Documentos para entrar no Uruguai em 2023

A lista de documentos para entrar no Uruguai em 2023 foi atualizada pelas autoridades locais através do no Decreto nº 55/023, divulgado em fevereiro deste ano.

Durante a pandemia, o país se firmou como um exemplo no combate ao covid-19, ao mesmo tempo que outros países da América do Sul lutavam para controlar o número crescente de mortes e a superlotação nos hospitais. Seguramente a situação só foi controlada graças a uma forte campanha de vacinação. 

Para que a pandemia não voltasse a fugir do controle, o governo uruguaio impôs algumas regras para a entrada de turistas estrangeiros, porém quase todas foram anuladas recentemente.

Neste artigo você terá acesso à lista atualizada de todos os documentos necessários para entrar no Uruguai, seja de avião, barco ou via terrestre.

O Uruguai está aberto para brasileiros?

Sim, o Uruguai reabriu suas fronteiras para turistas brasileiros e de outras nacionalidades no dia 1º de novembro de 2021. Para entrar no país, é obrigatório que o viajante já tenha tomado duas doses de qualquer vacina aprovada pela OMS entre 14 dias e nove meses antes da data de embarque.

Quais são os documentos exigidos para entrar no Uruguai em 2023?

O Decreto nº 55/023, de 16 de fevereiro de 2023, revoga todas as exigências sanitárias de entrada no país que foram estabelecidas em consequência da pandemia de coronavírus, exceto a obrigatoriedade de aquisição do Seguro Viagem Uruguai com cobertura para covid.

Sendo assim, os documentos exigidos para entrar no Uruguai em 2023 são:

  • passaporte válido ou carteira de identidade emitida há menos de 10 anos;
  • seguro viagem.

A título de informação, não é mais necessário apresentar teste de covid, certificado de vacinação, tampouco declaração juramentada de saúde.

Documentos para entrar no Uruguai
Documentos para entrar no Uruguai. Créditos: Thiago Santos

Como adquirir o seguro viagem para o Uruguai?

A cobertura para covid é um serviço adicional ao seguro viagem exigido pelas autoridades uruguaias. Para adquiri-la, siga o passo a passo a seguir:

  1. Abra o site da Seguros Promo.
  2. Preencha o seu nome, o destino, a data de ida e a de retorno, além do seu e-mail e telefone.
  3. No canto superior direito, selecione para buscar planos de seguro viagem com cobertura para covid .
  4. Selecione até quatro planos para comparar e escolha o que melhor atenda às suas necessidades.
  5. Preencha os dados para pagamento e não se esqueça de incluir o cupom de desconto.

DELAS23

Esse cupom dá direito a 23% de desconto.

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom temporário válido até 13/03/2024

Quais são os pré-requisitos para quem viaja de carro ou moto?

Você já sabe quais são os documentos para entrar no Uruguai de avião, ônibus e barco, mas para viajar de carro ou moto será necessário providenciar a papelada do veículo. Os trâmites são burocráticos, sabendo disso, se antecipe.

  • passaporte válido ou DNI emitido há menos de 10 anos;
  • CNH original;
  • documentos originais do veículo;
  • seguro Carta Verde.

Se o condutor não for o dono do veículo será necessário pedir uma autorização por escrito em português e espanhol e autenticá-la em cartório com firma reconhecida. Esse documento deve conter as seguintes informações:

  • dados das pessoas autorizadas a conduzir o automóvel, com nome completo, RG e endereço de cada uma;
  • dados do veículo, incluindo a marca, o modelo, chassi e chapa.

Agora, se o veículo for financiado, será necessário solicitar uma carta de autorização do banco ou empresa financiadora com os dados do dono do carro ou moto, além dos dados do veículo citados acima.

Como viajar para o Uruguai de ônibus?

Para ir ao Uruguai de ônibus, você precisa entrar no site da EGA ou da TTL e escolher o ponto de partida mais próximo da sua cidade. Os documentos necessários para embarcar são os mesmos listados acima. Leia mais sobre como viajar de ônibus para o Uruguai ou assista ao vídeo abaixo.

Conheça os principais destinos turísticos do Uruguai

Documentos para entrar no Uruguai em 2023

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom DELAS23 para adquirir o seguro viagem com até 23% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

14 pensou em “Documentos para entrar no Uruguai em 2023

  1. Sobre a declaração a ser preenchida 48 horas antes do voo, a minha dúvida é: no caso de um voo de ida, saindo do Brasil para o Uruguai, na segunda-feira pela manhã (por volta das 7h30), essas 48 horas também são consideradas contando o sábado e o domingo ou são 48 horas em dias úteis?

  2. Como está complicado sair do Brasil, né? Ainda que o Uruguai é aqui pertinho, o prejuízo não é tão grande se der algo errado. A gente fica só na expectativa de voltar a alguma normalidade

    1. Obrigada por expor o seu ponto de vista, Ackermann. Se me permite, também vou expor os meus:

      1 – Para quem nunca foi ao país, todos os atrativos são novos. No mais, o Uruguai não se resume ao litoral, tem muitas cidades interessantes no interior que certamente vão surpreendê-lo. Te convido a ler o artigo sobre cidades para conhecer no Uruguai.

      2 – Nós compramos passagens de ida e volta por R$ 1.350 pela Azul, mas é possível pagar ainda menos indo até POA e pegando um ônibus lá. Nós fizemos isso na viagem de Réveillon de 2019 para 2020 e publicamos um vídeo e um post sobre como ir para o Uruguai de ônibus.

      3 – Qualquer viagem internacional será burocrática neste momento que estamos atravessando. É uma questão de saúde pública!

      4 – Realmente há lugares lindos e únicos para conhecer no Brasil, além da da nossa pluralidade cultural que se manifesta na gastronomia, nas festividades e até na arquitetura.

      Resumindo, toda e qualquer viagem vale a pena, seja para uma cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. O que importa é ir de coração aberto. Se for para ver defeito em tudo e reclamar, melhor ficar no aconchego da própria casa.

  3. Amo o Uruguai, acho um destino incrível para uma primeira viagem internacional. Post super esclarecedor para quem está planejando uma viagem para lá em breve.

  4. Viajar tornou-se muito chato e burocrático, com cada país a ter exigências diferentes. O seu post vai ajudar muitos turistas que planejam visitar o Uruguai. Felizmente vários países começam a aliviar as restrições. Será que é a luz ao fundo do túnel?

  5. qual o site devo entrar para preencher essa declaração, viajo par o Uruguai em julho e ainda estou meio perdida quanto ao preenchimento desta declaração, obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo