Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Onde comer sem gastar muito em Cusco

A gastronomia peruana é considerada uma das mais ricas e saborosas do mundo, tendo recebido influência de diversos povos que coexistiram no país. Por isso, mesmo que a sua grana esteja curta e você precise se virar com alguns lanches fáceis e baratos para mochileiros, não recomendo que você saia do país sem apreciar a culinária local. Para viabilizar essa experiência, listo neste artigo alguns lugares onde é possível comer sem gastar muito em Cusco.

[su_dropcap]1[/su_dropcap] Antojitos

Antojitos é um dos restaurantes onde se pode comer sem gastar muito em Cusco
Antojitos é um dos restaurantes onde se pode comer sem gastar muito em Cusco. Créditos: Divulgação Facebook

Três amigos que foram a Cusco antes de mim disseram que este era o melhor restaurante para comer muito gastando pouco e eles estavam cobertos de razão. Embora o Antojitos esteja localizado em uma área turística da cidade, próximo à Plaza de Armas, a comida era realmente barata.

O Antojitos é o favorito dos moradores locais não só pelo ótimo preço, mas porque serve pratos da culinária andina, embora não se restringe a eles. O cardápio conta ainda com sopas, saladas, massas, parrillas e hambúrgueres com fartas porções de batatas fritas. Se você viaja acompanhado (a), poderá tranquilamente dividir os pratos e assim economizar ainda mais.

O menu turístico custa 15 soles e traz entrada, sopa, prato principal e suco. É muita comida!

Não deixe de experimentar a saborosa chicha morada, uma bebida não-alcoólica feita a partir da fervura do milho roxo com abacaxi, maçã, canela em pau, cravos e açúcar mascavo. Excelente para espantar o frio!

Calle Marquez, 284

[su_dropcap]2[/su_dropcap] Encantasqa

[vb_gallery ids=”6964,6965″]

Encantasqa é um restaurante pequeno e acolhedor localizado próximo à Plaza de Armas, principal ponto turístico da cidade.

O menu turístico é composto por pratos frescos e saborosos, incluindo sopa como entrada, carne de alpaca ou truta como prato principal e suco ou chá como bebida. Custa 17 soles e mesmo não sendo o mais barato dentre os citados, pode apostar que o preço está excelente se comparado a outros restaurantes da cidade.

Se você tem dificuldades para desenrolar no espanhol, ficará feliz em saber que no Encantasqa trabalha um brasileiro bem simpático (cujo nome não me lembro) que atende a todos com um sorriso no rosto e é muito prestativo para esclarecer dúvidas a respeito dos pratos oferecidos pela casa.

Aproveite o tempo de espera para observar as pinturas e esculturas de artistas locais que decoram o ambiente. Para quem gosta de artes, é um prato cheio (com o perdão do trocadilho).

Choquechaca, 131

[su_dropcap]3[/su_dropcap] Govinda Lila

Govinda Lila é um restaurante vegetariano no qual se pode comer bem sem gastar muito em Cusco, Peru
Govinda Lila é um restaurante vegetariano no qual se pode comer bem sem gastar muito em Cusco, Peru. Créditos: cuzcoeats.com

Leitores vegetarianos também são contemplados nesta lista. Em Cusco, são numerosos os restaurantes que não cozinham animais, mas poucos deles possuem preços compatíveis com orçamentos econômicos.

Govinda Lila foi um achado no Marcado de San Blas, porque oferece refeições saudáveis sem pesar no bolso. Acreditem, o menu completo com uma tigela enorme de sopa, prato principal, salada e suco custa apenas 7 soles. Isso mostra que é perfeitamente possível comer sem gastar muito em Cusco.

Mercado San Blas

[su_dropcap]4[/su_dropcap] Mijuna Rock

No Mijuna Rock, além da boa comida, aprecia-se boa música. Em Cusco, Peru
No Mijuna Rock, além da boa comida, aprecia-se boa música. Em Cusco, Peru. Créditos: Divulgação Facebook

Se além de boa comida, você estiver buscando um lugar para curtir um som, o Mijuna Rock será uma excelente pedida.

Ao entrar, nos deparamos com um poster em que lendas do rock se reúnem para uma ceia. De cara nota-se o bom gosto musical dos donos do bar. A música ambiente é da melhor qualidade e o volume não atrapalha aqueles que querem bater um papo.

O menu turístico custa 7 soles durante o almoço e 15 soles no jantar e conta com entrada, prato principal, bebida e sobremesa. Come-se muito, come-se bem e gasta-se pouquíssimo.

Mas atenção! No Mijuna Rock não aceitam cartões de crédito ou débito. O pagamento deve ser feito em dinheiro.

Calle Union, 238

(Atualização 2018: nossa leitora Adriana Shiga nos informou que o Mijuna Rock foi definitivamente fechado). :(

[su_dropcap]5[/su_dropcap] Inkas Gourmet

No Inka's Gourmet o menu turístico custa apenas 7 soles
No Inka’s Gourmet o menu turístico custa apenas 7 soles. Créditos: Divulgação Facebook

O nome “Gourmet” nos leva a pensar que esse é um restaurante requintado e caro, mas não é o caso. No Inka Gourmet o menu completo para almoço sai por apenas 7 soles e o cardápio tende a variar durante os dias da semana.

Pagando muito pouco, nos fartamos com a sopa, arroz, carne, legumes e suco. À noite, o restaurante prepara deliciosos pratos quentes e sanduíches que também têm um precinho bem camarada, variando entre 5 e 12 pesos.

Quera, 260

Outros lugares para comer sem gastar muito em Cusco

Nos mercados de Cusco os alimentos custam pouquíssimo
Nos mercados de Cusco os alimentos custam pouquíssimo. Créditos: Shriram Rajagopalan / Fonte: Flickr

Mercados de rua são os melhores lugares para se experimentar comidas típicas a preços convidativos. Em Cusco, destaco três que são de fácil acesso. Guarde com carinho estes endereços:

Mercado Central de San Pedro
Cascaparo, Cusco

Centro Artesanal
El Sol, Cusco

Mercado de San Blas
Plaza San Blas, Cusco

Leia sobre outros lugares para comer e beber em Cusco no blog Expressinha.

Onde se hospedar em Cusco

O [hostelworldlink id=”38610″ text=”Pariwana Hostel”] foi um dos melhores em que já fiquei durante toda a minha vida. As camas eram extremamente confortáveis, limpas e quentinhas. Havia café da manhã farto e chá de coca à vontade. Além disso, as festas eram animadas, mas não atrapalhava o sono de quem preferia descansar. Recomendo fortemente!

Gostou das dicas? Então compartilhe com os seus amigos!

Observação: preços praticados em julho de 2016

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

4 pensou em “Onde comer sem gastar muito em Cusco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo