5 hábitos curiosos dos alemães

Os alemães são conhecidos por sua rotina metódica e pela fabricação de maravilhosas cervejas, mas a cultura alemã vai muito além disso, conta com muitas regras não escritas e diversas superstições interessantes. Portanto, separei uma lista pra mostrar um pouquinho como a maioria dos alemães vive seu dia a dia.

1 Atravesse a rua somente quando o sinal ficar verde

Mesmo quando não há uma alma viva na rua, mesmo sendo madrugada, mesmo com bolas de feno rolando na rua como nos filmes de velho oeste, os alemães costumam ficar parados esperando o sinal abrir. Para os brasileiros é um hábito estranho, não sendo regra para todos os alemães, mas é comum receber olhares estranhos ao desobedecer ao homenzinho.

2 Abra garrafas de cerveja com (quase) tudo

Sim, eles consideram isso quase um esporte. Pedir um abridor de garrafa é sinônimo de receber uma aula completa sobre como abrir cervejas. Vale abrir com cabo de garfo, isqueiro, com os dentes, na quina das mesas, com outra garrafa, com celular, com cinto, com faca, com sapato, com papel, com anel, com chave, com moeda e a lista só aumenta!

3 Leve a sério datas de aniversário

„Zum Geburtstag viel Glück!“ (Parabéns para você)

„Zum Geburtstag viel Glück!“ (Parabéns para você). Créditos: mopsografie / Fonte: Flickr

É comum que você providencie o bolo para levar para os colegas de trabalho, e não o contrário. Além disso, comemore no dia exato do aniversário ou no máximo depois – nunca parabenize ninguém antes da data, dá azar! Os alemães levam esse costume muito a sério.

4 Assoe o nariz onde quer que esteja

E não se importe com o barulho. Com a mudança das estações o nariz responde ao clima, é normal. Para os brasileiros que não enfrentam frio, o hábito é difícil de acostumar, mas depois de um inverno na Europa você já começa a comprar estoque de lencinhos.

5 Colecione garrafas usadas

Na Alemanha, assim como em alguns outros países, utiliza-se nos mercados um sistema onde a pessoa devolve as garrafas usadas, tanto de vidro quanto PET, e recebe um ticket para ser utilizado nas compras. Ou seja, as garrafas valem dinheiro! Seja rico ou pobre, toda casa tem um cantinho para deixar as garrafas usadas para serem trocadas.

Os alemães também têm hábitos curiosos na hora de tomar umas. O blog Apure Guria mostra algumas dessas diferenças culturais e te ajuda a não dar mancada na confraternização com os gringos.

5 hábitos curiosos dos alemães

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Bianca Ruback

Graduanda em Engenharia Civil, cinéfila, apaixonada por aprender idiomas e guarda uma bucketlist que contém o mundo inteiro.

Um pensamento em “5 hábitos curiosos dos alemães

  1. essa de assoar o nariz eu nao consegui ter aheuahe uma vez fiquei doente no estagio e tive q sair varias vezes para assoar o nariz no banheiro! eh o contrario da gente: eles acham muito nojento escutar o barulho do “chupar o nariz” aeuae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo