11 filmes para te inspirar a viajar sozinho
Viajar sozinho é, sem dúvida alguma, um dos jeitos mais divertidos – e libertadores – de conhecer o mundo. Você se sente mais à vontade para fazer novas amizades, se envolve mais na cultura local e não precisa se indispor com ninguém caso não queira ir para a balada, mas sim dormir, por exemplo.
Claro que isso também envolve cuidados maiores, afinal ninguém estará ali para te socorrer de imediato, mas a experiência vale a pena.
Já até falamos aqui mesmo no blog sobre o que pode acontecer se você viajar sozinho pelo mundo, mas dessa vez abordaremos o tema de um ângulo diferente. Listamos 11 filmes para te inspirar a viajar sozinho. Prepara a pipoca e vem com a gente!
Navegue pelo post
1. Na Natureza Selvagem
Ano: 2007
Duração: 2h27
Tem na Netflix? SIM
Baseado em fatos reais, este filme conta a história de Christopher McCandless, um jovem de família rica e com um diploma recém-conquistado que simplesmente resolveu viajar sem rumo em busca de liberdade. A atuação de Emile Hirsch, que interpreta o personagem principal, foi tão boa que impressionou até aos pais do Christopher de verdade. Ah, o filme ganhou um Globo de Ouro de melhor canção original, composta por ninguém mais, ninguém menos Eddie Vedder (Pear Jam), que também faz a voz interna do protagonista. Imperdível!
Assista ao trailer:
2. Comer, Rezar e Amar
Ano: 2010
Duração: 2h20
Tem na Netflix? NÃO. Foi removido em setembro de 2017. :(
Mais uma história real de quem resolveu largar tudo e viajar em busca de autoconhecimento e preencher um vazio. Liz Gilbert, interpretado por Julia Roberts, tinha uma vida aparentemente perfeita: bem casada, casa linda e carreira bem sucedida. Mas ela não estava satisfeita, faltava algo, e partiu em uma viagem de autoconhecimento por três destinos bem específicos: [link tag=”italia”]Itália[/link], pelo prazer gastronômico; Índia, para desenvolver sua espiritualidade; e Bali, para encontrar o equilíbrio. Inspirador!
Assista ao trailer:
3. A Vida Secreta de Walter Mitty
Ano: 2013
Duração: 1h54
Tem na Netflix? NÃO.
Este filme se encaixa em todos os sentidos de viagem, pois o Walter Mitty, interpretado por Ben Stiller, é uma daquelas pessoas que viaja bonito mesmo! Enquanto observa uma determinada situação, sua mente começa a viajar e imaginar inúmeros acontecimentos impressionantes do nada.
Mas a história é a seguinte: Walter tem baixa autoestima e trabalha no setor de arquivos negativos (filmes fotográficos) de uma revista americana de fotojornalismo, a LIFE. E precisa encontrar a pose 25 de um filme para ser a capa mais icônica da história. Querendo mostrar seu valor, ele vai atrás do fotógrafo, e assim começa uma grande jornada.
Assista ao trailer:
4. A Praia
Ano: 2000
Duração: 1h59
Tem na Netflix? SIM.
Se você descobrisse um destino paradisíaco secreto bem próximo de onde já está passando férias, largaria tudo e iria correndo (ou nadando) para lá? É isso o que acontece em A Praia, com Leonardo DiCaprio, que interpreta Richard. Viajando sozinho em [link tag=”bangkok”]Bangkok[/link], ele faz amizade com um casal de franceses e mais um outro viajante, Patolino, que o conta sobre uma praia secreta, perfeita, longe de todos os turistas.
No dia seguinte, Richard encontra em sua porta um mapa, deixado por Patolino, para a suposta ilha secreta. Então, ele convence o casal de franceses a acompanhá-lo nessa expedição e de fato encontram o paraíso, mas ele não é tão perfeito quanto parece.
Assista ao trailer:
5. A Map for Saturday
Ano: 2007
Duração: 1h30
Tem na Netflix? NÃO
“Todo dia é sábado em uma viagem ao redor do mundo”, é nisso que se baseia “A Map for Saturday”, um documentário de Brook Silva-Braga sobre seu próprio mochilão por 26 países e quatro continentes durante um ano de viagem. Ah, tudo começa quando ele resolve largar um ótimo emprego em Nova York. Esse é muito inspirador!
Assista ao trailer:
Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?
6. One Week (Uma Semana)
Ano: 2008
Duração: 1h34
Tem na Netflix? NÃO!
Ben Tyler tinha 20 e poucos anos, estava prestes a se casar e em um emprego que ele não gostava muito quando foi diagnosticado com câncer. Diante dessa notícia perturbadora, ele decide largar tudo, comprar uma motocicleta e partir em uma viagem intensa pelo Canadá. O filme não chegou a ser lançado país e não tem na Neflix, mas achamos ele no YouTube. De nada.
Assista ao filme completo:
7. Tracks
Ano: 2013
Duração: 2h
Tem na Netflix? SIM
O filme é uma adaptação do livro homônimo de Robyn Davidson, que também é a personagem principal dessa história real. Imagine você que ela resolveu percorrer mais de 2.700km pelo deserto australiano, saindo de Alice Springs, na região central do país, até a costa oeste. Nesse trajeto ela foi acompanhada por quatro camelos e um cachorro. Tá certo que tinha um repórter fotográfico da National Geographic, mas era só para documentar a viagem.
A história é muito mais do que apenas uma grande aventura de superação. É também sobre sexismo e racismo – no caso dos indígenas da Austrália. Ah, esse fato aconteceu em 1977 e, na época, Robin tinha apenas 26 anos.
Assista ao trailer:
8. Uma Viagem Inesquecível
Ano: 2008
Duração: 1h41
Tem na Netflix? NÃO
Uma traição da sua noiva com seu melhor amigo faz Conner Layne resolver viajar em lua de mel por conta própria. O destino: [link tag=”america-do-sul”]América do Sul[/link]. E aqui ele vive as grandes aventuras da sua vida (isso envolve alguns perrengues também). Faz amizades com turistas suecos, é roubado, conhece um outro grupo de viajantes e estende a viagem… Tem de tudo.
Ah, esse é mais um filme que, apesar de não ter na Netflix, tem no YouTube. De nada outra vez.
Assista ao filme completo em português:
9. Livre
Ano: 2014
Duração: 2h
Tem na Netflix? NÃO
Enfrentando um luto pela mãe, divórcio e depressão associada a drogas, Cheryl Strayed – interpretada por Reese Whisterpoin – decide mudar de vida. E quando falamos mudar, é mudar MESMO! Ela resolve viver na natureza selvagem. Para isso ela se arrisca em uma trilha de mais de 1.600 km pela costa oeste dos EUA.
Assista ao trailer:
10. Sob o Sol da Toscana
Ano: 2003
Duração: 1h53
Tem na Netflix? NÃO
Mais um divórcio que resulta numa viagem para ocupar a mente. Quando descobre a traição do seu marido, Frances Mayes é incentivada por uma amiga a viajar para a Itália. Ela não apenas acata a ideia, como do nada resolve comprar uma casinha na cidade de Toscana. Ali ela encontra inspiração para terminar seu novo livro e, claro, encontra um novo amor.
Assista ao trailer:
11. Hector e a Procura da Felicidade
Ano: 2014
Duração: 1h59
Tem na Netflix? SIM
Um psiquiatra em crise não consegue mais ajudar seus pacientes a encontrarem a felicidade, então decide ele mesmo ir procurar. Então, incentivado por sua esposa, Hector começa uma viagem pelo mundo perguntando para todas as pessoas o que as faz felizes. Até se dar conta de que talvez o alvo da pergunta esteja errado.
Assista ao trailer:
Veja também
E você? Já assistiu a algum desses filmes? Costuma viajar sozinho? Conte suas experiências para a gente!
Guylherme Morais
Formado em Comunicação Social, amante do futebol e do esporte da bola laranja, viajar é literalmente a sua vida. Em 25 anos morou em seis cidades diferentes e não sabe se um dia vai simplesmente ficar em uma pra sempre.
Olá que conteúdo rico em informações, vou começar acompanhar seu blog.
Adorei a lista, Guylherme!
Já assisti alguns e definitivamente irei assistir aos demais. Valeu pelo compilado!