Medidas infalíveis para prevenir o mal de altitude

Antes de partir em viagem para o Peru e a Bolívia, fui alertadas por vários amigos mais experientes sobre o efeito devastador do soroche, mais conhecido como mal de altitude.

O soroche é um problema que acontece quando o corpo não consegue obter oxigênio suficiente em altitudes mais elevadas, devido à baixa pressão. O mal normalmente ocorre quando saímos de um lugar de baixa altitude e em um curto espaço de tempo nos deslocamos a lugares altos, a mais de 2.400 metros acima do nível do mar.

O corpo vai aclimatando aos poucos e quando forçamos a barra, acabamos ficando um pouco zonzos, cansados, com dor de cabeça, falta de ar e ânsia de vômito. Nada bom para começar uma viagem, né?

Eu que já não sou a pessoa mais atlética do mundo, resolvi me precaver para não atrapalhar os meus planos e nem dar trabalho para a amiga que foi comigo. Aproveitei uma consulta e perguntei ao médico o que fazer para evitar o soroche, outras dicas consegui no próprio hostel.

1 Não faça esforço físico

Relaxar no primeiro dia de viagem é fundamental.

Relaxar no primeiro dia de viagem é fundamental. Créditos: Djuliet / Fonte: Flickr

Parece tentador chegar a um lugar novo e sair explorando tudo, mas esse é o primeiro passo para você se dar mal em cidades de elevadas altitudes. Nessas ocasiões, o melhor a fazer é chegar e descansar e deixar o passeio para o próximo dia.

Até os jogadores de futebol, que têm ótimo condicionamento físico, passam por esse processo de aclimatação antes das partidas. Por que você pularia essa etapa?

2 Hidrate-se

São necessários 3 litros d'água por dia para evitar o soroche.

São necessários 3 litros d’água por dia para evitar o soroche. Créditos: Cindee Snider / Fonte: Flickr

Beba bastante água, no mínimo 3 litros por dia, pois em altitudes mais elevadas o ar tende a ser bastante seco. Carregue uma garrafinha onde quer que vá e beba mesmo quando não estiver com sede.

3 Tome chá de coca

Chá de coca contra o mal de altitude.

Chá de coca contra o mal de altitude. Créditos: Calsidyrose / Fonte: Flickr

Antes que você me pergunte, ele não é alucinógeno e não é ilegal no Peru e na Bolívia. Todos tomam chá de coca e ele é até bem gostosinho, até o Papa Francisco tomou, então vai na fé.

O chá de coca pode ser feito direto com a folha ou com sachês e no hostel em que eu fiquei ele era oferecido gratuitamente. Aliás, foi o melhor hostel no qual eu já me hospedei em toda a minha vida, se vocês querem saber.

4 Masque a folha de coca

Mascar folhas de coca é um hábito antigo entre os andinos.

Mascar folhas de coca é um hábito antigo entre os andinos. Créditos: Anthony Tong Lee / Fonte: Flickr

As folhas de coca são usadas há séculos pelos andinos para aliviar náuseas e dores de cabeça. Elas possuem alto teor de nutrientes e são estimulantes naturais. Não preciso nem falar que cocaína é bem diferente disso, né? Não vou entrar nesse mérito, apenas dizer que ela é ilegal em qualquer lugar do mundo.

5 Carregue bombinhas de oxigênio

Tubinhos portáteis de oxigênio ajudam a aliviar a respiração.

Tubinhos portáteis de oxigênio ajudam a aliviar a respiração. Créditos: Scott Smith / Fonte: Flickr

Carregar uma bombinha de oxigênio é indicado para revigorar as energias não só em lugares de elevadas altitudes, mas também em cidades nas quais o ar é muito poluído. É possível encontrá-las em farmácias.

6 Alimente-se bem

Comidas leves ajudam a evitar o mal de altitude.

Comidas leves ajudam a evitar o mal de altitude. Créditos: esimpraim / Fonte: Flickr

Seu organismo estará trabalhando para se aclimatar e refeições pesadas só vão atrapalhar, pois ele precisará de esforço extra para a digestão. Excesso de sal também deve ser evitado, já que ele causa desidratação. Pegue leve pelo menos nos primeiros dias.

Alimentos ricos em potássio são ótimos para aclimatação. Abuse das verduras, legumes e frutas, como banana, melão e abacate. A boa notícia é que chocolate também é altamente recomendável!

7 Fique longe bebidas alcoólicas e cigarro

Bebidas alcoólicas e fumo agravam o mal de altitude.

Bebidas alcoólicas e fumo agravam o mal de altitude. Créditos: ~ wryonedwards ~ / Fonte: Flickr

Como sabemos, o álcool causa desidratação e o cigarro dificulta a respiração. Então elimine-os ao menos nas primeiras 24 horas.

8 Soroche pills

Soroche pills são eficazes contra o mal de altitude.

Soroche pills são eficazes contra o mal de altitude. Créditos: Sparky / Fonte: Flickr

Se você seguiu tudo à risca e ainda assim sentiu-se mal, peça para alguém comprar algumas “saroche pills’, comprimidos elaborados para especialmente para combater o mal de altitude. Se ainda assim você não se sentir bem, o jeito é procurar atendimento médico.

Jamais subestime os efeitos do mal de altitude, porque ele pode evoluir para quadros mais graves, como o edema pulmonar e edema cerebral, que são potencialmente mortais. Tome cuidado!

Onde se hospedar no Peru

Veja nossas sugestões de hospedagens em Lima, Cusco, Aguas Calientes (cidade mais próxima a Machu Picchu), Ica, Arequipa, Paracas e Huaraz.

Medidas infalíveis para prevenir o mal de altitude

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom DELAS23 para adquirir o seguro viagem com até 23% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

3 pensou em “Medidas infalíveis para prevenir o mal de altitude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo