A melhor forma de ver a Estátua da Liberdade de graça
Carregamos nosso espírito viajante para [link tag=”nova-york”]Nova York[/link] com um dos princípios que servem de alicerce para o estilo de vida que adotamos: viajar barato! Pode parecer um absurdo se tratando de uma das cidades com maior custo de vida do mundo, mas não é. Basta um pouco de boa vontade e esforço para encontrar atrações turísticas gratuitas na metrópole ou então fazer uso dos recursos disponibilizados por sua administração, e foi isso que fizemos em nosso primeiro dia de andanças pela Lower Manhattan.
No extremo sul da ilha encontra-se a State Island Ferry: balsa cujo serviço é gratuito e responsável por transportar pessoas até a State Island – divisão administrativa que, juntamente com Queens, Manhattan, Brooklyn e o Bronx, forma a cidade de Nova York.
O tempo da travessia gira em torno de 25 minutos, com pequenas diferenças na ida e na volta, dado que as rotas são ligeiramente diferentes. Nossa ideia era pegar a balsa entre Manhattan e State Island, uma vez que ela passa muito perto da Estátua da Libedade.
Vamos combinar uma coisa: ela não passa assim tão perto, a ponto de você poder ver detalhadamente seus pixels, mas o suficiente para se ter uma visão panorâmica de Manhattan e da pequena ilha onde a grande estátua de cobre se encontra.
[vb_gallery ids=”5089,5090″]
Aproveitamos para coletar algumas informações e dicas úteis caso você também queira uma alternativa aos passeios pagos pelo monumento:
- Há uma estação de metrô (South Ferry Station) na entrada do serviço de barcas. Entretanto, algumas composições podem solicitar que você troque de vagão na penúltima estação: Rector St., por isso fique atento.
- Na porta do hall de entrada da State Island Ferry há várias pessoas uniformizadas oferecendo tours e outros serviços relacionados à Estátua da Liberdade, mas lembre-se: você não precisará gastar um centavo para fazer uso das barcas, por isso qualquer tentativa de vender algo relacionada a elas é golpe, com exceção dos tours
- As barcas contam com Wi-Fi gratuito.
- Não há filas definidas para entrar na barca. Quando ela estiver se aproximando você verá uma multidão se aglomerando e poderá cogitar esperar a próxima embarcação com receio de que não sobrarão espaços para observar a estátua, mas não se preocupe, a barca é enorme e várias pessoas ali são moradores: dificilmente vão disputar os espaços no deck com os turistas.
- Falando em deck, no sentido Manhattan – State Island procure ficar na área externa do lado direito da embarcação para conseguir observar a Estátua da Liberdade de frente.
Terminado o primeiro trajeto, descobrimos que não adiantava ficar sentado na balsa esperando que voltasse. Fomos obrigados a sair e de cara avistamos várias pessoas correndo. Nossa reação: nossa, que povo mais agitado, apavorado, sem tempo… êêê Nova York… até perceber que eles estavam correndo para pegar a balsa de volta que sairia em instantes. Nossa reação: correndo pelas nossas vidas juntamente com aquelas pessoas.
Em pouco mais de uma hora e meia, desde que descemos do metrô já estávamos de volta à Manhattan para visitar a infinidade de suas atrações turísticas. Isso tudo sem gastar um dólar. Agora, se você quiser chegar perto ou até mesmo subir na Estátua da Liberdade, precisará abrir a carteira, mas aí já é assunto para outro artigo. Continuaremos atrás de atrações gratuitas ou baratas por uma das cidades mais atraentes dos [link tag=”estados-unidos”]Estados Unidos[/link] e traremos tudo nos próximos textos e publicações em nossas redes sociais.
[vb_gallery ids=”5092,5091″]
Se você está gostando de viajar conosco, deixe suas ideias, opiniões, críticas e qualquer outro tipo de comentário que desejar através das ferramentas de discussão que se encontram logo abaixo. Pode ter certeza de que isso enriquecerá nossa viagem e nos ajudará a trazer um conteúdo cada vez com a sua cara!
Até a próxima!
Muito boa essa dica! A próxima vez que for para Nova York já sei o que fazer.