Como fazer CPF para estrangeiros online?
Se você é de fora e está viajando pelo Brasil, pode ter notado que apesar de não ser um documento obrigatório para entrar no país, o CPF é exigido de estrangeiros nas coisas mais bobas do dia a dia, como adquirir um chip de celular, comprar passagens de ônibus interestaduais, se cadastrar em aplicativos de delivery ou realizar trocas de mercadorias em lojas.
Não se apavore, pois é muito fácil tirar CPF para estrangeiros online! Aqui, vamos te mostrar o passo a passo para conseguir este documento em poucos minutos de forma gratuita, mesmo que você não more no Brasil e não tenha nenhum vínculo no país.
Navegue pelo post
Quais são os documentos necessários para tirar CPF para estrangeiros?
Para solicitar o CPF, o cidadão estrangeiro precisa providenciar:
- documento com foto, que pode ser o próprio passaporte;
- informação atualizada do endereço e telefone;
- selfie do requerente segurando seu documento de identificação, de forma que os dados estejam visíveis.
Se o pedido for para menores de 16 anos, será necessário apresentar a documentação do responsável e do menor.
Como fazer CPF para estrangeiros online?
O procedimento para tirar CPF para estrangeiros online é basicamente o mesmo que para cidadãos brasileiros. Veja como é simples:
- entre no site da Receita Federal
- preencha o formulário disponível em português, espanhol e inglês.
Ainda ficou alguma dúvida? Peça orientações através do e-mail cpf.residente.exterior@rfb.gov.br se você for um cidadão estrangeiro que vive no exterior. Para estrangeiros que moram no Brasil, é necessário buscar o endereço de e-mail de acordo com a região fiscal de residência.
Atualmente, o Cadastro de Pessoa Física é apenas um número gerado pelo sistema da Receita Federal, já não existe mais o documento físico, que era o cartão de plástico. Portanto, salve todos os e-mails recebidos da Receita Federal e guarde o número de CPF em uma pasta na nuvem junto com os seus demais documentos.
Quanto custa tirar CPF para estrangeiros online?
Nada, a inscrição feita pela internet é gratuita e pode ser feita pelo próprio cidadão estrangeiro, sem nenhuma necessidade de contratar agentes intermediários.
Entretanto, quando o requerimento é feito presencialmente em uma das unidades da rede conveniada (a saber: Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios) é necessário pagar uma tarifa no valor de R$ 7,00.
Tinha um CPF e perdi, posso tirar outro?
Não, o CPF é um documento emitido de forma única e permanente, sem a possibilidade de obter um novo número. Por isso, deve ser guardado de maneira segura e estar sempre de fácil acesso.
Se você (ou a pessoa estrangeira que você está ajudando) perdeu o CPF e precisa de uma segunda via para recuperar o número, peça atendimento por e-mail ou agende um atendimento presencial na Receita Federal.
Qual é o problema de emprestar o CPF para um gringo?
Emprestar seu CPF para um estrangeiro (ou qualquer outra pessoa) pode causar sérios problemas, já que o CPF é um documento individual, vinculado diretamente à sua identidade e histórico fiscal no Brasil.
Ainda que o estrangeiro use o CPF emprestado de boa-fé, sem conhecer as leis locais, pode acabar cometendo irregularidades.
Se a pessoa usar o seu CPF para fazer compras, contratos ou movimentações financeiras e não cumprir com as obrigações (como pagar contas, multas ou impostos), você será legalmente responsabilizado.
As sanções podem ir da negativação do nome nos órgãos de proteção ao crédito, ou até ter problemas mais sérios com a Receita Federal, levando à suspensão do CPF ou autuações fiscais.
Já emprestei meu CPF, o que devo fazer?
- Monitore seu CPF: entre no Meu CPF no site da Receita Federal ou consulte o seu CPF em plataformas de proteção de crédito (SPC/Serasa) para acompanhar movimentações.
- Denuncie irregularidades: caso perceba uso indevido, registre um boletim de ocorrência e informe a Receita Federal.
- Evite repetir o erro: explique ao seu amigo gringo que ele pode emitir um CPF próprio, mesmo sendo não residente.
Leia mais sobre viagens ao Brasil
Prepare-se para viajar
Use o cupom FERIAS31 para adquirir o seguro viagem com até 31% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.