De Bike Pela Estrada Real – Dia #9: Pernas pra que te quero

Dia 09 – São Lourenço (MG) – Pouso Alto (MG) – Itamonte (MG) – Itanhandu (MG) – Passa Quatro (MG)

Total: 53 km

A cidade de São Lourenço possui um belo cartão-postal que só me deixou com mais vontade de voltar: o Parque das Águas, com suas fontes medicinais a vontade para quem quiser provar… Uma pena não ter pegado o parque aberto. Durante todo o trajeto, preocupei em sair próximo das 08h30min. Não muito cedo nem muito tarde, pois estava pedalando no inverno e faz frio. Muuuuito frio!

Concentração na Estrada Real

Concentração na Estrada Real. Créditos: Rafael Barletta

Uma forte neblina me acompanhou até a saída da cidade. Foi a primeira vez que pedalei usando um agasalho mais reforçado. A Estrada Real inicia na zona rural de São Lourenço, margeando um rio, aumentando ainda mais o frio!

Uma estrada de sobe e desce com várias casinhas ao longo dos primeiros quilômetros e junto delas os cachorros. Nunca vi tanto cachorro e TODOS eles correm atrás de você! De vira-latas à raça Fila! Todas as vezes que encontrei com os cães eu estava ou em uma reta ou em descida, por minha sorte.

Durante o percurso de São Lourenço para Pouso Alto (16 km) errei a entrada em uma encruzilhada. Os totens da Estrada Real desapareceram, mas os cachorros não…

Ponte ao longo da Estrada Real

Ponte ao longo da Estrada Real. Créditos: Rafael Barletta

Encontrei com funcionários da CEMIG e perguntei sobre esta estrada. Eles me informaram que se eu continuasse eu chegaria ao meu destino e que não precisaria se preocupar porque tinha placas indicando. Então assim fui, desconfiado, até chegar à primeira placa que me fez relaxar. Por causa do meu erro, o trajeto aumentou em 6 km.

Ao chegar a Pouso Alto parei em uma quitanda para comer duas bananas e ao conversar com a atendente, percebi a forte influência de São Paulo em seu sotaque. Perceber a diversidade nos faz pensar o quão interessante e pouco explorado é o nosso Brasil.

Saindo de Pouso Alto, rumo a Itamonte, você passa por duas cidadezinhas. São Sebastião do Rio Verde e Capivari. Nesta parei para almoçar.

No final do almoço me informei com um guarda rodoviário sobre os próximos percursos: Itamonte, Itanhandu e Passa Quatro. Lógico que ele me indicou a rota pelo asfalto, mas expliquei minha situação e no final suas informações foram de grande valia.

De volta ao asfalto, Estrada Real

De volta ao asfalto, Estrada Real. Créditos: Rafael Barletta

Resolvi seguir direto, pelo asfalto, até Itanhandu e não passar por Itamonte. Segundo o site da Estrada Real não existe marcação com totens nesse trecho e não estava nem um pouco animado a me perder novamente.

Por apenas 5 km de asfalto, chego a Itanhandu. Me informo sobre a ER e logo estou nela, para minha alegria!

Linha do Trem ao longo da Estrada Real

Linha do Trem ao longo da Estrada Real. Créditos: Rafael Barletta

De Itanhandu a Passa Quatro a estrada é plana com muitas granjas. A bela Mantiqueira vai acompanhando todo percurso. Idas e vindas de pessoas das mais variadas formas e de repente, Passa Quatro!

Estação de Trem de Passa Quatro, Estrada Real

Estação de Trem de Passa Quatro, Estrada Real. Créditos: Rafael Barletta

Uma bela cidade com grande valor histórico. Seus trilhos interligavam Minas e Rio trazendo grande impulso à economia durante o final do século XIX. Hoje se transformou em um grande atrativo turístico.

Repouso satisfeito em Passa Quatro, pois estou ciente que ali é minha última cidade mineira. Logo estarei no Estado de São Paulo e de bicicleta!

Bons Sonhos.


De Bike Pela Estrada Real – Dia #9: Pernas pra que te quero

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom DELAS23 para adquirir o seguro viagem com até 23% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Rafael Barletta

Possui bacharel e licenciatura em Geografia. Leciona para os ensinos médio e fundamental de escolas públicas e particulares. Gasta todo seu salário no mundo duas rodas e em viagens. Não dispensa um feriado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo