Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Não vá à Itália em Agosto!

“Quem avisa amigo é”, como dizem os antigos. Essa frase clichê cai muito bem a este artigo. Talvez a gente nem se conheça, caro leitor, mas fica o meu conselho pra você: não vá à Itália em Agosto!

Mas você só pode tirar férias em agosto? Escolha outro destino ou adapte os seus planos. Ir à Itália em agosto é perda de tempo. Não tem nada a ver com problemas climáticos, é que a Sereníssima estará ainda mais serena. Quase morta, eu diria.

Digo isso por conhecimento de causa. Eu morei na Itália, estudando e trabalhando em [link tag=”florenca”]Florença[/link]. Vi de perto o que acontece todos os anos no mês de agosto e vou te explicar detalhadamente. Assim você tira as suas próprias conclusões.

Aproveite para [vb_col_link text=”descobrir aqui quanto custa viajar”] para várias cidades italianas!

Onde ficar em Florença, Roma, Milão, Veneza e Siena

Em Florença, nós indicamos o [bookinglink id=”253753″ text=”Hostel Archi Rossi”]. Tem excelente localização, estando muito próximo da estação de trem Santa Maria Novella. Os quartos possuem banheiro privativo, ar-condicionado e wi-fi gratuito. Nossa indicação em Roma é o [bookinglink id=”466047″ text=”The Yellow”]. Também possui ótima localização, situado a 10 minutos a pé da estação de trem e metrô Termini. Possui dormitórios com banheiro compartilhado ou quartos com banheiros privativos. Oferece lounge ao ar livre, varanda térrea e restaurante que serve almoço e jantar.

Em Milão, aconselhamos o [bookinglink id=”274567″ text=”Hotel San Biagio”]. Oferece quartos com TV, frigobar, cofre, banheiro privativo e wi-fi gratuito. Em Veneza, nossa escolha é o [bookinglink id=”82869″ text=”Antica Locanda al Gambero”]. É colado na Praça São Marcos. Os quartos dispõem de TV, ar-condicionado e wi-fi gratuito. Oferece café da manhã e possui um terraço na cobertura. Já em Siena, nossa indicação é o [bookinglink id=”910911″ text=”Albergo Bernini”]. É um edifício histórico no centro de cidade. Os quartos oferecem wi-fi gratuito, ventilador e mesa de trabalho. Há muitos restaurantes nas proximidades.

Ferragosto

Você já ouviu falar em Ferragosto? NÃO?! Ah, então é por isso que você estava cogitando ir para lá nessa época do ano.

Ferragosto é um feriado sagrado para os italianos. Não só porque é comemorada a Assunção de Maria, isso ficou em segundo plano, mas porque é período de férias. É a época em que todo mundo viaja, todo mundo mesmo. Os estabelecimentos comerciais fecham as portas e a italianada corre para o abraço.

Estabelecimento fechado por motivos de Ferragosto na Itália
Estabelecimento fechado por motivos de Ferragosto na Itália. Créditos: foodloversodyssey

A título de curiosidade, a palavra Ferragosto deriva de feriae Augusti, um feriado nacional decretado pelo imperador Augusto em 18 a.C. A celebração é dedicada ao Conso, uma divindade relacionada à fertilidade e à terra, homenageada durante a época da colheita e no final do trabalho agrícola. O Ferragosto surgiu então para dar folga aos trabalhadores do campo, para que eles pudessem recuperar as energias.

Nossa, mas eles não sabem ganhar dinheiro“. Não é bem assim. Eles recebem turistas o ano inteiro, por que não podem ser turistas uma vez por ano também?

Só sobram os desavisados

Como eu disse, essas férias coletivas não acontecem só nas cidades pequenas. Seja em [link tag=”roma”]Roma[/link], [link tag=”milao”]Milão[/link], [link tag=”veneza”]Veneza[/link] ou [link tag=”florenca”]Florença[/link], todo mundo vai embora e só sobram os desavisados. Eu fiz parte desse grupo.

Eu era estagiária em uma agência de webmarketing e a chefia liberou todo mundo durante 20 dias. Fiquei em Florença parte desse tempo e recebi uma colega para passar uns dias lá em casa. Ela estava muito a fim de conhecer o estádio da Fiorentina mas nos demos de cara com a porta. “Tudo bem, vamos à Gelateria De’ Medici, é a melhor da cidade e hoje tá muito quente”. Fechada. “Tem a Vivoli e a La Carraia, são ótimas. Fechadas também. “Ok, mais tarde a gente pode ir pra Naima pegar uma noitada”. Nem preciso falar no que deu. Mais uma vez, fechada.

Muitos museus funcionam em horários especiais e vale conferir a programação da cidade que você for visitar para não ter nenhuma surpresa desagradável (se ainda insistir em ir à Itália em Agosto). Mas prepare-se, eles estarão lotados e as filas serão gigantescas, com direito a longas horas de espera, em pé. Não se esqueça da garrafa d’água.

Já comprei as passagens, e agora?

Se essa notícia chegou tarde demais pra você, não precisa se descabelar. Mesmo com tudo fechado, você ainda pode ir às praias. Sugiro [link tag=”cinque-terre”]Cinque Terre, Sardenha[/link], a belíssima Costa Amalfitana (incluindo a Ilha de Capri) ou as praias do sul. Estarão todas lotadas, certamente, mas ainda assim é válido conhecê-las.

Durante o verão os termômetros chegam a ultrapassar os 40°C e a umidade torna tudo ainda mais difícil. Subir a cúpula do Duomo de Florença ou da Basílica de São Pedro pelas escadarias estreitas, tortuosas e corredores sem janelas, definitivamente não é uma boa ideia, prefira os parques e as praias.

Cinque Terre, uma boa pedida para se refrescar durante o verão na Itália
Cinque Terre, uma boa pedida para se refrescar durante o verão na Itália. Créditos: Chris Ford / Fonte: Flickr

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

10 pensou em “Não vá à Itália em Agosto!

  1. Muito importante esta dica, Gisele. Posso adicionar outra? Resorts de esqui, no Norte da Itália, são lugares lindos sem neve, também, ideais para quem curte trekking, mas de final de março a fim de maio fica tudo fechado. Fui no início de junho para as Dolomitas e tive a impressão de estar em cidades fantasma!

  2. Ola! Bah, to com passagens já! Pra Italia de 1 a 10/08. o que fazer?? kk
    Além de cheio os lugares os hotéis estão caríssimos…

    sugestão ? vou com crianças 7 e 11 anos

    1. Oi, Augusto! Agora que a viagem está marcada, não resta alternativa a não ser ter paciência para as filas quilométricas, superlotação, preços nas alturas e calor sufocante.
      Visitar cidades menores e menos turísticas rende passeios mais agradáveis nessa época do ano.

  3. Pois fui a Itália em agosto e me diverti mt, fiquei em Roma, estava tudo aberto os pontos turísticos, depois fui a Pompeia tb aberto, Nápoles e por fim Veneza de trem mt bom o passeio. Em Roma as lojas fazem liquidações ótimo pra comprar roupas e outras coisas. Indico sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo