Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Arequipa: a loucura que eu fiz para ver o voo do Condor

Quando fiz meu intercâmbio para o Peru me perguntaram a maior loucura que aconteceu na viagem, sempre respondo que foi passar quase 30 horas em um ônibus para ver o voo do Condor, maior pássaro do mundo.

Eu tinha apenas um final de semana para isso e não pensei duas vezes! Comprei minha passagem de ida e volta em Lima e entrei no ônibus (80 soles por trecho) de mala e cuia. O veículo era super confortável, havia WI-FI, jantar e chazinho para relaxar! Dizem que comida de ônibus e avião não são boas, mas me deu vontade de repetir!

Dezoito horas depois desembarquei na rodoviária da cidade. Assim que chegamos a Arequipa já conseguimos ver os famosos vulcões e é simplesmente incrível!

Arequipa é, sem dúvida, uma das cidades mais bonitas e desenvolvidas do Peru, com vielas em estilo europeu e com direito a cafezinhos com mesas nas ruas.

[vb_gallery ids=”4640,4639,4628″]

Nosso foco era conhecer o famoso Cañon del Colca, mas como os passeios para ver o voo do condor saíam de madrugada e chegamos na cidade sábado de manhã, deixamos a rota para domingo.

A primeira coisa que fizemos foi [bookinglink id=”343226″ text=”encontrar um hostel”] para deixar nossas malas. Conseguimos um por 35 soles. Depois fomos desayunar (tomar café). No Peru a alimentação é bem barata e conseguimos tomar um senhor café da manhã por menos de 15 soles em um lugar agradável, limpo e com WI-FI (tem que ter).

Onde se hospedar em Arequipa

Descanse bastante e recarregue as baterias antes de assistir ao voo do condor. O [bookinglink id=”343226″ text=”El Albergue Espanol Backpackers”] fica bem no Centro Histórico, que também é um lugar muito agradável para passear.

1º dia em Arequipa – Desbravando a cidade

Tiramos o primeiro dia para conhecer a cidade, para isso compramos em uma agência de turismo um ticket para o ônibus que fazia um tour pela cidade (40 soles). Fomos ver os vulcões, as alpacas e as praças principais!

Durante todo o trajeto fomos escutando as músicas típicas da cidade, o que deu ao passeio um ar mais emocionante! Era dia festivo na cidade e havia um desfile militar na praça principal, que no Peru, geralmente, chamam de Plaza de Armas.

[vb_gallery ids=”4631,4632,4642″]

O animal símbolo do Peru é a lhama, mas encontramos a alpaca que é da mesma família e é muito utilizada como alimentação, além de seu pelo ser extraído para fabricação de roupas. O vestuário de baby alpaca, que é o tipo de lã mais cara do animal, pode custar até 1000 dólares! Passamos para conhecer a loja e o mini zoológico de alpacas, mas só para ver mesmo, pois impossível comprar alguma coisa!

Outro espetáculo foi avistar os vulcões que há anos não entram em erupção! Um deles ainda está ativo, socorro!!!

Assim que chegamos do passeio, comemos e fomos dormir, pois nosso próximo passeio saía às 3 da manhã! É importante ressaltar que em cidades pequenas do Peru, geralmente, não aceitam cartão de crédito, então se não quiser lavar pratos é bom andar com efectivo (dinheiro em espécie).

[vb_gallery ids=”4641,4622,4623″]

2 º dia em Arequipa – Enfim, o voo do Condor

Não sei se todo mundo acorda de mau humor igual eu, mas não é nada agradável levantar as 3 da manhã! Passamos água na cara e fomos meio dormindo, meio acordados para nosso passeio!

Durante o trajeto dormimos, é claro. Depois acordamos e antes de assistir ao voo do condor paramos para tomar o café que vinha incluído no tour. Tomamos, também, chá de coca para o mal de altitude.

A entrada para o Valle del Colca era cara em vista dos outros passeios que fizemos pelo Peru. Brasileiros pagam 70 soles, já outros estrangeiros 130.

[vb_gallery ids=”4627,4630,4637,4638,4635″]

O Vale surgiu por formações rochosas, resultantes de tremores e erosões. Muitas aldeias dali ainda são povoadas e os moradores sobrevivem do turismo, do artesanato e da agricultura.

Por fim, conseguimos ver o voo dos condores! Muitos turistas com suas câmeras profissionais enormes para tentar captar o animal. A ave é realmente enorme e valeu a pena todo o sacrifício. Hora de voltar para casa.

[vb_gallery ids=”4626,4624,4625″]

Observação: preços referentes ao ano de 2014. Nas praças principais das cidades peruanos há um grande número de agências de turismo e você será abordado por todos os lados. É importante verificar uma agência confiável e que não vá te “passar a perna”, o que é muito comum lá.

Luana Alencar

Luana Alencar, jornalista pela UFJF, apaixonada por livros, violão e viagens. Morou dois meses no Peru, ensinando adolescentes sobre consciência ecológica.

2 pensou em “Arequipa: a loucura que eu fiz para ver o voo do Condor

  1. Muito bacana o Blog. Gostei muito!
    Só um detalhe importante: O “queso helado” nao é um sorvete de queijo. Ele leva coco e canela na receita, mais não queijo.
    O nome “queso helado” vem da forma como o sorvete sái da “máquina”, parecendo pedacinhos de queijo. ;)
    Espero ter ajudado em algo.
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo