Barra de Valizas, Uruguai: o que fazer e por que ir

Barra de Valizas é um pequeno e rústico vilarejo no litoral do Uruguai que ainda se mantém fora do circuito turístico clássico e do roteiro de quem visita o país pela primeira vez. Está localizada entre Cabo Polônio e Punta del Diablo, podendo servir como base para quem deseja visitar tais destinos.

Com ruas de areia, casas simples e estrutura precária, a falta de recursos é justamente o fator atua como um filtro para selecionar o tipo de viajantes que frequentam o lugar: amantes da natureza sem frescuras, que respeitam o meio ambiente, os animais e as pessoas.

Apesar de todas as limitações, Barra de Valizas é dona de belezas naturais impressionantes! E é justamente sobre elas que trataremos neste texto.

Como chegar a Barra de Valizas

A entrada de Barra de Valizas está situada no quilômetro 271 da Ruta 10. O acesso é simples e pode ser feito das seguintes formas:

Trilha

Existe um caminho entre Cabo Polônio e Barra de Valizas que passa pelo Cerro de la Buena Vista. São 9 km de caminhada pelas dunas, um percurso que pode ser extenuante para quem não preparo físico. 

Ônibus

As empresas COT e Rutas del Sol operam nas principais cidades turísticas do país. Consulte os respectivos sites para se informar a respeito de rotas e horários.

Carro

Escolhemos alugar um carro em Punta del Este para ter mais autonomia durante a viagem. Como estávamos em quatro pessoas, acabou saindo mais barato que viajar de ônibus. 

🚗 Aluguel de carro no Uruguai

Se sua viagem estiver programada para a alta temporada, é fundamental que você faça a reserva do veículo com mais de dois meses de antecedência para garantir as tarifas mais baixas. Na Rentcars é possível comparar preços entre seguradoras renomadas e fazer a reserva sem pagar nada. O valor só é cobrado no ato da retirada e pode ser parcelado em até 12 vezes! Fazer uma cotação agora!

Quando ir a Barra de Valizas

O inverno tem como característica dias frios e chuvosos. Por ser baixa temporada, a paz é absoluta, mas há escassez de serviços básicos, como mercadinhos e restaurantes.

Na alta temporada o vilarejo ganha vida, então essa é a melhor época para ir a Barra de Valizas. No verão os dias são mais longos e mais ensolarados, mas venta bastante e faz frio durante durante a noite. Durante esse período a praça principal vira uma feira a céu aberto, com artesãos vendendo seus produtos, candombé rolando solto e a criançada correndo livre pra lá e pra cá. 

Quantos dias ficar em Barra de Valizas

Para conhecer a praia, um bate e volta basta. No entanto, o verdadeiro encanto de Barra de Valizas está em sua vida noturna agitada, com feirinha e música na praça principal. 

Além do mais, é na escuridão da noite que se pode observar a bioluminescência da água causadas pelas noctilucas, organismos unicelulares capazes de emitir um brilho como resultado de uma reação bioquímica. Falaremos sobre isso mais adiante.

O que fazer em Barra de Valizas, Uruguai
O que fazer em Barra de Valizas, Uruguai. Créditos: Adriano Castro

Onde ficar em Barra de Valizas

As opções de hospedagens em Barra de Valizas ainda são um tanto quanto precárias, por isso é preciso avaliá-las criteriosamente, observando fotos e lendo revisões de quem já se hospedou em casa lugar. 

Nós passamos duas noites em uma suíte privativa no Valizas Hostel, localizado na praça principal e a poucos metros da praia. O serviço era satisfatório, assim como o café da manhã, mas o fato do ar-condicionado não funcionar por falta de limpeza nos filtros nos deixou um pouco incomodados durante o verão escaldante. 

Além dessa, selecionamos outras opções para você avaliar.

Hostel

Pousadas

O que fazer em Barra de Valizas

Não há muito o que fazer em Barra de Valizas e isso é ótimo! Assim você poderá curtir a natureza sem pressa de pular de um lugar para outro. Valizas é o lugar ideal para quem quer descansar, recarregar as energias e esquecer dos problemas cotidianos.

Veja o que fazer em Barra de Valizas durante um ou mais dias na cidade.

Ir à praia de Valizas

O mar não é azul e suas águas não são cristalinas, mas o banho é revigorante! A beleza da praia de Valizas vem de suas casinhas de madeira, algumas delas quase soterradas pelas dunas que se movem ao sabor do vento.

A faixa de areia é larga, com 3 km de extensão, boa para aquela corridinha matinal, quando o sol ainda não está forte. Em dias de vento forte, o mar fica agitado e os surfistas fazem a festa, mas ainda assim é possível se banhar, tomando as devidos cuidados.

Navegar pelo Arroyo Valizas

Com 10 km de extensão, o Arroyo Valizas nasce na Laguna de Castillos e deságua no oceano Atlântico. O percurso é cercado de paisagens deslumbrantes e é possível avistar inúmeras espécies de aves nativas, como tachãs, cegonhas, patos, flamencos, garças, entre outras.

Nós não fizemos o passeio de barco, mas você pode agendar na recepção da sua pousada ou hostel, ou negociar direto com os barqueiros que ficam no fim da praia de Valizas, seguindo pelo lado direito de quem está de frente para o mar.

Passear pelo Monte de Ombúes

Se você estiver de carro ou se conseguir carona, vale a pena se deslocar até a Puente Valizas e de lá fazer o passeio de barco com um guia especializado até o Monte de Ombúes, que atualmente custa 500 pesos uruguaios (R$63,15). Como o tour passa por bosques, é importante ir com calçados adequados. A caminhada é leve e pode ser feita por pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos.

Lá perto há pequenos restaurantes que servem pratos típicos da culinária crioula. Para quem gosta de experimentar coisas diferentes, aí está uma ótima oportunidade!

Assistir ao pôr do sol no Cerro de la Buena Vista

Apreciar o pôr do sol do alto do Cerro de la Buena Vista é uma experiência única e inesquecível. Para chegar até lá é preciso andar até o fim da Praia de Valizas (sempre à direita de quem está de frente para o mar) e atravessar o córrego de barco. A travessia custa 50 pesos uruguaios (ida e volta) e dura menos de 5 minutos.

Chegando ao outro lado, a subida é íngreme, mas não dura mais que 10 minutos. A vista lá de cima, nem se fala! É indescritível! As dunas, que servem de pista para a prática de sandboard durante o dia, se transformam em arquibancadas naturais para assistir ao espetáculo do pôr do sol.

O vento lá em cima é carregado de areia, por isso recomendamos que você proteja os seus olhos e equipamentos fotográficos. Um casaco corta-vento também será bem-vindo. 

Admirar o fenômeno da bioluminescência no mar

Noctilucas, bioluminescência no mar de Barra de Valizas, Uruguai
Noctilucas, bioluminescência no mar de Barra de Valizas, Uruguai. Créditos: Fefo Bouvier / Fonte: PetaPixel

A bioluminescência é um fenômeno natural de rara beleza que pode ser visto no mar dos departamentos de Maldonado e Rocha. Barra de Valizas e Cabo Polônio ficam neste último.

A melhor época para ver esse milagre da natureza é entre março e abril, mas isso não quer dizer que você não terá a chance de admirá-lo em outras épocas do ano. Fomos em janeiro e por mais que a fosforescência não estivesse tão vibrante, era possível observá-la perto das rochas, onde a água se movimenta mais.

Para fotografá-la você vai precisar de um tripé ou uma superfície estática para estabilizar a câmera. Nós estávamos desprovidos de equipamentos, então nos resta compartilhar esse registro magnífico feito pelo fotógrafo Fefo Bouvier em junho de 2014. 

Dicas de Barra de Valizas

  • A água de Valizas vem de poços artesianos, chegando à torneira com cor escura e gosto extremamente desagradável. Comprar água mineral é mandatório, até mesmo para fazer chá e café ou escovar os dentes.
  • Não há casas de câmbio e caixas eletrônicos em Valizas. O caixa mais próximo fica na entrada do Parque Nacional de Cabo Polônio, que na alta temporada pode ficar sem notas. E a casas de câmbio só encontramos em La Paloma, a 60 km do centro da vila.
  • Com exceção dos mercadinhos locais, poucos estabelecimentos aceitam cartões de crédito e débito. Se estiver sem dinheiro vivo, pergunte sobre o cartão antes de fazer o pedido para evitar situações embaraçosas.

Seguro viagem para o Uruguai

Viajar para um lugar remoto requer cuidados extras. O seguro viagem para a América do Sul custa apenas R$10,19 por dia e garante cobertura médica em hospitais de ponta, ainda que seja necessário transporte de urgência. O seguro também oferece cobertura odontológica, reembolso de despesas farmacêuticas, localização de bagagens extraviadas e até assistência jurídica!

Use os nossos cupons de descontos e pague ainda menos!

Seguros Promo
VIAJEIBONITO5
Cupom que dá direito a 5% de desconto Ver todos os cupons Enviar por e-mail

Como utilizar este cupom
  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Informe abaixo seu e-mail para receber este cupom em sua caixa postal. Ele não será armazenado, nem utilizado para enviar campanhas de marketing.

Conheça outros destinos no Uruguai

Cabo Polônio Chuy Colonia del Sacramento Punta del Este Valizas Vídeos
Barra de Valizas, Uruguai: o que fazer e por que ir

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom DELAS23 para adquirir o seguro viagem com até 23% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

7 pensou em “Barra de Valizas, Uruguai: o que fazer e por que ir

  1. Que fotos lindas de Barra de Valizas! Eu conheci Cabo Polonio, mas estava tãooo frio que não tive disposição para continuar “pegando praia” rsrs. Quando voltar vou no calor e vou usar suas dicas!

  2. Ah, quanto amor! Eu amo de paixão o Uruguai, sempre aquece meu coração ver algum post sobre lá. Eu fui pra Cabo Polonio e me encantou muito, me falaram de Barra de Valizas mas não estava com tempo pra visitar, uma pena, porque tem muita coisa bacana para ver e fazer por ali, hein? Tô chocada com esse fenômeno da bioluminescência, não sabia que dava pra ver ali. Com certeza irei voltar e vou pra Barra de Valizas!

  3. Vou dizer que nunca tinha ouvido falar sobre Barra de Valizas no Uruguai e fiquei encantado. Apesar de pequeno, o Uruguai é um país que tem diversos cantinhos interessantes. Voltando ao Uruguai tentarei uma logística para conseguir conhecer esse local especial.

  4. Não conhecia Barra de Valizas no Uruguai e o que eu achei mais interessante e fiquei com vontade de fazer foi ver o fenômeno de bioluminescência no mar! Que lindo! Preciso voltar ao uruguai e explorar melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo