Os alemães são conhecidos por sua rotina metódica e pela fabricação de maravilhosas cervejas, mas a cultura alemã vai muito além disso, conta com muitas regras não escritas e diversas superstições interessantes. Portanto, separei uma lista pra mostrar um pouquinho como a maioria dos alemães vive seu dia a dia.

Para ler em seguida

1 Atravesse a rua somente quando o sinal ficar verde

Mesmo quando não há uma alma viva na rua, mesmo sendo madrugada, mesmo com bolas de feno rolando na rua como nos filmes de velho oeste, os alemães costumam ficar parados esperando o sinal abrir. Para os brasileiros é um hábito estranho, não sendo regra para todos os alemães, mas é comum receber olhares estranhos ao desobedecer ao homenzinho.

2 Abra garrafas de cerveja com (quase) tudo

Sim, eles consideram isso quase um esporte. Pedir um abridor de garrafa é sinônimo de receber uma aula completa sobre como abrir cervejas. Vale abrir com cabo de garfo, isqueiro, com os dentes, na quina das mesas, com outra garrafa, com celular, com cinto, com faca, com sapato, com papel, com anel, com chave, com moeda e a lista só aumenta!

Continua após a publicidade

3 Leve a sério datas de aniversário

„Zum Geburtstag viel Glück!“ (Parabéns para você)

„Zum Geburtstag viel Glück!“ (Parabéns para você). Créditos: mopsografie / Fonte: Flickr

É comum que você providencie o bolo para levar para os colegas de trabalho, e não o contrário. Além disso, comemore no dia exato do aniversário ou no máximo depois – nunca parabenize ninguém antes da data, dá azar! Os alemães levam esse costume muito a sério.

4 Assoe o nariz onde quer que esteja

E não se importe com o barulho. Com a mudança das estações o nariz responde ao clima, é normal. Para os brasileiros que não enfrentam frio, o hábito é difícil de acostumar, mas depois de um inverno na Europa você já começa a comprar estoque de lencinhos.

5 Colecione garrafas usadas

Na Alemanha, assim como em alguns outros países, utiliza-se nos mercados um sistema onde a pessoa devolve as garrafas usadas, tanto de vidro quanto PET, e recebe um ticket para ser utilizado nas compras. Ou seja, as garrafas valem dinheiro! Seja rico ou pobre, toda casa tem um cantinho para deixar as garrafas usadas para serem trocadas.

Os alemães também têm hábitos curiosos na hora de tomar umas. O blog Apure Guria mostra algumas dessas diferenças culturais e te ajuda a não dar mancada na confraternização com os gringos.

Prepare-se para sua viagem

Quer economizar em sua viagem? Conheça então os cupons de desconto oferecidos pelo Viajei Bonito.

Os países europeus exigem que os viajantes tenham contratado seguro viagem, geralmente com valores mínimos estabelecidos para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Leia também o que escrevemos sobre seguro viagem para a Europa. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiro. Como alternativa, nós sugerimos que você também faça uma cotação na Real Seguro Viagem.

Viajar pela Europa de trem é uma experiência que serve bem a qualquer tipo de viajante, é fácil e em muitos casos mais barato até mesmo que os voos low cost. Você pode pesquisar preços para uma infinidade de destinos na Omio. Aprenda aqui a comprar passagens de trem na Europa pela internet.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom VIAJEIBONITO10 para garantir 10% de desconto em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada nos planos Dados Mundi e 4G Europa que saem a partir de R$217,32 e R$229,86 respectivamente. O Viajei Bonito indica também como alternativa o chip da Yes Brasil.

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Kayak.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

Receba um desconto em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

Adicione ao Pinterest

Clique na imagem para adicionar este artigo em seu Pinterest e veja também nossos painéis. Foto por: a4gpa / Fonte: Flickr

Bianca Ruback

Graduanda em Engenharia Civil, cinéfila, apaixonada por aprender idiomas e guarda uma bucketlist que contém o mundo inteiro.

Ver mais artigos de Bianca Ruback

Créditos da imagem de capa: motointermedia / Fonte: Pixabay. Imagem utilizada nas redes sociais: Rita E / Fonte: Pixabay.

Um comentário em “5 hábitos curiosos dos alemães”

  1. essa de assoar o nariz eu nao consegui ter aheuahe uma vez fiquei doente no estagio e tive q sair varias vezes para assoar o nariz no banheiro! eh o contrario da gente: eles acham muito nojento escutar o barulho do “chupar o nariz” aeuae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *