Kotor: conheça os Fiordes Mediterrâneos

Kotor, a mais bonita e preservada cidade de Montenegro, é cercada por muralhas de fortificação militar do século IV que estão firmes até hoje! Além disso, no seu interior, temos uma cidade medieval muito charmosa para os visitantes. Por ser tão preservada, Kotor é também considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Para situar os viajantes

Para quem nunca visitou os países balcânicos, Montenegro é um país pequenininho, que faz divisa com a Bósnia e Herzegovina, Croácia e Albânia. A cidade é banhada pela Baía de Kotor, com águas cristalinas vindas do mar adriático.

Baía de Kotor
Baía de Kotor. Créditos: Bianca Ruback

Passeando de barco em Kotor, você abre os olhos e vê uma paisagem digna da Noruega, montanhas altíssimas e água muito azul. Por mais que se pareça com um fiorde, a baía de Kotor não é banhada por águas de derretimento de geleiras. Muito pelo contrário, a cidade é famosa pelo seu clima agradável na maior parte do ano.

Montanhas na baía de Kotor
Montanhas na baía de Kotor. Créditos: Alexandra Zakharova / Fonte: Flickr

Curiosidades

Montenegro não tem moeda oficial, não é membro da União Europeia mas usa o euro mesmo assim.

Considero isso uma vantagem, pois se você for para a Europa e decidir passar um final de semana em Montenegro, não é necessário trocar euros nem fazer contas para a conversão.

Fiordes de Kotor
Fiordes de Kotor. Créditos: Binder.donedat / Fonte: Flickr (Modificado)

Como a maioria das cidades da região, Kotor é extremamente barata. Você faz tudo com muito pouco dinheiro e é por isso que os hostels contam com muitos mochileiros!

Onde se hospedar em Kotor

Recomendo o Old Town Hostel. Além da localização excelente, funcionários simpáticos e preço amigo, o hostel tem aspecto medieval, com paredes de pedra, esculturas de até 1500 anos de idade e velas por toda a parte. Ao mesmo tempo é limpo e organizado – todas as camas em quarto coletivo contam com uma cortina para a privacidade e os banheiros são impecáveis.

P.S. O dono do Old Town Hostel sempre está na recepção e quando eu disse que colecionava moedas, me cedeu algumas que os viajantes deixaram por lá. <3

O que fazer em Kotor?

1 Pub Crawl

Recomendado para os mais jovens. O Numb Crawl do Old Town Hostel é muito divertido e não é necessário se hospedar no hostel para participar. A equipe prepara muitos drinks e o grupo visita vários bares, com direito a shots e vários desafios. O staff do hostel te acompanha e se diverte junto. É uma noite com muita aventura!

Dica: cuidado para não se perder depois de uns drinks, as ruas medievais são quase todas iguais. (Sim, eu me perdi.)

Kotor iluminada
Kotor iluminada. Créditos: Alexandra Zakharova / Fonte: Flickr

2 Old Town

A parte mais agradável da viagem. Kotor conta com muitas lojinhas pelas construções em pedra, são um charme! Muitos cafés deliciosos, restaurantes para todos os gostos, antiguidades, artesanato e souvenirs. É um belo lugar para se perder explorando o que a cidade tem a oferecer.

Old Town em Kotor
Old Town em Kotor. Créditos: SarahTz / Fonte: Flickr

3 Portão Nórdico

Ao passear fora das muralhas de Kotor, aproveite e pare um minutinho para apreciar a beleza do exterior da muralha.

Portão Nórdico de Kotor
Portão Nórdico de Kotor. Créditos: Bianca Ruback

3 Mercado de Kotor – para os amantes de culinária local

Aberto aos sábados, fora das muralhas de Kotor, vendedores da cidade e região comercializam queijos e presuntos famosos de Njeguši, defumados do lago Skadar, frutas, legumes, verduras, peixes, azeites, flores e quitutes da região.

Mercado de Kotor
Mercado de Kotor. Créditos: Charlie / Fonte: Flickr (Modificada)

4 Passeio pela muralha até o Castelo de São Giovanni

O mais incrível de Kotor é a vista maravilhosa pela montanha, onde os degraus da muralha passam. São 1350 degraus até lá, mas não é para assustar, com uns 600 já dá para ter uma vista excelente dos fiordes mediterrâneos! Se você subir tudo, a vista será essa:

Vista do Castelo de São Giovanni em Kotor
Vista do Castelo de São Giovanni em Kotor. Créditos: Aleksandr Zykov / Foto: Flickr (Modificada)

Igrejas

Colegiada de Santa Maria

Construída em 1221, essa Igreja Católica é conhecida por ter um caixão de vidro contendo o corpo da Abençoada Osanna de Cattaro, que escolheu ser emparedada junto a igreja para demonstrar sua devoção.

Igreja de São Nícolas

Com cheiro de incenso e velas, essa Igreja Ortodoxa adornada com painéis de prata e iluminada pela cúpula de vidro, cria uma atmosfera mística diferente das demais.

Igreja de São Nícolas em Kotor
Igreja de São Nícolas em Kotor. Créditos: Denis Jarvis / Fonte: Flickr

Igreja de São Lucas

Representa as relações entre Croácia e Sérvia em Kotor. Construída em 1195 como Igreja Católica, mas entre 1657 a 1812 um altar Católico e um Ortodoxo existiam lado a lado, com cada religião revezando para utilizar a Igreja. Então se tornou somente Ortodoxa.

Igreja de São Lucas em Kotor
Igreja de São Lucas em Kotor. Créditos: Denis Jarvis / Fonte: Flickr
Kotor: conheça os Fiordes Mediterrâneos

Prepare-se para viajar

Use o cupom SAUDE para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom MULHER50 e garanta 50% de desconto.

Economize em passagens aéreas usando o comparador de preços ou a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus,  a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Bianca Ruback

Graduanda em Engenharia Civil, cinéfila, apaixonada por aprender idiomas e guarda uma bucketlist que contém o mundo inteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo