Cabo Polônio: o que fazer, como chegar e onde ficar

Cabo Polônio, no Uruguai, é um simpático vilarejo localizado no departamento de Rocha, que ano após ano atrai mais viajantes entusiasmados para conhecer seus encantos naturais.

Continua após a publicidade

Para conhecer Cabo Polônio é preciso se desprender de formalidades e frescuras. Se você estiver disposto a encarar o desafio, este guia poderá ajudá-lo a planejar uma viagem inesquecível! 

A seguir, você descobrirá o que fazer em Cabo Polônio, como chegar ao parque, quando ir, quanto tempo ficar e, por fim, também terá um espaço para tirar dúvidas.

Boa leitura!

Documentos necessários para entrar no Uruguai

Antes de mostrar o que fazer em Cabo Polônio, preciso te passar a lista atualizada de documentos para entrar no Uruguai. Você sabe, sem essa papelada a viagem não acontece.

Quando ir a Cabo Polônio

A melhor época para ir a Cabo Polônio é entre março e maio, quando as temperaturas estão agradáveis, chove menos e os preços são mais acessíveis. Se pretende viajar sem gastar muito, evite os feriados prolongados como Réveillon e Carnaval, pois o movimento aumenta barbaramente e os preços inflacionam.

Evite também o inverno, entre os meses de junho e agosto, pois chuva, vento forte e frio congelante não combinam com praias e passeios ao ar livre. Nessa época do ano, que é baixa temporada, boa parte das hospedagens e restaurantes fecham suas portas, dando um clima de abandono e tristeza à essa vila tão festiva!

Como chegar a Cabo Polônio

Em Cabo Polônio não há ruas, nem estradas. Para chegar até o parque existem três alternativas:

Trilha

Há uma trilha que parte de Barra de Valizas e passa pelas dunas. Dizem que o visual é lindíssimo, mas nós não nos atrevemos a caminhar por 9 km na areia. Se você quiser fazer a travessia, é melhor ir bem cedinho, pois o sol castiga após as 10h.

No mais, ter companhia é muito importante para não se perder e para conseguir ajuda caso algum imprevisto aconteça, por isso recomendamos que você faça a trilha guiada até o Parque Nacional de Cabo Polônio.

Ônibus

Para ir de ônibus para Cabo Polônio é necessário consultar os horários no site da COT e Rutas del Sol, empresas que ligam outras cidades uruguaias a esse destino.

Para quem deseja chegar de ônibus em Cabo Polônio com saída no Brasil, a melhor opção é ir até a cidade do Chuy, no lado uruguaio da fronteira, e de lá pegar um ônibus para a portaria do parque. As empresas que saem do Brasil são a EGA e a TTL. Leia mais sobre como viajar de ônibus do Brasil para o Uruguai.

Carro

A entrada do Parque Nacional de Cabo Polônio fica no km 264,5 da Ruta 10. A estrada é bem sinalizada, não tem como errar, mas é melhor ainda se você permanecer com o GPS ligado.

Como você já deve saber, não é possível circular de carro dentro do vilarejo, portanto, você deverá deixar o seu carro no estacionamento na entrada do parque, que custa 270 pesos por dia (preços de 2022). Mas fique tranquilo, pois tudo o que tem para fazer em Cabo Polonio pode ser alcançado a pé sem muito esforço.

Jardineiras 4x4

A partir do estacionamento é possível continuar a pé por 7 km ou pegar uma jardineira, que é um veículo 4×4 adaptado para transportar dezenas de passageiros. Naturalmente, escolhemos a segunda opção para evitar a fadiga.

Preço do transporte: 320 pesos (R$ 40) ida e volta.
Horários de entrada de saída das jardineiras:

EntradaSaída
7h308h
8h309h
9h3010h
10h3011h
11h3012h
12h3013h
13h3014h
14h3015h
15h3016h
16h3017h
17h3018h
18h3019h
20h-

Os horários variam de acordo com a época do ano. Consulte o site oficial do Parque Nacional de Cabo Polônio para informações atualizadas.

Onde ficar em Cabo Polônio

Não há muitas opções de hospedagem na vila, por isso, se for viajar na alta temporada, escolha onde ficar em Cabo Polônio com bastante antecedência.

Onde ficar em Cabo Polônio, Uruguai

Hostels

Os hostels têm tudo a ver com a atmosfera despojada do lugar e eles oferecem estrutura básica, que atende satisfatoriamente os viajantes menos exigentes. Estes são os melhores: 

La Perla del Cabo é simplesmente o melhor lugar para ficar em Cabo Polônio, Uruguai

Casas de temporada

Se conforto e privacidade forem primordiais para uma noite de sono reparadora, as casas de temporada irão atendê-lo melhor. Estas são lindas: 

Antes de continuar a leitura, que tal ver as nossas fotos no Instagram?

O que fazer em Cabo Polônio

O que fazer em Cabo Polônio? Ficar à toa! Este é um lugar para relaxar, se desconectar do mundo e curtir a natureza. De qualquer maneira, aqui estão alguns pontos turísticos que você pode conhecer entre um banho de mar e outro. 

Farol de Cabo Polônio

Contam que aqui aconteceram diversos naufrágios, pois as embarcações não conseguiam enxergar as rochas. Para evitar outros acidentes, em 1880 foi construído um farol de 27 metros de altura.

Anos se passaram e ele continua aqui, reinando soberano no horizonte. Do alto de seus 132 degraus é possível ver a colônia de leões e lobos marinhos, as ilhas e as dunas de areia. Se o dia estiver bonito, fique para o pôr do sol!

Preço: 30 pesos uruguaios (R$3,79)
Horários: das 10 à 13 horas e a partir das 15h até o pôr do sol.

Reserva de Lobos Marinhos

Reserva de Lobos Marinhos, Cabo Polônio, Uruguai

Cabo Polônio abriga a segunda maior colônia de lobos e leões marinhos do Uruguai, ficando atrás apenas da Isla de Lobos, em Punta del Este.

Você pode vê-los em qualquer época do ano, basta seguir pela estradinha principal em direção ao Farol, eles estarão nas rochas bem ao lado. Não é necessário pagar nenhuma taxa para observá-los.

Existe uma área delimitada que deve ser respeitada para não causar estresse aos bichos. Também é importante manter o silêncio e de maneira alguma alimentá-los. Qualquer interferência pode causar um desequilíbrio catastrófico!

Playa de la Calavera (Playa Norte)

A Playa de la Calavera tem uma atmosfera de paraíso selvagem por causa dos dois barcos estrategicamente encalhados na areia. “La Nena” e “La Juanita” é o nome da dupla.

É a praia mais próxima do Farol e da Reserva de Lobos Marinhos, por isso é comum encontrar algum desses animais mortos perto das pedras. Você pode pensar: “Ai, que nojo!”, mas lembre-se de que essa é uma área reservada para protegê-los e na verdade nós é que não deveríamos estar ali. Melhor que morram naturalmente do que abatidos por seres humanos, né?

De qualquer maneira, a praia é espetacular! Tem águas mais agitadas, com vista para as dunas e para as ilhas Rasa e La Encantada. À noite você pode observar o fenômeno da bioluminescência da água, que também pode ser visto em Barra de Valizas e em outras praias do departamento de Rocha.

Playa Sur

Não dá nem 10 minutos caminhando de uma praia para a outra. E a Playa Sur também é linda! Tende a ficar mais cheia que a outra porque aqui venta menos, o mar é mais calmo e tem mais espaço na areia.

Durante a alta temporada os banhistas podem contar com a proteção de um salva-vidas e com algumas poucas barraquinhas de comidas. Também vimos ambulantes vendendo quitutes nesta praia, coisa que não tínhamos visto em nenhuma outra praia das dezenas que frequentamos no Uruguai.

Volte no fim do dia para assistir ao pôr do sol. Nós não o vimos, mas dizem que é espetacular!

Feira de artesanatos

A feira acontece na principal rua da vila a partir de umas 11h, mais ou menos. Tem acessórios, roupas, bolsas, cangas e saídas de praia, incensos, enfeites para a casa e tudo mais que a imaginação pode criar. Morar em um lugar com pouca estrutura que vive do turismo sazonal não deve ser fácil. Então, se puder, dê uma força ao pessoal! 

Cerro de la Buena Vista

O entardecer no Cerro de la Buena Vista parece cena de filme bíblico, aquelas com peregrinos avançando o deserto. E os feixes de luz saindo das nuvens fazem parecer que anjos descerão do céu e um milagre está prestes a acontecer diante dos nossos olhos. O pôr do sol ali é assim, divino!

Lá no alto o vento espalha areia e isso incomoda um pouco. Proteja seus olhos e equipamentos fotográficos. Não se esqueça também do casaco corta-vento, água e protetor solar.

Cabo Polônio à noite

E o que fazer em Cabo Polônio à noite? Depende do que você procura.

Na alta temporada, entre dezembro e março, o centrinho fica mais movimentado, com feiras a céu aberto e artistas tocando aquelas músicas que todo mundo conhece e canta junto. Tudo bastante despretensioso, mas animado.

Restaurantes e bares funcionam até mais tarde iluminados por lâmpadas incandescentes e luzes de velas. Isso traz uma sensação muito gostosa de acolhimento! 

Agora, se a sua praia for a contemplação da natureza, Cabo Polônio é o melhor lugar para ver as estrelas (inclusive, recomendamos o app Skyview para identificar as constelações) e a bioluminescência do mar (que localmente eles chamam de noctilucas).

Bioluminescência do mar em Cabo Polônio à noite

Seguro viagem para o Uruguai

Agora a contratação do seguro viagem para o Uruguai é um dos pré-requisitos de entrada no país, como já havíamos mencionado. Você pode usar os nossos cupons de desconto para economizar.

PARABENS

Esse cupom dá direito a 15% de desconto.

  1. Acesse a página da Seguros Promo
  2. Preencha as datas de sua viagem e escolha um destino
  3. Selecione a apólice
  4. Utilize o cupom na etapa de pagamento

Cupom temporário válido até 31/07/2022

Perguntas e respostas sobre Cabo Polônio

Basicamente, andar ao ar livre, tomar sol e banho de mar, ver as colônias de leões e lobos marinhos, subir no farol para ver o parque de cima, admirar as estrelas e ver o raro fenômeno da bioluminescência da água, as noctilucas. Isso é tudo o que fazer em Cabo Polônio.

O ideal é ficar três dias em Cabo Polônio para passear com calma, aproveitar as praias, curtir a noite e curar a ressaca. Ainda sobra um dia para fazer a trilha pelas dunas até Barra de Valizas. Se você não dispuser de todo esse tempo, passe ao menos um dia para conhecer a vila.

Para chegar de ônibus a Cabo Polônio você precisa comprar as passagens através do site da COT ou da Rutas del Sol, que são as duas empresas que levam passageiros a esse destino. Você também pode consultar o site Urubus, que mostra os horários das duas empresas em uma mesma plataforma.

Sim, tem internet em Cabo Polônio e energia proveniente de placas solares. Alguns sites gostam de pintar que o vilarejo é inóspito, mas isso ficou no passado. Há conexão wi-fi, 3G, banho quente e todo o conforto do mundo moderno, mas em uma atmosfera rústica.

Reserve ao menos R$ 285 por dia. Sendo R$ 40 de ida e volta do 4×4 + R$ 120 na diária do hostel (ou aproximadamente R$ 600 em um pousada) + 120 para refeições e bebidas + R$ 4 para subir ao farol.

Leia mais sobre Cabo Polônio e o Uruguai

Cabo Polônio: o que fazer, como chegar e onde ficar

Prepare-se para viajar

Use o cupom PARABENS para adquirir o seguro viagem com até 15% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a Buser, empresa que opera em mais de 650 cidades brasileiras. Use o cupom BUSERAF e ganhe 10% de desconto em qualquer viagem.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

10 pensou em “Cabo Polônio: o que fazer, como chegar e onde ficar

    1. Léo, se você estiver de carro, dá pra fazer bate e volta de Punta del Este. São 2h200 de deslocamento. De ônibus fica mais difícil porque ele para muito!
      Também dá pra fazer bate e volta a partir de Barra de Valizas, Punta del Diablo e La Paloma.

  1. Essa praia da cavalera é bem famosona ne, sempre vejo a gurizada postando foto dessa praia em cabo polonio. Queremos ir e novo no verão para o uruguai

    1. A playa de la Calavera é a mais famosa por causa dos barquinhos, mas a outra é melhor pra tomar banho.
      Apesar dos preços inflacionados, não temos dúvida de que a melhor época para visitar as praias do Uruguai é durante o verão. As noites também são lindas com o céu estrelado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo