Kotor: conheça os Fiordes Mediterrâneos
Kotor, a mais bonita e preservada cidade de Montenegro, é cercada por muralhas de fortificação militar do século IV que estão firmes até hoje! Além disso, no seu interior, temos uma cidade medieval muito charmosa para os visitantes. Por ser tão preservada, Kotor é também considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Navegue pelo post
Para situar os viajantes
[vb_gmap mid=”zFVZjv05Tca4.ksbvxABq-aQM”]
Para quem nunca visitou os países balcânicos, Montenegro é um país pequenininho, que faz divisa com a Bósnia e Herzegovina, [link tag=”croacia”]Croácia[/link] e Albânia. A cidade é banhada pela Baía de Kotor, com águas cristalinas vindas do mar adriático.
Passeando de barco em Kotor, você abre os olhos e vê uma paisagem digna da Noruega, montanhas altíssimas e água muito azul. Por mais que se pareça com um fiorde, a baía de Kotor não é banhada por águas de derretimento de geleiras. Muito pelo contrário, a cidade é famosa pelo seu clima agradável na maior parte do ano.
Curiosidades
Montenegro não tem moeda oficial, não é membro da União Europeia mas usa o euro mesmo assim.
Considero isso uma vantagem, pois se você for para a [link tag=”europa”]Europa[/link] e decidir passar um final de semana em Montenegro, não é necessário trocar euros nem fazer contas para a conversão.
Como a maioria das cidades da região, Kotor é extremamente barata. Você faz tudo com muito pouco dinheiro e é por isso que os hostels contam com muitos mochileiros!
[vb_gallery ids=”4281,4282″]
Onde se hospedar em Kotor
Recomendo o [bookinglink id=”428108″ text=”Old Town Hostel”]. Além da localização excelente, funcionários simpáticos e preço amigo, o hostel tem aspecto medieval, com paredes de pedra, esculturas de até 1500 anos de idade e velas por toda a parte. Ao mesmo tempo é limpo e organizado – todas as camas em quarto coletivo contam com uma cortina para a privacidade e os banheiros são impecáveis.
P.S. O dono do [bookinglink id=”428108″ text=”Old Town Hostel”] sempre está na recepção e quando eu disse que colecionava moedas, me cedeu algumas que os viajantes deixaram por lá. <3
O que fazer em Kotor?
[su_dropcap]1[/su_dropcap] Pub Crawl
Recomendado para os mais jovens. O Numb Crawl do [bookinglink id=”428108″ text=”Old Town Hostel”] é muito divertido e não é necessário se hospedar no hostel para participar. A equipe prepara muitos drinks e o grupo visita vários bares, com direito a shots e vários desafios. O staff do hostel te acompanha e se diverte junto. É uma noite com muita aventura!
Dica: cuidado para não se perder depois de uns drinks, as ruas medievais são quase todas iguais. (Sim, eu me perdi.)
[su_dropcap]2[/su_dropcap] Old Town
A parte mais agradável da viagem. Kotor conta com muitas lojinhas pelas construções em pedra, são um charme! Muitos cafés deliciosos, restaurantes para todos os gostos, antiguidades, artesanato e souvenirs. É um belo lugar para se perder explorando o que a cidade tem a oferecer.
[su_dropcap]3[/su_dropcap] Portão Nórdico
Ao passear fora das muralhas de Kotor, aproveite e pare um minutinho para apreciar a beleza do exterior da muralha.
[su_dropcap]3[/su_dropcap] Mercado de Kotor – para os amantes de culinária local
Aberto aos sábados, fora das muralhas de Kotor, vendedores da cidade e região comercializam queijos e presuntos famosos de Njeguši, defumados do lago Skadar, frutas, legumes, verduras, peixes, azeites, flores e quitutes da região.
[su_dropcap]4[/su_dropcap] Passeio pela muralha até o Castelo de São Giovanni
O mais incrível de Kotor é a vista maravilhosa pela montanha, onde os degraus da muralha passam. São 1350 degraus até lá, mas não é para assustar, com uns 600 já dá para ter uma vista excelente dos fiordes mediterrâneos! Se você subir tudo, a vista será essa:
Igrejas
Colegiada de Santa Maria
Construída em 1221, essa Igreja Católica é conhecida por ter um caixão de vidro contendo o corpo da Abençoada Osanna de Cattaro, que escolheu ser emparedada junto a igreja para demonstrar sua devoção.
Igreja de São Nícolas
Com cheiro de incenso e velas, essa Igreja Ortodoxa adornada com painéis de prata e iluminada pela cúpula de vidro, cria uma atmosfera mística diferente das demais.
Igreja de São Lucas
Representa as relações entre Croácia e Sérvia em Kotor. Construída em 1195 como Igreja Católica, mas entre 1657 a 1812 um altar Católico e um Ortodoxo existiam lado a lado, com cada religião revezando para utilizar a Igreja. Então se tornou somente Ortodoxa.