Precisando de férias? Conheça 5 dicas para viajar gastando menos
Quantas pessoas você conhece que genuinamente não gostam de viajar? Provavelmente são poucas.
Brasileiros ainda estão muito distantes de desenvolver o hábito e a frequência de viagem de turistas de outros países, como os alemães. No entanto, escassez de tempo e dinheiro costumam ser os principais limitantes, e não a falta de vontade.
Embora o trabalho seja fundamental à sobrevivência, simplesmente existe uma hora em que não é mais possível postergar férias. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você viajar gastando menos, sem comprometer o conforto, a diversão e a segurança que você merece!
Navegue pelo post
1. Tenha flexibilidade de datas
Essa não é uma possibilidade para todos, especialmente para quem viaja em família e precisa sincronizar folgas de trabalhos de cônjuges e da escola das crianças. Mas, para aqueles que podem flexibilizar datas, viajar na baixa temporada é ótimo para evitar multidões, além de conseguir economizar com passagens, hospedagens e passeios.
Quando estiver planejando a sua viagem, esteja aberto a viajar em horários pouco convencionais e fazer escalas. Esses aspectos tendem a diminuir sensivelmente o preço de bilhetes aéreos.
Se você decidiu que quer viajar para conhecer um lugar novo, mas ainda sequer escolheu um destino de viagem, também pode aproveitar oportunidades. Alguns comparadores de preços de viagens permitem fazer uma busca para “qualquer lugar”, exibindo opções que podem ser vantajosas.
2. Use comparadores de preços
Comparadores de preços são ferramentas essenciais para viajar gastando menos. Se você ainda não conhece, esses são mecanismos que comparam preços para determinados serviços (como passagens aéreas, hospedagem e seguro viagem), atuando como intermediários de vendas para empresas renomadas da indústria do turismo.
No cabo de guerra de vantagens entre vendedores e compradores de viagens, você pode lançar mão de algumas estratégias para obter vantagens. A primeira delas é contratar um serviço de VPN para pesquisar preços nas mesmas plataformas a partir de diferentes regiões. Uma VPN é uma rede privada virtual, que permite a conexão a servidores de diversos países, “camuflando” a origem de acesso de um comprador que pesquisa preços num site.
A lógica subjacente é simples: o comércio eletrônico frequentemente pratica preços distintos em diferentes países. Ao navegar por plataformas de comparação de preços a partir de várias localizações virtuais, é possível identificar as melhores oportunidades de barganha.
Adicionalmente, é aconselhável limpar o histórico e os cookies a cada novo acesso à mesma plataforma. Isso se deve ao fato de que os sites de comércio eletrônico utilizam o rastreamento de páginas visitadas para ajustar os preços oferecidos aos compradores. Ao apagar essas informações a cada acesso, cria-se uma espécie de “entrada fresca” na loja virtual, sem que o vendedor tenha conhecimento dos hábitos de consumo e destinos de viagem do cliente.
Aqui no Viajei Bonito também já explicamos como comparar seguros de viagem, com um passo a passo completo.
A chegada do Airbnb há alguns anos causou estardalhaço entre viajantes e no meio hoteleiro. É verdade que o serviço permite ver e avaliar lugares antes de se hospedar neles, e, em alguns casos, pagando menos do que uma diária de hotel.
Essa é uma alternativa muito poderosa para muitos destinos de viagem, mas não é a única, certamente.
Para viajantes jovens e despojados, dormitórios compartilhados de hostels é uma opção bastante econômica. O sistema couchsurfing, possibilita que viajantes se hospedem brevemente na casa de anfitriões do mundo todo sem pagar nada.
Amantes da natureza, por sua vez, podem buscar campings, ou trocar trabalho por habitação, proposta adotada por plataformas como Worldpackers e HomeStay.
4. Use programas de milhagem e clubes de vantagem
Talvez, essa seja uma dica bastante óbvia, mas o óbvio às vezes precisa ser dito.
Existem diversos programas de milhagem e de vantagens por pontos. Companhias aéreas, cartões de crédito e outras empresas os oferecem – mas quanta gente efetivamente usa suas opções?
Para começar, o hábito de verificar pontos periodicamente evita a desagradável surpresa de descobrir que eles expiraram quando você mais precisa deles. Sabendo disso, deixe um lembrete no seu calendário para revisá-los mensalmente, aproveitando para verificar as promoções do seu clube de milhagem ou da companhia área parceira. Além disso, há as vantagens que aparecem e somem rapidamente, como “promoções relâmpago”.
Enfim, o tempo e o esforço investidos nessa busca é muito inferior ao benefício potencial.
5. Use o Reclame Aqui
Apesar das possibilidades apresentadas acima para explorar comparadores de preço e viajar gastando menos, é interessante sempre manter-se atualizado com novos aplicativos e sites do gênero.
Muitos deles usam algoritmos sofisticados e realmente conseguem acessar promoções e preços atrativos, porém, há outros que prometem o impossível e deixam a clientela a ver navios, no pior sentido da expressão.
Por isso, antes de usufruir desses serviços, pesquise sua reputação. Acesse sites de avaliação comercial, como o Reclame Aqui, peça referências a pessoas que já tenham utilizado o serviço em questão e procure conhecer o máximo possível antes de colocar qualquer quantia de dinheiro em jogo.
Gostou deste conteúdo? Tem mais alguma dica para viajar gastando menos? Compartilhe com nossos leitores!
Gisele Rocha
Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.