Como encontrar câmeras escondidas no Airbnb

O Airbnb é uma plataforma de buscas e reservas que permite que pessoas do mundo inteiro possam alugar um imóvel ou parte dele por período indeterminado, sem a burocracia e as altas taxas praticadas pelas imobiliárias convencionais.

Esse serviço existe desde 2008 e vem ganhando cada vez mais adeptos. De um lado, pessoas que visam rentabilizar um espaço inutilizado e, de outro, turistas em busca de hospedagem econômica e uma imersão cultural mais profunda, com a possibilidade de acompanhar o dia a dia de um morador local.

Mesmo com tantos pontos positivos, a empresa teve sua credibilidade abalada após virem à tona diversos casos de câmeras instaladas de modo estratégico por anfitriões, que filmavam a vida privada de seus hóspedes sem o consentimento deles. Mas e aí? Ainda dá para confiar? Como encontrar câmeras escondidas no Airbnb e o que fazer se a suspeita se confirmar?

Como encontrar câmeras escondidas no Airbnb

Existem diversas formas de identificar câmeras escondidas, algumas bem simples, outras que exigem certa habilidade. Teste várias até se sentir seguro.

1. Olhe em cada canto

Procure por câmeras atrás de espelhos, lustres, detectores de fumaça, aparelhos de ar-condicionado, lâmpadas, exaustores, estantes, enfeites, parafusos e demais lugares suspeitos.

2. Bisbilhote os espelhos

Formas de identificar um espelho falso:

  • Observe se ele é grudado na parede e se o reflexo da imagem é mais escuro. Esses são dois fortes indícios.
  • Encoste o dedo no espelho e veja se há um espaço entre ele e a imagem refletida. Se houver, esse é um espelho comum.
  • Apague a luz e observe se há alguma luz piscando dentro do espelho.

3. Apague as luzes e observe

A maneira mais simples de encontrar câmeras escondidas é apagando as lâmpadas do quarto e aproveitar a escuridão para procurar leds e feixes de luz.

4. Use a câmera do celular

Ainda com as luzes apagadas, abra a câmera do seu celular e vá passando bem devagar por todas as superfícies e lugares suspeitos. Se houver alguma câmera escondida, os raios infravermelhos poderão ser vistos no visor do seu dispositivo. Veja como é simples!

5. Verifique a rede de internet

Algumas câmeras têm conexão com a internet para enviar dados e imagens a outros computadores. Se ao abrir a rede você encontrar nomes e números esquisitos, pode desconfiar. O Fing mostra redes e dispositivos e ainda consegue interromper a transmissão de dados.

A partir daí, é só vasculhar a casa até achar o dispositivo que está filmando a sua intimidade.

6. Baixe aplicativos

O Hidden Cam Detector é outro aplicativo de extrema utilidade para encontrar câmeras escondidas no Airbnb. Ele detecta campos eletromagnéticos e transmissões de sinais infravermelhos. Nós testamos com a câmera de outro celular e deu certo! A parte chata é que ele tem muitas propagandas.

7. Desligue e guarde o que puder

Você leu as instruções anteriores mas está cansado demais para vasculhar o quarto. Simples, mude tudo de lugar, depois tampe os espelhos e aparelhos eletrônicos.

Mude os vasos, abajures e demais enfeites de lugar. Se houver algum armário ou gaveta onde eles caibam, pode colocá-los lá, mas tenha cuidado para não quebrar nada e lembre-se de voltar com tudo para o lugar antes do check-out.

Encontrei uma câmera! Como proceder?

De acordo com as regras do Airbnb, é vetado qualquer tipo câmera que não esteja explicitamente visível na casa dos anfitriões e não tenha sido mencionada no anúncio. Você já sabe como encontrar câmeras escondidas no Airbnb, então, se identificar alguma, tome as seguintes providências:

  • Faça fotos e vídeos que comprovem a existência do equipamento
  • Desligue a câmera
  • Entre em contato com o suporte do Airbnb
  • Vá à delegacia e registre um boletim de ocorrência
  • Procure um advogado para orientá-lo sobre possíveis indenizações

Siga nossa página no Facebook

Nossa opinião sobre o Airbnb

Desde que começamos a trabalhar remotamente através do computador, trocamos a economia de um quarto compartilhado em hostel pela privacidade e sossego dos quartos privativos. A partir de então, passamos a fazer cotações de quartos para duas pessoas em albergues, hotéis e imóveis do Airbnb.

Não é sempre que o Airbnb apresenta o melhor custo-benefício, mas durante a nossa road trip de seis meses pelos Estados Unidos foi a ele que recorremos muitas vezes. Nossas experiências foram muito positivas em todos os casos.

É importante ler as avaliações de hóspedes anteriores para saber o que esperar. Nós tivemos sorte! Nossos anfitriões foram gentis, os quartos eram limpos e, o melhor de tudo, não encontramos nenhuma câmera escondida!

Cupom de desconto do Airbnb

Agora que você já sabe como encontrar câmeras escondidas no Airbnb, não há mais motivos para ter receios. Como forma de incentivo, oferecemos a você até R$130 de créditos para a sua primeira reserva.

Clique para resgatar o seu cupom de descontos do Airbnb.

Leia mais sobre o Airbnb

Prepare-se para sua viagem

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 22/11/18 você pode usar o cupom BWEEK para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

Pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Créditos da imagem de capa: b.asia / Fonte: Shutterstock