heterogeneidade do público, pelas comidas, pelos artistas de rua e por todas aquelas coisas que a gente não vê quando está trancafiado em um shopping. Não resisti e visitei algumas feiras em Curitiba durante o tempo livre que tive na cidade, agora venho contar o que vi e o que comprei.
Navegue pelo post
[su_dropcap]1[/su_dropcap] Feira do Largo da Ordem
A Feira do Largo da Ordem fica no centro histórico e é o acontecimento da semana na cidade. Vieram me dizer que “ain, só turista vai a essa feira em Curitiba”, mas não sei não. Havia gente demais e não me pareceu que todas aquelas pessoas fossem de fora.
Ali dá para achar de tudo, tudo mesmo! Me surpreendi com uma barraquinha que vendia única e exclusivamente bottoms (que eu ainda chamo de “broches”), mas me apaixonei por muitas outras. Vi barracas de chapéus, roupinhas de cachorro, toalhas bordadas, livros, discos, cadernos com capas fofinhas, moedas antigas, utensílios de porcelana, figurinos hippies, exposições de quadros, esculturas, camisetas com frases atrevidas… enfim, uma miscelânea de objetos de todos os tempos.
Ah! Não posso me esquecer das comidas. Tinha de pastel a pratos árabes, mas me rendi mesmo a um restaurante vegetariano das imediações.
Horário de funcionamento: domingo, das 9h às 14h.
[vb_gallery ids=”17174,17175,17176″]
[su_dropcap]2[/su_dropcap] Feira do Alto da Glória
Essa é outra feira bastante conhecida na cidade. Acontece semanalmente na rua Alberto Bolliger e, diferentemente da primeira, essa tem mais barraquinhas de hortaliças e muita, muita comida.
Também é possível encontrar artesanatos, mas não espere por tantas variedades. Vá pelos alimentos saudáveis, pelo pastel frito na hora combinado com caldo de cana, pelos queijos e biscoitos caseiros.
Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 13h
[su_dropcap]3[/su_dropcap] Feira do Passeio Público
O parque mais antigo de Curitiba abriga semanalmente a primeira feira de produtos orgânicos da cidade, criada nos anos 1990. Felizmente já não é mais a única, mas vale a pena visitá-la pela boa localização e pela qualidade dos produtos vendidos.
Tem frutas, legumes, verduras, flores, docinhos, café e sucos, tudo livre de agrotóxicos. Saúde em primeiro lugar!
Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 13h
[su_dropcap]4[/su_dropcap] Feira de Artesanato do Jardim Botânico
Menos diversificada que as demais, porém menos tumultuada, a Feira do Jardim Botânico é para quem gosta de produtos feitos à mão. Tem muitas coisas para a casa, como panos de prato, toalhas, ímãs de geladeira e enfeites, mas também tem acessórios para a mulherada. Vi cachecóis, luvas, lenços, pulseiras, bolsas e carteiras de tecido.
Horário de funcionamento: sábado, das 10h às 17h
[su_dropcap]5[/su_dropcap] Feira gastronômica do Batel
Eu não podia terminar esta lista de feiras em Curitiba sem citar a feira gastronômica do Batel. Esqueça a dieta ou passe longe daqui se você estiver precisando se controlar. Tem comida para todos os gostos, então a dica é ir acompanhado para dividir os pratos e experimentar um pouquinho de cada coisa.
Tem quitutes dos quatro cantos do mundo, passando pela gastronomia italiana, mexicana, alemã, polonesa, indiana, japonesa e sem nos esquecer, é claro, da comida brasileira.
Horário de funcionamento: sábado, das 12h às 21h
Outras feiras em Curitiba
Curitiba sedia dezenas de feiras, algumas fixas, outras esporádicas. O fato é que será impossível visitar todas elas em apenas uma viagem, então deixo aqui uma lista com todos os mercadinhos da cidade para você ficar por dentro dos que acontecem perto do lugar onde estará hospedado.
Onde se hospedar em Curitiba
E por falar em hospedagem, aqui estão as minhas recomendações de hotéis e albergues bem localizados em Curitiba: [bookinglink id=”1753305″ text=”Social Hostel”], [bookinglink id=”317418″ text=”Roma Hostel”] e, se você não gosta da atmosfera de hostel, o [bookinglink id=”2319041″ text=”Miller Flat Hotel”] é a melhor opção.
[vb_post_list tag=”curitiba” limit=”5″ title=”Leia mais sobre Curitiba”]
[vb_passagens_aereas_widget iata_to=”CWB” limit=”6″ header_text=”Passagens para Curitiba”]