Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Itatiaia, um vilarejo acolhedor em Minas Gerais

No interior de Minas Gerais, mais precisamente entre Ouro Branco e Ouro Preto há um pequeno vilarejo pertencente à primeira delas. Para nós que temos parentes e amigos em ambas as cidades, se tornou um destino muito comum nos finais de semana, e gostamos tanto de lá que resolvemos escrever algumas palavras sobre o lugar que, certamente, merece uma visita.

Itatiaia é o passeio ideal para um domingo à tarde. Você pode aproveitar as últimas horas do dia em um clima mineiro bem característico e, de quebra, assistir a um pôr do sol único na Serra de Ouro Branco.

Então chega de apresentações, vamos direto ao que interessa!

Como chegar à Itatiaia, Minas Gerais

Como dissemos há pouco, o vilarejo se encontra entre Ouro Branco e Ouro Preto. Se você está em uma das cidades, basta pegar a estrada para a outra e ficar atento às placas. Quem sai de Ouro Branco, não pegará mais do que 10 minutos de estrada após a subida da serra e a entrada fica em sua mão, à direita. Já para quem sai de Ouro Preto, terá de percorrer praticamente o caminho inteiro e parar na pista, para depois cruzá-la.

[vb_gmap mid=”zFVZjv05Tca4.kLEmzL_7WTeA”]

Ao chegar, não se preocupe com GPS ou endereços: apenas uma rua principal corta praticamente tudo que há para fazer por lá. Você verá que não há muitas atrações, mas as que existem são mais do que especiais.

Há também a opção do transporte público. De Ouro Branco saem ônibus todos os dias, mas recomendamos que você consulte os horários na cidade, uma vez que eles mudam de tempos em tempos.

O que fazer em Itatiaia, Minas Gerais

Lembre-se: Itatiaia não é uma cidade histórica tradicional como Ouro Preto. Ir para lá pensando em ser recebido por toda a infraestrutura de um centro histórico voltado para o turismo só resultará em frustração.

Cair no vilarejo por algumas horas é um programa para quem busca tranquilidade, aconchego, maior contato com a natureza e belas paisagens.

Estamos combinados? Então veja o que há para fazer em Itatiaia.

Gastar a tarde em barzinhos mais do que receptivos

A simpatia dos barzinhos ao redor da pracinha do vilarejo é muito atraente. Mesas de madeira na sombra, o constante ventinho que passa e o clima bucólico dos arredores são ingredientes que tornam as tardes em Itatiaia muito agradáveis.

[vb_gallery ids=”3142,3143″]

Só vale lembrar que o motorista não pode beber!

Observar a arte de rua nas casas

Em 2014, um projeto comandado por artistas de Minas transformou a cara da cidade. Através do grafite, várias fachadas de casas antigas e até mesmo algumas em utilização foram re-imaginadas, como eles mesmos descrevem em seu projeto, que pode ser conferido no quartoamado (atualização: em 4 de junho de 2018, o link para o site do projeto ficou indisponível e assim removemos do blog). O resultado são obras de arte a céu aberto, disponíveis para qualquer pessoa apreciar, contrastando construções centenárias com desenhos contemporâneos. Basta caminhar pelas ruas de Itatiaia prestando bastante atenção nos arredores.

[vb_gallery ids=”3145,3144,3147,3149,3150″]

Comer do bom e do melhor

Falar em Minas Gerais é não se lembrar da gastronomia é quase um pecado. A impressão que se tem é que quanto mais bucólico é o lugar, mais gostosa é a comida. Itatiaia não deixa nada a desejar. Os poucos restaurantes e barzinhos capricham na comida.

Almoço no fogão de lenha em Itatiaia, Minas Gerais
Almoço no fogão de lenha em Itatiaia, Minas Gerais. Créditos: Villa Itatiaia / Fonte: http://www.villaitatiaia.com.br/

Feijão tropeiro, porções de torresmo e vários outros pratos típicos podem ser encontrados por lá, quase tudo preparado em fogões de lenha. Deu até água na boca, não deu?

Descansar do tumulto das grandes cidades

Olhando para as fotos que tiramos você terá uma prévia do clima tranquilo e simples de um vilarejo mineiro de Itatiaia. Para quem quer fugir um pouco do tumulto das grandes cidades ou até mesmo das altas concentrações de turistas em Ouro Preto, esse é o lugar certo.

[vb_gallery ids=”3200,3155,3156″]

Próximas às casas há trilhas que chegam a pedras, quedas d’água, clareiras onde você poderá estender a canga e passar um tempo em meio ao silêncio.

Encontrar velhos amigos

Na volta pra casa tivemos a surpresa de encontrar um velho e bom amigo.

Um velho e bom amigo
Um velho e bom amigo. Créditos: Gisele Rocha

Apreciar o pôr do sol na Serra de Ouro Branco

Quando o sol começar a se pôr, a dica é pegar o carro, dirigir no sentido Ouro Branco, pegar a estrada de chão à direita no topo da serra, andar alguns poucos quilômetros adentro para apreciar um belíssimo pôr do sol.

[vb_gallery ids=”3162,3163″]

E foi assim que fechamos a tarde daquele domingo, com uma energia indescritível. Nada como encerrar a semana assim, com a cabeça limpa e tranquila para acordar inspirado na segunda-feira.

Viajei Bonito

Somos duas pessoas apaixonadas por movimento. Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!

12 pensou em “Itatiaia, um vilarejo acolhedor em Minas Gerais

  1. Passamos do Ouro Branco ao Preto hoje e fiquei curiosa com Itatiaia. Nunca tinha ouvido falar, pena que não paramos. Mas a serra em volta é realmente belíssima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo