Viajar sozinho é, sem dúvida alguma, um dos jeitos mais divertidos – e libertadores – de conhecer o mundo. Você se sente mais à vontade para fazer novas amizades, se envolve mais na cultura local e não precisa se indispor com ninguém caso não queira ir para a balada, mas sim dormir, por exemplo.

Claro que isso também envolve cuidados maiores, afinal ninguém estará ali para te socorrer de imediato, mas a experiência vale a pena. Já até falamos aqui mesmo no blog sobre o que pode acontecer se você viajar sozinho pelo mundo, mas dessa vez abordaremos o tema de um ângulo diferente. Listamos 11 filmes para te inspirar a viajar sozinho. Prepara a pipoca e vem com a gente!

1 Na Natureza Selvagem

Ano: 2007
Duração: 2h27
Tem na Netflix? SIM

Baseado em fatos reais, este filme conta a história de Christopher McCandless, um jovem de família rica e com um diploma recém-conquistado que simplesmente resolveu viajar sem rumo em busca de liberdade. A atuação de Emile Hirsch, que interpreta o personagem principal, foi tão boa que impressionou até aos pais do Christopher de verdade. Ah, o filme ganhou um Globo de Ouro de melhor canção original, composta por ninguém mais, ninguém menos Eddie Vedder (Pear Jam), que também faz a voz interna do protagonista. Imperdível!

Assista ao trailer:

2 Comer, Rezar e Amar

Ano: 2010
Duração: 2h20
Tem na Netflix? NÃO. Foi removido em setembro de 2017. 🙁

Mais uma história real de quem resolveu largar tudo e viajar em busca de autoconhecimento e preencher um vazio. Liz Gilbert, interpretado por Julia Roberts, tinha uma vida aparentemente perfeita: bem casada, casa linda e carreira bem sucedida. Mas ela não estava satisfeita, faltava algo, e partiu em uma viagem de autoconhecimento por três destinos bem específicos: Itália, pelo prazer gastronômico; Índia, para desenvolver sua espiritualidade; e Bali, para encontrar o equilíbrio. Inspirador!

Assista ao trailer:

3 A Vida Secreta de Walter Mitty

Ano: 2013
Duração: 1h54
Tem na Netflix? NÃO.

Este filme se encaixa em todos os sentidos de viagem, pois o Walter Mitty, interpretado por Ben Stiller, é uma daquelas pessoas que viaja bonito mesmo! Enquanto observa uma determinada situação, sua mente começa a viajar e imaginar inúmeros acontecimentos impressionantes do nada.

Mas a história é a seguinte: Walter tem baixa autoestima e trabalha no setor de arquivos negativos (filmes fotográficos) de uma revista americana de fotojornalismo, a LIFE. E precisa encontrar a pose 25 de um filme para ser a capa mais icônica da história. Querendo mostrar seu valor, ele vai atrás do fotógrafo, e assim começa uma grande jornada.

Assista ao trailer:

4 A Praia

Ano: 2000
Duração: 1h59
Tem na Netflix? SIM.

Se você descobrisse um destino paradisíaco secreto bem próximo de onde já está passando férias, largaria tudo e iria correndo (ou nadando) para lá? É isso o que acontece em A Praia, com Leonardo DiCaprio, que interpreta Richard. Viajando sozinho em Bangkok, ele faz amizade com um casal de franceses e mais um outro viajante, Patolino, que o conta sobre uma praia secreta, perfeita, longe de todos os turistas.

No dia seguinte, Richard encontra em sua porta um mapa, deixado por Patolino, para a suposta ilha secreta. Então, ele convence o casal de franceses a acompanhá-lo nessa expedição e de fato encontram o paraíso, mas ele não é tão perfeito quanto parece.

Assista ao trailer:

5 A Map for Saturday

Ano: 2007
Duração: 1h30
Tem na Netflix? NÃO

“Todo dia é sábado em uma viagem ao redor do mundo”, é nisso que se baseia “A Map for Saturday”, um documentário de Brook Silva-Braga sobre seu próprio mochilão por 26 países e quatro continentes durante um ano de viagem. Ah, tudo começa quando ele resolve largar um ótimo emprego em Nova York. Esse é muito inspirador!

Assista ao trailer:

Continua após a publicidade

6 One Week (Uma Semana)

Ano: 2008
Duração: 1h34
Tem na Netflix? NÃO!

Ben Tyler tinha 20 e poucos anos, estava prestes a se casar e em um emprego que ele não gostava muito quando foi diagnosticado com câncer. Diante dessa notícia perturbadora, ele decide largar tudo, comprar uma motocicleta e partir em uma viagem intensa pelo Canadá. O filme não chegou a ser lançado país e não tem na Neflix, mas achamos ele no YouTube. De nada.

Assista ao filme completo:

7 Tracks

Ano: 2013
Duração: 2h
Tem na Netflix? SIM

O filme é uma adaptação do livro homônimo de Robyn Davidson, que também é a personagem principal dessa história real. Imagine você que ela resolveu percorrer mais de 2.700km pelo deserto australiano, saindo de Alice Springs, na região central do país, até a costa oeste. Nesse trajeto ela foi acompanhada por quatro camelos e um cachorro. Tá certo que tinha um repórter fotográfico da National Geographic, mas era só para documentar a viagem.

A história é muito mais do que apenas uma grande aventura de superação. É também sobre sexismo e racismo – no caso dos indígenas da Austrália. Ah, esse fato aconteceu em 1977 e, na época, Robin tinha apenas 26 anos.

Assista ao trailer:

8 Uma Viagem Inesquecível

Ano: 2008
Duração: 1h41
Tem na Netflix? NÃO

Uma traição da sua noiva com seu melhor amigo faz Conner Layne resolver viajar em lua de mel por conta própria. O destino: América do Sul. E aqui ele vive as grandes aventuras da sua vida (isso envolve alguns perrengues também). Faz amizades com turistas suecos, é roubado, conhece um outro grupo de viajantes e estende a viagem… Tem de tudo.

Ah, esse é mais um filme que, apesar de não ter na Netflix, tem no YouTube. De nada outra vez.

Assista ao filme completo em português:

9 Livre

Ano: 2014
Duração: 2h
Tem na Netflix? NÃO

Enfrentando um luto pela mãe, divórcio e depressão associada a drogas, Cheryl Strayed – interpretada por Reese Whisterpoin – decide mudar de vida. E quando falamos mudar, é mudar MESMO! Ela resolve viver na natureza selvagem. Para isso ela se arrisca em uma trilha de mais de 1.600 km pela costa oeste dos EUA.

Assista ao trailer:

10 Sob o Sol da Toscana

Ano: 2003
Duração: 1h53
Tem na Netflix? NÃO

Mais um divórcio que resulta numa viagem para ocupar a mente. Quando descobre a traição do seu marido, Frances Mayes é incentivada por uma amiga a viajar para a Itália. Ela não apenas acata a ideia, como do nada resolve comprar uma casinha na cidade de Toscana. Ali ela encontra inspiração para terminar seu novo livro e, claro, encontra um novo amor.

Assista ao trailer:

11 Hector e a Procura da Felicidade

Ano: 2014
Duração: 1h59
Tem na Netflix? SIM

Um psiquiatra em crise não consegue mais ajudar seus pacientes a encontrarem a felicidade, então decide ele mesmo ir procurar. Então, incentivado por sua esposa, Hector começa uma viagem pelo mundo perguntando para todas as pessoas o que as faz felizes. Até se dar conta de que talvez o alvo da pergunta esteja errado.

Assista ao trailer:

Veja mais

10 filmes imperdíveis para quem quer viajar pela América do Sul.

E você? Já assistiu a algum desses filmes? Costuma viajar sozinho? Conte suas experiências para a gente!

Prepare-se para sua viagem

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro. Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: Kimo / Fonte: Unsplash

Guylherme Morais

Formado em Comunicação Social, amante do futebol e do esporte da bola laranja, viajar é literalmente a sua vida. Em 25 anos morou em seis cidades diferentes e não sabe se um dia vai simplesmente ficar em uma pra sempre.

Ver mais artigos de Guylherme Morais

Créditos da imagem de capa: Rutger Geleijnse / Fonte: Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *