11 cidades para visitar no Uruguai

É, amigos viajantes: não tem mais desculpa! Com passagens oscilando a preços acessíveis, a facilidade de poder entrar no país sem passaporte e nossa série de posts com dicas e curiosidades sobre nosso vizinho encantador, sua aventura à América do Sul já tem destino certo! Para dar aquele último empurrãozinho, preparamos uma lista com algumas cidades para visitar no Uruguai e conhecer as singularidades desse país encantador.

1 Montevidéu

Montevidéu, Uruguai

Montevidéu, Uruguai. Créditos: byvalet / Fonte: Shutterstock

Tradição, história, badalação e modernidade. Sim, em Montevidéu todas essas características coexistem em harmonia. Localizada no centro-sul do país, a capital possui cerca de 30 km de litoral, com pores e nasceres do sol que são uma atração à parte.

No roteiro de viagem de quem se entrega à cidade, não podem ficar de fora visitas aos principais patrimônios arquitetônicos (Puerta de la Ciudadela, Letreiro da cidade, Catedral, Mercado Agrícola e, por que não, o Estadio Centenario, para a alegria dos amantes do bom e velho futebol), culturais, como o Museo del Carnaval, Museo Historico Nacional e Torres Garcia e imateriais, como o Tango, o Candombe e o próprio Carnaval.

Para coroar um passeio inesquecível, a experiência gastronômica não pode ficar de fora: restaurantes tradicionais na cidade oferecem o mundialmente famoso dulce de leche e o prático chivito (sanduíche de lombo bovino), receitas típicas responsáveis por arrebatar os corações dos turistas de todo o mundo. Descubra quanto custa viajar pra Montevidéu.

Onde se hospedar em Montevidéu

Em Montevidéu recomendamos o La Tatucera Montevideo Hostel* que está situado bem no Centro, próximo a vários pontos turísticos. O Rambler Pocitos Hostel (91) também é muito elogiado pelos hóspedes, mas se você procura um lugar mais sofisticado, considere o Plaza Gomensoro Suite (97), um flat novo, bem equipado e com privacidade total.

* Atualização: em 15 de outubro de 2018 identificamos que o La Tatucera não estava mais disponível no Booking. Hotel America é a nossa sugestão para Montevidéu.

Tours pela cidade de Montevidéu

Não faltam coisas para se fazer na capital uruguaia. Confira essa lista de atrações que podem ser reservadas com antecedência, durante o planejamento de sua viagem. A GetYourGuide é parceira do Viajei Bonito e também nossa indicação para reservas de tours, passeios e traslados.

2 Punta del Este

La Mano, monumento mais conhecido em Punta del Este, Uruguai

La Mano, monumento mais conhecido em Punta del Este, Uruguai. Créditos: Sarah Ahearn / Fonte: Flickr

Na ponta sudoeste do Uruguai, a 130km de Montevidéu, está a cidade de Punta del Este, uma península de praias limpas e bem cuidadas e construções que evidenciam o luxo e a alta qualidade de vida de quem por ali circula.

Dentre os pontos turísticos de Punta del Este — que, diga-se de passagem, é uma cidade extremamente ativa na temporada, mas perde um pouco o dinamismo nos outros meses do ano—, estão a famosa Casa Pueblo, o Monumento de Ahogado e o Museo Rallí, além, é claro, das atrações naturais: as praias (Mansa e Brava) e a diversidade da costa, que proporciona condições ideais para a prática de esportes aquáticos, como windsurfe, jet ski e surfe.

Como opção de tour para quem visita a cidade, sugerimos o Tour Particular de 4 Horas em Punta del Este, oferecido pela GetYourGuide.

Onde se hospedar em Punta del Este

A nossa principal recomendação de hospedagem em Punta del Este e o F&F Hostel (83), que tem excelente custo benefício, ambiente jovem e até uma piscina que vem bem a calhar nos dias mais quentes. Entretanto, é necessário caminhar entre 10 e 15 minutos para chegar aos principais pontos turísticos do centro. Se você não tiver disposição para tanto, hospede-se no Casa Alevines Hostel & Suites (96). Para quem não se sente à vontade hospedando-se em hostel, o Hotel Milano (86) é uma ótima opção, pois além de oferecer quartos privativos, está localizado no coração da cidade.

3 Colonia del Sacramento

Calle de los Suspiros, em Colonia del Sacramento, Uruguai

Calle de los Suspiros, em Colonia del Sacramento, Uruguai. Créditos: Gisele Rocha

Colonia del Sacramento é mais uma que não poderia ficar de fora da lista de cidades para visitar no Uruguai. Gracioso e cheio de charme, o bairro histórico da cidade foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade em 1995, e encanta quem quer que passe por lá com suas construções que remetem a todo o romantismo do passado.

Não podem ficar de fora as visitas à Puerta de la Ciudadela, ao Farol, à Plaza de Toros e passear sem pressa à beira do Rio Prata. Veja como ir e voltar para Colonia del Sacramento saindo de Buenos Aires.

Onde se hospedar em Colonia del Sacramento

Em Colonia é possível visitar tudo a pé, por isso é importante ficar em um hotel ou hostel bem localizado. Para viajantes econômicos eu recomendo o El Viajero Colonia Hostel & Suites (87). A Posada la Juanita (90) é para quem quer mais privacidade e ambiente acolhedor. Já a Posada del Angel (90) é para aqueles viajantes que buscam conforto, sofisticação e atendimento de primeira classe.

4 Carmelo

Puente Giratorio, cartão postal de Carmelo, no Uruguai

Puente Giratorio, cartão postal de Carmelo, no Uruguai. Créditos: juanfber / Fonte: Flickr

Parte do departamento de Colonia, Carmelo figura na lista de destinos preferidos de praticamente todos os turistas que visitam o Uruguai.

Com 3h de viagem, aproximadamente, é possível chegar de ônibus a Carmelo, partindo de Montevidéu. Na lista de pontos imperdíveis, a emblemática ponte giratória, estrutura vermelha que já virou marca registrada do local, a orla de Los Constituyentes, que permite uma visão privilegiada da ponte sobre o rio, e a Casa de Cultura.

Uma boa dica é esticar até a Ilha Martin Garcia, que atualmente pertence à Argentina, mas foi território compartilhado de ambos os países por muitos anos, e fica a menos de 4km de distância da beira uruguaia.

Onde se hospedar em Carmelo

Dentre as cidades para visitar no Uruguai, Carmelo é uma das mais charmosas e as pousadas refletem essa atmosfera. Vai ser difícil escolher onde ficar. A começar pela Posada Campotinto (94) com sua decoração elegante em estilo campestre, café da manhã farto e excelente atendimento. Tem também o Mykonos Carmelo (89) que está a dois minutos da praia e tem uma piscina incrível. Para quem procura uma opção mais econômica sem abrir mão do conforto, indico o AH'LO Posada Hostel Boutique (93) e o Carmelo Hostel (90), ambos muito bem localizados.

5 Punta del Diablo

Playa del Rivero, Punta del Diablo, Uruguai

Playa del Rivero, Punta del Diablo, Uruguai. Créditos: Giuliano Griffante / Fonte: Flickr

A outra Punta do Uruguai também merece estar na nossa lista. Aqui, prevalece a cultura da pesca, da arquitetura rústica e das pedras que emolduram as vistas.
Distante de Punta del Este cerca de 140km, o balneário possui menos de 500 habitantes, os quais se dedicam a atividades como pesca e artesanato.
Na lista de passeios, não deixe de incluir o Parque Santa Teresa, que reúne uma fauna terrestre e marinha de mais de 500 espécies, as praias e os restaurantes com frutos do mar fresquinhos.

Onde se hospedar em Punta del Diablo

Punta del Diablo tem diversos albergues bem estruturados, que além de uma boa cama para dormir oferece também chuveiros com água quente e café da manhã reforçado. O Mar de Fondo Hostel (91) atende a esses critérios e ainda oferece um jantar bem gostoso por um preço camarada. Se não quiser ficar em hostel, fique na Pirâmide (86), um chalé diferente de tudo que você já viu com diárias a partir de R$104 (março 2018).

Siga nossa página no Facebook

6 Cabo Polonio

Pôr do sol em Cabo Polonio, Uruguai

Pôr do sol em Cabo Polonio, Uruguai. Créditos: Paz Arando / Fonte: Unsplash

Isolamento e tranquilidade: estão aí dois benefícios oferecidos pela cidade de Cabo Polonio, localizada a mais ou menos 260km da capital, Montevidéu. Ainda menor do que Punta del Diablo em habitantes, Cabo Polonio tem ruas de areia e muitas dunas ao redor, o que fortalece a ideia de “refúgio”.
Para visitar? Praias! Com areias e águas claras, constroem, junto das formações rochosas e da vegetação, paisagens de tirar o fôlego. Outra atração à parte são os leões e lobos marinhos, que se mostram sem medo na costa próxima ao Farol (outra atração imperdível).

Onde se hospedar em Cabo Polonio

Há dois hostels que recomendo em Cabo Polonio e os nomes são muito parecidos, então não há problema se você se confundir. Primeiro é o Viejo Lobo (84), um hostel com uma atmosfera bem roots, mas muito limpo e com alguns quartos com vista para o mar. O outro é o Lobo Hostel Bar (77), que também fica pertinho da praia e tem um bar muito maneiro.

7 Piriápolis

Castillo de Piria, Piriápolis, Uruguai

Castillo de Piria, Piriápolis, Uruguai. Créditos: ViviAC / Fonte: Wikimedia Commons

O nome da cidade vem do sobrenome de seu fundador, Francisco Piria, que, em 1893 deu início à história de um local famoso por representar a Belle Époque no Uruguai, tendo como principal objetivo atrair a aristocracia uruguaia e argentina na época de seu surgimento.

Os 25km de praias são um bom atrativo aos turistas, que podem escolher entre destinos populares (como a praia central, cercada pela Rambla de los Argentinos) ou locais paradisíacos e afastados dos locais de convergência (como as praias de Punta Negra e San Francisco).
Entre os passeios mais populares, estão os Cerro San Antonio (ou Cerro Del Ingles) e del Toro, além do Castillo de Piria (residência do fundador da cidade).

Onde se hospedar em Piriápolis

O Hostel Piria (89) fica de frente para a praia, tem um terraço grande e uma vibe mais jovem. Para quem procura mais privacidade e requinte, recomendo o Hosteria Puerto del Inglés (87), que além de estar a três minutos da praia, possui uma piscina deliciosa e serve café da manhã bem reforçado.

8 Atlántida

Edificio el Planeta, em Atlántida, Uruguai

Edificio el Planeta, em Atlántida, Uruguai. Créditos: Andrés Franchi / Fonte: Wikimedia Commons

A menos de 50km de distância da capital, Atlántida é uma cidade com ares de veraneio. Fundada no ano de 1900, sua principal função era servir de refúgio aos uruguaios que buscavam um local para construir suas casas de fim de semana.

Quem vai a Atlántida não pode deixar de ver o edifício do ex-hotel Planeta Palace, visitar o monumento El Aguila e a paróquia Cristo Obrero, além das belas praias. Para os amantes da literatura, uma surpresa: o Paseo de Neruda, museu que abriga documentos e artigos pessoais do poeta chileno Pablo Neruda.

Onde se hospedar em Atlántida

O Hotel Rex de Atlantida (82) fica a poucos passos da praia e tem quartos com vista para o mar. Se isso não bastasse, o café da manhã é bastante diversificado, as camas são confortáveis e os funcionários muito amáveis.

9 San Javier

Matrioskas em San Javier, Urugua

Matrioskas em San Javier, Uruguai. Créditos: Louis Lalaguna / Fonte: Wikimedia Commons

Matrioskas, trajes típicos e forte influência russa. Essas são algumas das características de San Javier, povoado no qual 90% dos habitantes (menos de 2 mil) tem origem russa e trabalham duro para preservar essa tradição. Não é à toa que a escola pública do local mantém o ensino bilíngue, com aulas nos idiomas espanhol e russo, e a cultura gastronômica é pautada em pratos típicos do maior país do mundo.

Em San Javier, prevalecem as extensas plantações de girassóis (que originam o famoso azeite de girassol) e farinha de trigo, e, entre os principais pontos turísticos estão o Parque Nacional Estero de Farrapos e Islas del Río Uruguay, com um acervo de mais de 200 espécies de aves e mamíferos e o Museo de los Inmigrantes, que reconta a história dos primeiros russos a chegarem ao povoado.

Onde se hospedar em San Javier

San Javier tem apenas uma acomodação cadastrada no Booking, que é o apartamento Los Girasoles (80). Ao que parece, é um lugar bastante simples. Talvez seja mais interessante hospedar-se em Paysandú, que fica a 50km de distância.

10 Paysandú

Igreja de Paysandú, Uruguai

Igreja de Paysandú, Uruguai. Créditos: Olaf Speier / Fonte: Adobe Stock

Outro destino famoso pelas águas termais, Paysandú é o berço das Termas de Guaviyú e Almirón, parques com piscinas naturais com temperaturas entre 34 e 39 graus e estrutura pensada para proporcionar aos turistas momentos de relaxamento e contato com a natureza.

O circuito urbano de Paysandú também oferece uma gama de atrações aos visitantes: a basílica Nuestra Señora del Rosario, o mausoléu ao General Leandro Gómez, o Teatro Florencio Sanchez e os Museus Historico Nacional e De La Tradición não podem ficar de fora da lista.

Onde se hospedar em Paysandú

Sabe a quela cama que abraça? A Casa Haydée (94) tem. A vista da janela é linda, os quartos são amplos e limpos, assim como o banheiro. O café da manhã tem tudo o que você precisa para se sentir bem nutrido, mas se o sono bater, tem café à vontade o dia inteiro. O melhor é que as diárias custam a partir de R$148, o menor preço de Paysandú (em março de 2018).

11 Salto

Iglesia Nuestra Senora del Carmen, Salto, Uruguai

Iglesia Nuestra Senora del Carmen, Salto, Uruguai. Créditos: Peter Collins / Fonte: Flickr

Na fronteira com a Argentina, está localizada a cidade de Salto, grande produtora de laranjas, mirtilos e lã. Salto possui uma forte herança cultural, pois foi o berço de importantes figuras culturais, como o escritor Horácio Quiroga e a artista Petrona Viera.

Um dos diferenciais turísticos da cidade são os parques de águas termais (Daymán, Arapey e Salto Grande são as principais), que proporcionam momentos de lazer a crianças e adultos. Além disso, devem entrar no roteiro turísticos passeios à Usina de Salto Grande, Museo El Hombre y la Tecnologia e o Teatro Lagarraña.

Onde se hospedar em Salto

Se quiser ficar no centro de Salto, o Hotel Los Cedros (85) é uma excelente opção. Agora, se sua ideia for ficar mais perto dos parques de águas termais, recomendo o Squania Suite-Container (92).

Outras cidades para visitar no Uruguai

Tem mais tempo para explorar o país? Então consulte o site do Ministério do Turismo e conheça outras cidades para visitar no Uruguai. Prepare-se para descobrir ainda mais possibilidades encantadoras e não se esqueça do seguro viagem!

Prepare-se para sua viagem

Em Montevidéu, nossa sugestão de hospedagem é o Hotel America (87, diárias a partir de R$172,00). Já em Punta del Diablo, recomendamos o Mar de Fondo Hostel (91, diárias a partir de R$133,00). Em Punta del Este, nossa recomendação é o F&F Hostel (83, diárias a partir de R$135,00). Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Vai alugar um carro? O preço do aluguel de veículos na categoria Compacto em Montevidéu é de aproximadamente R$190,00 por diária (confira mais preços aqui). Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet. Compare preços para Punta del Este.

Receba um desconto de R$10 em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom 9udns9 durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

testamos o chip internacional da Easysim4u e aprovamos tanto o serviço quanto a qualidade da internet no exterior. Clique aqui para ver todas as opções de coberturas disponíveis nos EUA e em mais de 210 países! Ainda, utilize o cupom RBBVGRATIS para garantir frete grátis em seu pedido! Recomendamos que você dê uma olhada no plano Dados Mundi que sai a partir de R$195,23.

Se você teve algum voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking, extravio de bagagem ou outros tipos de imprevisto com companhias aéreas, faça aqui uma consulta e descubra se você tem direito a indenizações. A Resolvvi cuida de toda a burocracia e você recebe o valor sem sair de casa, além de pagar apenas se ganhar.

Veja o motivo pelo qual recomendamos o seguro viagem para quem viaja pela América do Sul. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 28/02/19 você pode usar o cupom PROTETORSOLAR para garantir 10% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

Em Montevidéu, o almoço simples sai por volta de R$39,97, já o fast-food sairá por mais ou menos R$30,27. Considerando o cappuccino, podemos dizer que o cafezinho da tarde custa R$10,03. Em restaurantes, a garrafa d'água de 330ml custa - e o pint de cerveja R$11,42.

Descubra quanto custa viajar para Montevidéu e Punta del Este.

A GetYourGuide oferece passeios, tours, visitas a atrações turísticas e guias para vários destinos no mundo! Descubra o que ela tem a oferecer para Montevidéu e Punta del Este. Você pode conferir também o nosso passo-a-passo sobre como reservar tours e guias pela internet.

Descubra quanto custam os voos para Montevidéu e Punta del Este, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Com base em cotações atualizadas diariamente do Alpha Vantage, a proporção entre o Peso uruguaio e o Real é de 1 UYU para 0,1056 BRL. Utilizando o voucher VIAJEIBONITO você garante em sua primeira compra 10% de desconto no spread da BeeCâmbio e 25% de desconto no spread da Remessa Online, além de garantir as melhores taxas para câmbio de moeda. Confira nosso passo-a-passo para enviar e receber dinheiro do exterior durante uma viagem.

Isabella Brando

Jornalista por paixão e curiosa por natureza, aposta na simplicidade para fazer grandes descobertas. Divide as horas do dia entre o trabalho, numa agência de comunicação, e constantes pesquisas sobre possíveis-próximos-destinos para desbravar. Créditos da imagem de capa: Giuliano Griffante / Fonte: Flickr. Imagem utilizada nas redes sociais: Peter Collins / Fonte: Flickr.