11 filmes para te inspirar a viajar sozinho

Viajar sozinho é, sem dúvida alguma, um dos jeitos mais divertidos – e libertadores – de conhecer o mundo. Você se sente mais à vontade para fazer novas amizades, se envolve mais na cultura local e não precisa se indispor com ninguém caso não queira ir para a balada, mas sim dormir, por exemplo.

Claro que isso também envolve cuidados maiores, afinal ninguém estará ali para te socorrer de imediato, mas a experiência vale a pena. Já até falamos aqui mesmo no blog sobre o que pode acontecer se você viajar sozinho pelo mundo, mas dessa vez abordaremos o tema de um ângulo diferente. Listamos 11 filmes para te inspirar a viajar sozinho. Prepara a pipoca e vem com a gente!

1 Na Natureza Selvagem

Ano: 2007
Duração: 2h27
Tem na Netflix? SIM

Baseado em fatos reais, este filme conta a história de Christopher McCandless, um jovem de família rica e com um diploma recém-conquistado que simplesmente resolveu viajar sem rumo em busca de liberdade. A atuação de Emile Hirsch, que interpreta o personagem principal, foi tão boa que impressionou até aos pais do Christopher de verdade. Ah, o filme ganhou um Globo de Ouro de melhor canção original, composta por ninguém mais, ninguém menos Eddie Vedder (Pear Jam), que também faz a voz interna do protagonista. Imperdível!

Assista ao trailer:

2 Comer, Rezar e Amar

Ano: 2010
Duração: 2h20
Tem na Netflix? NÃO. Foi removido em setembro de 2017. 🙁

Mais uma história real de quem resolveu largar tudo e viajar em busca de autoconhecimento e preencher um vazio. Liz Gilbert, interpretado por Julia Roberts, tinha uma vida aparentemente perfeita: bem casada, casa linda e carreira bem sucedida. Mas ela não estava satisfeita, faltava algo, e partiu em uma viagem de autoconhecimento por três destinos bem específicos: Itália, pelo prazer gastronômico; Índia, para desenvolver sua espiritualidade; e Bali, para encontrar o equilíbrio. Inspirador!

Assista ao trailer:

3 A Vida Secreta de Walter Mitty

Ano: 2013
Duração: 1h54
Tem na Netflix? NÃO.

Este filme se encaixa em todos os sentidos de viagem, pois o Walter Mitty, interpretado por Ben Stiller, é uma daquelas pessoas que viaja bonito mesmo! Enquanto observa uma determinada situação, sua mente começa a viajar e imaginar inúmeros acontecimentos impressionantes do nada.

Mas a história é a seguinte: Walter tem baixa autoestima e trabalha no setor de arquivos negativos (filmes fotográficos) de uma revista americana de fotojornalismo, a LIFE. E precisa encontrar a pose 25 de um filme para ser a capa mais icônica da história. Querendo mostrar seu valor, ele vai atrás do fotógrafo, e assim começa uma grande jornada.

Assista ao trailer:

4 A Praia

Ano: 2000
Duração: 1h59
Tem na Netflix? SIM.

Se você descobrisse um destino paradisíaco secreto bem próximo de onde já está passando férias, largaria tudo e iria correndo (ou nadando) para lá? É isso o que acontece em A Praia, com Leonardo DiCaprio, que interpreta Richard. Viajando sozinho em Bangkok, ele faz amizade com um casal de franceses e mais um outro viajante, Patolino, que o conta sobre uma praia secreta, perfeita, longe de todos os turistas.

No dia seguinte, Richard encontra em sua porta um mapa, deixado por Patolino, para a suposta ilha secreta. Então, ele convence o casal de franceses a acompanhá-lo nessa expedição e de fato encontram o paraíso, mas ele não é tão perfeito quanto parece.

Assista ao trailer:

5 A Map for Saturday

Ano: 2007
Duração: 1h30
Tem na Netflix? NÃO

“Todo dia é sábado em uma viagem ao redor do mundo”, é nisso que se baseia “A Map for Saturday”, um documentário de Brook Silva-Braga sobre seu próprio mochilão por 26 países e quatro continentes durante um ano de viagem. Ah, tudo começa quando ele resolve largar um ótimo emprego em Nova York. Esse é muito inspirador!

Assista ao trailer:

Siga nossa página no Facebook

6 One Week (Uma Semana)

Ano: 2008
Duração: 1h34
Tem na Netflix? NÃO!

Ben Tyler tinha 20 e poucos anos, estava prestes a se casar e em um emprego que ele não gostava muito quando foi diagnosticado com câncer. Diante dessa notícia perturbadora, ele decide largar tudo, comprar uma motocicleta e partir em uma viagem intensa pelo Canadá. O filme não chegou a ser lançado país e não tem na Neflix, mas achamos ele no YouTube. De nada.

Assista ao filme completo:

7 Tracks

Ano: 2013
Duração: 2h
Tem na Netflix? SIM

O filme é uma adaptação do livro homônimo de Robyn Davidson, que também é a personagem principal dessa história real. Imagine você que ela resolveu percorrer mais de 2.700km pelo deserto australiano, saindo de Alice Springs, na região central do país, até a costa oeste. Nesse trajeto ela foi acompanhada por quatro camelos e um cachorro. Tá certo que tinha um repórter fotográfico da National Geographic, mas era só para documentar a viagem.

A história é muito mais do que apenas uma grande aventura de superação. É também sobre sexismo e racismo – no caso dos indígenas da Austrália. Ah, esse fato aconteceu em 1977 e, na época, Robin tinha apenas 26 anos.

Assista ao trailer:

8 Uma Viagem Inesquecível

Ano: 2008
Duração: 1h41
Tem na Netflix? NÃO

Uma traição da sua noiva com seu melhor amigo faz Conner Layne resolver viajar em lua de mel por conta própria. O destino: América do Sul. E aqui ele vive as grandes aventuras da sua vida (isso envolve alguns perrengues também). Faz amizades com turistas suecos, é roubado, conhece um outro grupo de viajantes e estende a viagem… Tem de tudo.

Ah, esse é mais um filme que, apesar de não ter na Netflix, tem no YouTube. De nada outra vez.

Assista ao filme completo em português:

9 Livre

Ano: 2014
Duração: 2h
Tem na Netflix? NÃO

Enfrentando um luto pela mãe, divórcio e depressão associada a drogas, Cheryl Strayed – interpretada por Reese Whisterpoin – decide mudar de vida. E quando falamos mudar, é mudar MESMO! Ela resolve viver na natureza selvagem. Para isso ela se arrisca em uma trilha de mais de 1.600 km pela costa oeste dos EUA.

Assista ao trailer:

10 Sob o Sol da Toscana

Ano: 2003
Duração: 1h53
Tem na Netflix? NÃO

Mais um divórcio que resulta numa viagem para ocupar a mente. Quando descobre a traição do seu marido, Frances Mayes é incentivada por uma amiga a viajar para a Itália. Ela não apenas acata a ideia, como do nada resolve comprar uma casinha na cidade de Toscana. Ali ela encontra inspiração para terminar seu novo livro e, claro, encontra um novo amor.

Assista ao trailer:

11 Hector e a Procura da Felicidade

Ano: 2014
Duração: 1h59
Tem na Netflix? SIM

Um psiquiatra em crise não consegue mais ajudar seus pacientes a encontrarem a felicidade, então decide ele mesmo ir procurar. Então, incentivado por sua esposa, Hector começa uma viagem pelo mundo perguntando para todas as pessoas o que as faz felizes. Até se dar conta de que talvez o alvo da pergunta esteja errado.

Assista ao trailer:

Veja mais

10 filmes imperdíveis para quem quer viajar pela América do Sul.

E você? Já assistiu a algum desses filmes? Costuma viajar sozinho? Conte suas experiências para a gente!

Prepare-se para sua viagem

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro.

Guylherme Morais

Formado em Comunicação Social, amante do futebol e do esporte da bola laranja, viajar é literalmente a sua vida. Em 25 anos morou em seis cidades diferentes e não sabe se um dia vai simplesmente ficar em uma pra sempre. Créditos da imagem de capa: Rutger Geleijnse / Fonte: Unsplash